Tire o machismo e o racismo da sua fala

Termos preconceituosos que precisamos tirar da nossa fala!

Inajara Garcia
Creditas Tech
5 min readJun 1, 2018

--

Tire o machismo e o racismo do seu vocabulário

Já parou para pensar sobre os termos que você utiliza e como eles podem ofender alguém e você nem saber?

Ah, mas é só brincadeira, agora é tudo mimimi!

Para você até pode ser apenas uma “brincadeira”, mas pensa o quão pesado é para a pessoa que passa o dia inteiro, dezenas de vezes vivenciando a mesma coisa! Uma hora cansa! Independente de qualquer coisa, se ofende alguém, não é brincadeira!

Nesse artigo irei abordar sobre alguns termos machistas e racistas! Infelizmente existem diversos preconceitos e termos inadequados, que necessitamos tirar da nossa fala e por isso é importante continuar buscando retirar os preconceitos das nossas falas continuamente.

Termos utilizados antigamente também eram “brincadeiras”

Antigamente existiam termos que eram utilizados e que hoje em dia ninguém se imagina falando, esses preconceitos que hoje em dia são considerados brincadeiras daqui uns anos também não serão mais utilizados e serão vistos como absurdos. Apenas pelo fato de você ter aprendido dessa forma ou porque é utilizado pela sociedade, não é motivo para continuar replicando-os.

Tire o machismo do seu vocabulário

Dizer que um homem é “mulherzinha” na intenção de ofender.

Dizer que um homem condenado por estupro vai virar “mulherzinha” na cadeia.

Esses casos colocam a mulher em posição de “sexo frágil” e que ser comparado à uma mulher, quer dizer que você é inferior, isso não é correto.

Dizer que fofoca é “coisa de mulher”.

Não são apenas as mulheres que fofocam, e vocês homens sabem muito bem disso.

Dizer “Por que você tá brava? É TPM?” ou “Você deve estar naqueles dias” para uma mulher só porque ela foi mais incisiva em algo que disse.

Nós não associamos o comportamento incisivo de um homem com os seus hormônios, porque fazer isso com mulheres? Esperar que as mulheres sejam sempre simpáticas e fofas faz com que esse tipo de frase seja dita quando mulheres se comportam de forma diferente do esperado.

Dizer “Mulher no volante, perigo constante” ou “Tinha que ser mulher”

Quando uma mulher comete algum erro, este é diretamente associado ao gênero da pessoa. Nem todas mulheres dirigem mal, nem todos homens dirigem bem!

Dizer “Uma mulher só é completa quando tem filhos.”

Uma mulher não precisa engravidar e ter um filho para ser completa, existem mulheres lésbicas, mulheres trans, mulheres inférteis e mulheres que podem decidir não ter filhos. Quando falamos que a mulher existe para ter filhos, esquecemos que isso é algo histórico e imposto para nós, temos o direito de decidir ter ou não filhos sem que ninguém opine.

Dizer “Isso é coisa de menino”

Gênero é uma construção da sociedade, por isso separar coisas entre “meninos” e “meninas” é errado e limitado.

Dizer “O homem ajuda em casa”

As tarefas de casa sempre foram impostas para as mulheres, pois os homens trabalhavam enquanto as mulheres ficavam em casa cuidando da casa e das crianças, isso hoje em dia não é mais assim, a mulher conquistou seu espaço no mercado de trabalho e se o homem não DIVIDIR as coisas dentro de casa vai sobrecarregar a mulher e fazer com que tenha tripla jornada de trabalho. A responsabilidade da casa é de todas pessoas que moram nela.

Tire o racismo do seu vocabulário

Dizer “Seu cabelo é tão estiloso, tá na moda.”

Agora que as pessoas negras estão mais empoderadas e deixando seus cabelos da forma natural, as pessoas começaram a falar que o cabelo ta na moda, isso não é verdade, o que está acontecendo é que as pessoas estão criando coragem para assumir sua identidade.

Dizer “A coisa tá preta”

Na sociedade geralmente associamos coisas pretas com coisas ruins e coisas brancas com coisas boas. Se queremos dizer que a coisa ta ruim, que falemos isso e não associemos a cor preta à coisas ruins.

Dizer “Mercado negro, lado negro, lista negra, magia negra, ovelha negra, humor negro”

Essas e outras inúmeras expressões em que a palavra ‘negro’ representa algo pejorativo, prejudicial ou ilegal não deveriam ser utilizadas e podem ser facilmente trocadas por sinônimos.

Dizer “Denegrir”

O significado da palavra no dicionário é: Fazer ficar mais negro; tornar escuro; infelizmente utilizamos a palavra de forma errada, com significado de manchar a reputação ou difamar.

Dizer “Não sou tuas negas”

A frase deixa explícita, que com as negras pode tudo, e com as demais não se pode fazer o mesmo.

Dizer “Cabelo ruim, Cabelo de Bombril, Cabelo duro”

A questão da negação da estética é sempre comum quando vão se referir ao cabelo Afro. Falar dos cabelos afro de forma negativa é racismo, até hoje as pessoas que possuem o cabelo afro mudam os seus cabelos para se encaixar no padrão da sociedade.

Dizer “moreno(a)” quando estava se referindo a uma pessoa negra

Chamar uma pessoa negra de morena ou mulata é errado! O correto é negro(a), sim! É assim que as pessoas se identificam e é assim que querem ser chamadas. Uma pessoa morena é uma pessoa branca que tem o cabelo escuro.

Esses são apenas alguns exemplos de preconceitos que falamos todos os dias por aí e que ofendem muitas pessoas e muitas lutas.

Acredito que seja responsabilidade de cada pessoa reconhecer os seus privilégios e entender que utilizar esses termos é ofensivo e faz com que pessoas sejam oprimidas todos os dias. Por favor, reflita, tire o preconceito da sua fala e comece a perceber quando isso estiver ocorrendo ao seu redor, para ajudar na jornada de outras pessoas também.

Observação: Eu, Inajara Leppa, também preciso tirar muitos preconceitos da minha fala! Escrever esse artigo é uma forma de ajudar na jornada de outras pessoas, que muitas vezes replicam termos sem nem saber porque são utilizados e como impactam negativamente a vida de algumas pessoas.

Obrigada e até o próximo artigo

Revisado por pessoas maravilhosas ❤ Thaiane Braga e Betina Costa

Tem interesse em trabalhar conosco? Nós estamos sempre procurando por pessoas apaixonadas por tecnologia para fazer parte da nossa tripulação! Você pode conferir nossas vagas aqui.

--

--

Inajara Garcia
Creditas Tech

Engineering Squad Lead @ Pipo Saúde, defensora dos testes automatizados e acredito na tecnologia como ferramenta de transformação social.