Como comprar Bitcoin? É mais simples do que você imagina

Cinco passos simples para começar e operar seus bitcoins sem complicação

Com a recente explosão desse assunto, você certamente já teve interesse em aprender sobre investimento em bitcoins, não é mesmo?

À primeira vista, esse assunto parece ser complicado e isso afasta muitas pessoas. Mas não deveria ser assim, e vou mostrar o porquê.

Neste post vou explicar um passo a passo para você entender o processo e comprar seus primeiros bitcoins.

Vamos começar entendendo o que é uma exchange!

O que é uma Exchange?

Introduzindo, uma exchange é um “local” que você utiliza para comprar e vender bitcoins, estes locais aceitam que você transforme reais em bitcoin via transferência bancária e algumas aceitam cartões de crédito.

Todas as exchanges incluem uma carteira de bitcoin, que é seu endereço para que as transações sejam realizadas.

Uma Exchange nada mais é, por definição e de forma simples: uma plataforma de intermediação que tem por função encontrar e unir ofertantes e demandantes de um determinado mercado, é como a bolsa de valores, o mercado da sua cidade, etc.

No caso ela irá intermediar as transações de bitcoins conectando pessoas interessadas em comprar com as interessadas em vender.

Exchanges de Bitcoins

No mundo, existem milhares de exchanges de bitcoins, como não é um mercado com alta regulação do governo, até você pode ter sua própria exchange e isso é muito positivo, pois somente irão sobreviver aquelas que conseguirem entregar a melhor experiência, atendimento e valor para seu usuário.

No site Exchangewar você pode encontrar as principais — se não todas — exchanges disponíveis no mundo e detalhes sobre elas, como por exemplo o volume de transação diária.

No Brasil segundo a fonte, temos no total cerca de doze exchanges, sendo as maiores em número de clientes e volume de transações a Foxbit e Mercado Bitcoin.

As melhores exchanges brasileiras em níveis de segurança, experiência do usuário, confiabilidade e outros critérios são:

Agora vamos em passos práticos passar pelo processo de cadastramento em uma exchange até a compra dos seus primeiros bitcoins.

Entendendo as Ordens e Compra e Venda de Bitcoins

Existem dois tipos de ordens de compra e venda:

A ordem em que você simplesmente compra ou vende o bitcoin ao preço no momento da compra.

O tipo de ordem em que você define limites de compra e venda através da sua expectativa sobre o comportamento do mercado no futuro.

As ordens avançadas permitem que uma pessoa compre bitcoins a um preço inferior ao preço atual ou venda bitcoins a um preço mais alto do que o preço atual.

No entanto, essas ordens só serão executadas uma vez que outro usuário as aceita.

As ordens de negociação apenas encontrarão a melhor ordem desde que existam pessoas dispostas a vender/comprar bitcoin ao preço que você estabeleceu.

Vamos a um exemplo para você entender:

Digamos que o último preço do bitcoin negociado é de 100 USD / BTC. Duas pessoas querem vender bitcoins, mas não 100 dólares. Um define uma ordem de venda para 105 e o outro para 110.

Então, o melhor preço para comprar bitcoins é de 105. Quando uma pessoa faz um pedido no mercado de compras, a exchange procurará o melhor preço e comprará do vendedor por 105 USD.

Comprando Bitcoin, a prática:

#1 — Cadastrando em uma exchange

Ao acessar o site da exchange que escolhemos você encontrará um campo para se cadastrar, após clicar abrirá a página abaixo e irá solicitar seus dados e informações pessoais, bem como aceitar o termo de serviço.

Níveis de segurança

Agora que você já criou seu cadastro é ideal e imprescindível que você aumente o nível de segurança da sua conta, não deixando seu login ser autenticado somente por seu nome de login e senha.

Para isso a exchange utiliza o Authy, um aplicativo mobile que emite tokens que se atualizam a cada 10 segundos, tem versões disponíveis para IOS e Android.

No site basta abrir seu QR Code app e ler o código no site, ou ainda mais simples ir direto a apple store ou google play e fazer o download do aplicativo, e claro, seguir os passos de instalação.

Na imagem abaixo a conta já está autenticada, o processo é intuitivo e no lugar do botão vermelho aparecerá o QR Code.

#2 — Fazendo um depósito

Agora que sua conta está segura, é hora de fazer seu primeiro depósito em reais para comprar seus bitcoins.

