Minha experiência como Líder Técnica

Bruna Pereira
Creditas Tech
Published in
3 min readJun 29, 2018

English version here.

Há um tempo não muito distante eu tive (ou conquistei) a oportunidade de ser líder técnica do meu time, e eu queria contar pra você como foi. Mas antes me permita um pouco de contexto.

Era um time que começava a criação de um produto super importante para o cliente, porém essa equipe já existia há um ano em média. No começo, tínhamos um líder técnico, e depois que ele saiu, ficamos por uns 7 meses sem uma pessoa que tivesse esse chapéu.
Depois da inception[1] voltou-se a discutir sobre esse papel no time. Seria mesmo necessário[2][3]? Então o time se viu nesse questionamento, e até um pouco resistente sobre o papel. Afinal, queremos menos hierarquia, não é mesmo?!?
E relembrar essas conversas foi a motivação para eu escrever esse artigo alguns meses depois. Contar como foi essa experiência e como esses questionamentos me tornaram mais eficiente nesse papel tão relativizado.

Meu objetivo não era fazer a melhor entrega. Meu objetivo era dar o suporte para as pessoas, para que elas pudessem fazer a melhor entrega.

Eu já tinha participado assiduamente da criação de um produto com a mesma tech stack há um ano, então o contexto técnico eu tinha. E isso não significou histórias sendo terminadas mais rápido porque eu estava nelas. Muito pelo contrário, eu evitava fazer aquelas histórias porque eu sabia que seria mais valioso o aprendizado das pessoas do que a entrega da feature.

O time não é o que eu sou, o time é o que o time é.

O time não vai refletir o meu conhecimento. Eu não sou responsável pela entrega de todo mundo. Eu não posso garantir que as melhores decisões vão ser tomadas porque não sou eu que as faço.
O único que eu posso garantir é que eu vou tentar trazer as diferentes perspectivas dentro do meu conhecimento, colocá-las na mesa e assim as pessoas terão mais inputs dada uma decisão.

Não me importa se você usa ou não ponto-e-vírgula

Apesar de não tomar decisões pelo time, era alto o esforço para influenciá-las. Mas como líder técnica, eu não deveria "estressar minha imagem" em decisões que não são relevantes para a nossa entrega. Isso porque por várias vezes eu vou precisar que as pessoas me ouçam em decisões que realmente importam.

No nosso time de desenvolvimento de software, nós procuramos também desenvolver as pessoas. E nesses casos, a velocidade do time será a velocidade da pessoa mais lenta.

Rapidez não está necessariamente conectado com conhecimento, mas sendo radical para provar um ponto, a questão aqui é que nesse papel eu precisei garantir que todas as pessoas aprendiam, e assim o conhecimento não se concentrava em uma pessoa só, o que é um problema grande e recorrente.

Eu não tinha que fazer tudo. Meu trabalho era tornar visível tudo que tinha que ser feito.

Já vi muito líder técnico fazendo hora extra, equilibrando mil tarefas técnicas, fazendo sem parear porque "tem que entregar rápido isso daqui".

Não basta ter uma pessoa analista de negócios com background técnico.

Da mesma maneira, ela não tem contexto do código atual, e por isso meus esforços foram muito úteis em análise de negócio com a perspectiva técnica.

Delegar não só deixa o meu trabalho mais fácil como também ajuda a desenvolver as pessoas.

Eu estava em posição de setar objetivos. Algo tinha que ser feito, então eu escolhia a pessoa mais próxima da resposta e dizia: isso tem de ser feito. E o segredo era não pensar no "como". Se eu pensar em como algum problema deve ser resolvido, eu não estou delegando, eu estou direcionando. E há dois pontos negativos aí. O primeiro é que o problema vai ser resolvido pela minha perspectiva, e o segundo é que a pessoa escolhida para resolver não vai aprender a fazê-lo dessa vez.

Esses foram alguns dos aprendizados que eu achei relevantes para serem compartilhado. Claro, tudo muda com o contexto de cada projeto, pessoas e time mas mesmo com essas nuances, leve em consideração esses pontos caso você venha a assumir esse papel futuramente.

Leia aqui a parte 2.

Tem interesse em trabalhar conosco? Nós estamos sempre procurando por pessoas apaixonadas por tecnologia para fazer parte da nossa tripulação! Você pode conferir nossas vagas aqui.

--

--