OITO PASSOS PARA SER MAIS CRIATIVO

Criativamos
Criativamos
Published in
3 min readOct 20, 2016

Quer aflorar sua criatividade? Agata Yashimiro tem a solução em oito itens. Confira:

  1. DIFERENTES FONTES DE REFERÊNCIA
    Sabemos que a inspiração está em todos os lugares, por isso, é importante ter diversas referências de pesquisas. Busque a arte na fotografia, nos filmes, nas pessoas, na literatura, em museus, galerias. Quanto mais referências você carregar, mais ampla será sua base para criar novos projetos.
  2. ANOTE TUDO NA HORA
    Anote ou desenhe todas as ideias que tiver, inclusive as descabidas. Aquela boa ideia costuma chegar no momento em que você não está preparado.
  3. USE TODOS SEUS SENTIDOS
    Use todos os seus sentidos para mergulhar profundamente em um assunto. Digamos que você quer aprender sobre a cidade Phuket, na Tailândia. Aprenda um pouco sobre a língua tailandesa, veja fotos, faça um prato típico local, assista a vídeos de suas festas tradicionais, ouça à rádio da cidade. Resumindo, se envolva o máximo possível com o projeto.
  4. BRINQUE COMO CRIANÇA
    Brincar como criança é uma boa estratégia para fazer novas conexões. Se você reparar em algumas agências e estúdios de design, você vai encontrar brinquedos espalhados para ajudar na criação. A brincadeira estimula a criatividade.
  5. APRENDA ALGO NOVO
    Torne-se um iniciante. Aprenda a fazer algo novo, como malabarismo, escultura em madeira, arco e flecha. Abra novas “abas” em sua mente.
  6. DÊ OUTRAS FUNÇÕES À OBJETOS COMUNS
    Liste usos inusitados e diferentes para objetos domésticos comuns no seu dia-a-dia. Por exemplo: Quais as maneiras que você pode usar um clipe de papel, um cabide, um copo, cachecol? Dê um tempo de dez minutos para fazer uma lista. Não se preocupe com o bom senso.
  7. CRIE HISTÓRIAS COM 3 PALAVRAS
    Em um estudo feito pelo neurocientista britânico Paul Howard-Jones, foi pedido às pessoas para criar histórias, com apenas três palavras. Para um grupo de pessoas as palavras escolhidas se relacionam entre si, como “escovar“, “dentes” e “brilho“. Outro grupo recebeu palavras que não se relacionavam, como “vaca“, “zip” e “estrela”. As pessoas que receberam as palavras que não se relacionavam inventava histórias mais criativas! Então faça associações remotas e variadas. Pegue 3 livros diferentes, abra todos na página 50 e escolha a terceira palavra de cada página, de cada livro. Aí é só criar uma história que conte a conexão entre as 3 palavras!
  8. ESCREVA 10 VEZES A MESMA QUESTÕES DE JEITOS DIFERENTES
    Às vezes ficamos presos na mesma questão, e não conseguimos encontrar a solução dela. Então treine seu cérebro! Escreva 10 variações da mesma questão. Por exemplo, para a pergunta: “como jogar xadrez?”, você pode fazer perguntas como “Quais as regras do xadrez? O que posso, e não posso fazer com os peões? ou Como vencer o jogo?” Uma de suas novas perguntas provavelmente será um melhor do que o original.

Então, o que acharam? Experimente e nos conte em nossas redes sociais se funciona mesmo!

--

--

Criativamos
Criativamos

nós não somos uma agência. nós ajudamos pessoas a impulsionarem seus negócios através de conhecimento, consultoria e design ♡