Quanto vale a sua ideia?

Vinicius Santos
criar.me
Published in
3 min readDec 20, 2016

Muitas pessoas tem ideias que consideram ser infalíveis, invencíveis e que, com certeza, trarão um retorno fora de série. Muita gente insiste em não contar suas ideias brilhantes para ninguém, e deixa-las guardadas à sete chaves. Mas a maioria das pessoas não toma um tempo para pensar a questão mais importante de todas: Quanto vale uma ideia?

Recentemente me deparei com um post de David S. Rose em resposta à seguinte pergunta: “Como levantar dinheiro para meu app?” David S. Rose é um empreendedor serial, investidor anjo, mentor e conselheiro da Singularity University.

Em sua resposta, David S. Rose diz o seguinte (tradução livre):

“ Você não levanta dinheiro para o seu app.
Investidores não financiam ideias para aplicativos.
Eles nem financiam os aplicativos em si.
O que eles financiam são as empresas.”

Com literalmente milhões de aplicativos disponíveis, somente uma pequena porcentagem deles ganham dinheiro, e os investidores analisam com bastante cuidado o modelo de negócios e o plano de negócios que envolve o aplicativo como um todo.

Você precisa pensar no valor que custa para desenvolver o app, e contrastar com o valor que este app irá gerar no futuro, e quais serão as formas em que o negócio possibilitará realizar esse valor.
Em resumo, as ideias por si só, não passam de meras ideias. As ideias mais brilhantes que forem guardadas às sete chaves continuarão sendo apenas ideias se não forem executadas e colocadas em prática. E, portanto, quanto vale essa ideia? A resposta é, e me perdoem a franqueza, nada!

Na mesma linha Derek Sivers postou um conceito muito simples em seu Blog pessoal (sivers.org 15 de abril de 2005), e que veio a ficar muito conhecido entre as Startups e Venture Capitalists do Vale do Silício:

As ideias são apenas multiplicadores da execução.

“Para mim, ideias não valem nada a não ser que sejam executadas. Elas são apenas multiplicadores. A execução sim é o que vale milhões.”

Quanto vale:

Nenhuma execução: $1
Execução Fraca: $1.000,00
Execução Média $10.000,00
Execução Boa $100.000,00
Execução Excelente $1.000.000,00
Execução Brilhante $10.000.000,00

Multiplicado por:

Ideia Ruim: -1
Ideia Fraca: 1
Ideia Média 5
Ideia Boa: 10
Ideia Excelente: 15
ideia Brilhante: 20

Assim, enquanto uma ideia brilhante com nenhuma execução valeria apenas $20,00, uma execução brilhante com uma ideia fraca poderia valer $10.000.000,00.

Por isso, não importa o quanto sua ideia é brilhante, ou mesmo o quanto inteligente você é. Se o foco não for em aperfeiçoar a execução, de nada adiantará o QI acima de 160 ou a ideia brilhante de você teve. Foque em conseguir mais usuários, em vender os seus produtos, em ser mais eficiente, em criar processos e metodologias positivas para o seu negócio, em criar produtos incríveis para seus clientes, e em ter gente boa do seu lado, à final, serão estas que te ajudarão a executar a sua ideia — seja ela fraca ou brilhante — e quanto mais próximas de serem brilhantes serem as pessoas, maior a probabilidade de se conseguir uma execução também brilhante.

Não foque na ideia, foque na execução da ideia.

Na Criar.me, nosso foco é tirar a sua ideia do Papel. Oferecemos soluções desde desenvolvimento de softwares e Design até consultoria com metodologias de Design Thinking e Lean Methodology para ajudar na execução da sua ideia.

Entre em contato conosco para podermos te ajudar com isso!

--

--