Memorizando versículos com arte

Raphael Dusi
criativa criatura
Published in
3 min readNov 18, 2016

Verses Project; ideia simples e abençoada.

Eu estava pesquisando métodos de memorização de versículos porque sinto falta de dominar mais as escrituras já que são a base de tudo que acredito. Se você não é cristão provavelmente não vai se interessar nem um pouco sobre o assunto, mas se você é cristão e também busca um método novo de ter a Palavra guardada no seu coração eu já digo que encontrei uma excelente forma. Através da arte.

Por que decorar versículos?

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. — Colossenses 3:16 NVI

Como todo bom cristão, se munir de passagens bíblicas faz parte da caminhada de fé. Afinal, faz sentido que tenhamos guardado em nossas mentes tudo aquilo em que depositamos fé. Pensando nisso, um grupo de pessoas teve a abençoada ideia de juntar essa necessidade com arte e daí surge o Verses Project.

O “Verses Project” é um projeto online criado por três pastores americanos. Seu objetivo é dar recursos a quem busca absorver e manter a Palavra dentro da memória. É uma tarefa difícil que deve fazer parte do nosso dia a dia e a forma que esses pastores encontraram para garantir isso foi a arte.

Palavra + Devocional + Música + Downloads

Numa certa frequência o site é atualizado com novos versículos acompanhados de um comentário devocional, música original e uma obra visual. Os textos fazem muito bem contribuindo para a absorção plena da passagem já que te ajuda a aprofundar na mensagem. Se você é adepto de planos de leitura/programas de devocional o Verses será perfeito pra sua caminhada. A música é a principal forma de te ajudar a memorizar o texto já que fazem de todos os gêneros musicais como rock, folk, eletrônico… (só faltava o sertanejo) Elas são simples, com poucos versos que são bem repetidos que facilitam a memorização.

Wallpapers pro seu lindo laptop. — Meu smartphone; Lamentações 3: 21–23.

Além de tudo isso, as artes visuais contribuem singelamente para a beleza desse compromisso do cristão que tem sede da Palavra. Elas são perfeitas para wallpapers e fundos de tela de celular. Além de serem impressionantes elas são uma lembrança constante do que você está buscando memorizar.

O único ponto negativo desse projeto é que não tem versões traduzidas para idioma algum. Então se não estiver afinado no inglês será difícil aproveitar esse projeto completamente (ainda rola os wallpapers iradíssimos só pelo visual). Se você conhecer algum tipo de método de memorização de versículos ou outro projeto cristão tão interessante quanto esse fique à vontade para compartilhar comigo, principalmente se for uma versão brasileira!

--

--