Por que mudanças são oportunidades de reconhecimento

Fernanda Santarelli
Creditas Tech
Published in
3 min readAug 20, 2020

--

Na Creditas, costumamos enxergar mudanças como grandes oportunidades. Nossa cultura de aprendizado contínuo nos possibilita testar soluções inovadoras para todos os tipos de problemas que encontramos.

Acompanhei o crescimento da área de Product Technology da Creditas nos últimos 2 anos, e, frequentemente repensei sobre a nossa estrutura e a influência direta que ela exerce na entrega de resultados dos times e no desenvolvimento de carreira da Tripulação.

Conversas sobre a famosa proporção ideal de coders versus no coders estão cada vez mais relacionadas a eficiência e a excelência técnica, que tanto buscamos para alavancar as estratégias de negócio, produto, tecnologia e pessoas.

Com as mudanças da área, precisávamos encontrar novas lideranças em Engenharia para conduzir uma gestão alinhada com a nossa estratégia.

As principais competências que buscamos para qualquer posição de liderança no time de Engenharia são orientação a resultados, capacidade de entrega, comunicação assertiva e experiência técnica para mentorar/desenvolver tripulantes.

Sabemos que o mercado de Tecnologia é extremamente aquecido e desafiador, e, apesar de sempre considerar pessoas externas…

Por que não considerar quem já está aqui conosco, se desenvolvendo dentro da nossa cultura e conhecendo nossa forma de atuar/liderar?

Com o background em Talent Acquisition, naturalmente organizei um esquema de entrevistas para avaliar as principais dimensões (técnica, processos, produto e cultura) em um processo interno. Simples e fácil, né?

Naquela semana, durante o 1:1 com o Roberto Mameli, CTO, fui desafiada a fazer diferente: “Que tal adaptar esse processo para algo parecido com um painel de entrevista, como se fosse um TCC de faculdade?”.

Interessante, mas…

“Nem temos um case técnico pronto”, “Não vamos conseguir conciliar agendas para um papo assim com todas as pessoas envolvidas” e “O que acontece com quem não passar?” foram as minhas primeiras reações.

Refletindo melhor sobre aquela provocação, redesenhei todo o processo: reservei as agendas, engajei as pessoas envolvidas, desenhei os critérios, a régua de avaliação e os pilares principais para os feedbacks construtivos a todas as pessoas interessadas. Daí, foi só comunicar a dinâmica e orientar com dicas de preparo.

No total, dedicamos 12h para rodar esse painel em 2 dias, 1h de calibragem para decisão final e 2h para feedbacks. Resultados?

  • 5 Tripulantes com a oportunidade que proporcionará experiência e desafios para que alavanquem suas carreiras;
  • Feedbacks estruturados para todas as pessoas que participaram do processo. Os feedbacks foram feitos pela liderança mais sênior da área de Engenharia e pelo time de VIP (como chamamos o RH aqui na Creditas);
  • Construção de uma nova política de abertura de vagas internas, para estimular o desenvolvimento de tripulantes.

E quais outros aprendizados que eu tive?

Sempre temos o que aprender com essas dinâmicas, ainda mais neste contexto de mudanças repentinas. Em geral, tivemos feedbacks positivos, principalmente por ajudar a traduzir qual é o melhor caminho para se tornar uma liderança na Creditas. Evolução constante para tudo!

Ações como essa ilustram e reforçam nossos valores na prática e traduzem o protagonismo de carreira de cada pessoa envolvida, inclusive na futura liderança da empresa.

Dessa forma, colaboramos para alavancar o negócio da Creditas e garantimos a formação de times de Tecnologia mais fortes e unidos.

Afinal…

“management is too important to leave to the managers” - Jurgen Appelo

E você? Está prestando atenção nos talentos a sua volta? O que tem feito em termos de desenvolvimento e reconhecimento?

Entra em contato comigo para trocarmos uma ideia! ;)

Tem interesse em trabalhar conosco? Nós estamos sempre procurando por pessoas apaixonadas por tecnologia para fazer parte da nossa tripulação! Você pode conferir nossas vagas aqui.

--

--