No menu lateral você encontrará a opção depósitos, onde você poderá optar por depositar reais ou bitcoins (claro que sendo sua primeira compra você vai depositar reais, os bitcoins neste caso serão para uma transferência de outra exchange para a foxbit).

Após clicar em depositar reais, irá surgir um pop up para você escolher o método (Banco de origem — o qual a conta deve estar em seu nome como titular), em seguida expandirá para que você preencha o valor, leia as informações sobre taxas, condições e prazos e clique em OK!

Após, serão carregadas as informações e instruções para o depósito que deve ser realizado na modalidade TED, como eu disse, com a conta de origem sendo você o titular.

Atenção na informação: Número do Controle, deve constar no comprovante para que seu depósito seja identificado e com maior agilidade.

Importante fazer o processo lendo todos os detalhes para não cometer erros!

Após clicar em OK na imagem acima, sua ordem ficará registrada e surgirá um botão verde para que você possa fazer o upload e enviar o comprovante para pré-aprovar seu saldo e acelerar a identificação do mesmo no sistema.

#3 — Comprando Bitcoins

Lembra que la em cima eu falei sobre duas formas de ordens de compra? Pois é, aqui mostraremos na prática a diferença entre elas.

Ordem Simples

Com seu saldo disponível é só especificar a quantidade de bitcoins ou o valor total que você quer comprar e dar a ordem, em segundos sua ordem será executada e você comprará bitcoins no preço que aparece na par inferior xoauhsouhsad

Ordem Avançada

Neste tipo de ordem como mencionei acima (aqui vou resumir) você tem três parâmetros a serem atendidos para emitir sua ordem, sendo que dois deles precisam ser preenchidos para que você finalize a ordem, dessa forma os limites são a quantidade de reais que você tem disponível, sua disposição a pagar por bitcoin (entende-se preço do bitcoin) e a quantidade de bitcoins que serão comprados.

Eu sempre preencho, o preço que quero pagar por bitcoin, o limite de dinheiro que quero investir a tal preço e ele preenche automaticamente a quantidade.

A exchange lancará a ordem e assim que encontrar outra pessoa no mercado pessoas dispostas a vender bitcoins ao preço que você definiu, a ordem será concluída e sua compra realizada.

Abaixo você pode visualizar que a ordem de compra está no modo avançado, e a de venda no modo simples. O que muda é que com três parâmetros disponíveis, você pode estabelecer dois deles como condição para que sua ordem seja executada no futuro.

#4 — Vendendo bitcoins

Para vender bitcoins o processo é realmente o inverso do de compra, tendo as mesmas duas formas de ordem. Em geral as ordens avançadas são utilizadas para investidores que praticam trade com a criptomoeda, lembrando que quanto menor o volume de dinheiro que você possui aplicado, maior deve ser o crescimento no preço do bitcoin para que você ganhe dinheiro.

Se você tem 5 mil reais em bitcoins comprados a r$ 15.000,00 e a moeda oscilou seu preço e subiu para r$ 16.000,00, o seu ganho é a variação de 6,67% que a moeda teve, menos as taxas cobradas pela exchange.

Necessário cuidado e atenção com as taxas cobradas na compra e na venda, pois elas podem simplesmente comer o seu possível ganho financeiro.

#5 — Sacando Bitcoins

Você pode a qualquer momento transferir seus bitcoins para outra exchange, como por exemplo a Poloniex, uma exchange onde é negociada centenas de outras criptomoedas como Ethereum, Ripple, Litecoin, Monero, etc…

Lá você poderá comprar estas outras criptomoedas com bitcoins!

Na Foxbit você troca reais por bitcoins, na Poloniex você troca bitcoins por outras criptomoedas e vice e versa.

Para sacar seus bitcoins basta clica em saques > sacar bitcoin > inserir o endereço da sua carteira de destino e pronto!

Em alguns minutos um novo bloco será criado na blockchain registrando sua transação e seus bitcoins aparecerão em seu saldo na exchange de destino, bem como receberá a notificação da ordem realizada em seu email.

Pronto! Espero que tenhamos auxiliado você na compra dos seus primeiros bitcoins, agora é com muita atenção e estudo realizar seus investimentos e acompanhar seus retornos no longo prazo.

Alguma dúvida?

Se tiver ficaremos feliz em respondê-la, basta você nos dizer qual é nos comentários abaixo que responderemos imediatamente!


Este post também está disponivel no blog criptobrasil.com.br!