Por que o preço do Bitcoin é tão instável?

Valor percebido e preço do bitcoin.

O valor percebido do Bitcoin flutua com base no valor percebido pelo mercado: Uma razão pela qual o Bitcoin pode oscilar em relação às moedas fiduciárias (dolar, real, euro etc) é a percepção do valor em relação à moeda fiduciária.

Bitcoin tem propriedades que o fazem semelhante ao ouro: escassez. Ele é governado pelo código aberto ao público que ditou a limitação à sua produção máxima para um limite total de 21 milhões de BTC.

Por sua vez, moedas fiduciárias são administradas por governos que querem manter a taxa de inflação baixa a qualquer custo, alto emprego e crescimento através do investimento em recursos de capital.

A partir do momento que economias basedas em com moedas fiduciárias (basicamente todos países do mundo) mostram sinais de crescimento ou recessão, os investidores podem alocar mais ou mais menos de seus ativos em Bitcoin.

Taxa de adoção

A taxa de adoção é prejudicada por notícias negativas e muitas vezes sensacionalistas!

Notícias que apavoram os usuários do Bitcoin incluem acontecimentos geopolíticos e declarações de governos dizendo que a moeda passará por uma regulamentação estatal.

Notícias que no passado influenciaram negativamente na cotação da criptomoeda foi a falência da Mont Gox, uma das maiores corretoras em 2014 e o uso de Bitcoin para transações de drogas através do site Silk Road da deep web em 2013.

Esses eventos fizeram com que a cotação da moeda despencasse perante as moedas tradicionais.

Porém, os investidores da Bitcoin consideraram esses eventos como uma prova de que o mercado estava amadurecendo, fazendo com que o valor do Bitcoin subisse de forma significativa no curto prazo logo após os ânimos do mercado terem se acalmado.

Variação nas percepções de reserva e transferência de valor:

A volatilidade do Bitcoin também é muito afetada pela variação das percepções do valor intrínseco da criptomoeda como um método de reserva de valor e método de transferência de valor.

Reserva de valor é a função pela qual um recurso pode ser útil no futuro com alguma previsibilidade quanto ao valor percebido por outras pessoas nele.

Uma reserva de valor pode ser guardada e trocada por algum bem ou serviço no futuro.

Já um método de transferência de valor é qualquer objeto ou conceito usado para transmitir bens ou ativos entre pessoas.

A volatilidade da Bitcoin no presente torna-a uma reserva de valor não tão eficiente, mas sua função de transferência de valor funciona perfeitamente, uma vez que graças ao protocolo do Blockchain não há fraude nas transferências de bitcoin.

Os grandes investidores

Pouco valor de opção para os grandes investidores da moeda: A volatilidade da Bitcoin também é impulsionada por detentores de grandes proporções do total de moeda disponível.

Para investidores da Bitcoin com capital acima de cerca de U$ 200 milhões, não está claro como eles irão liquidar uma quantidade grande da criptomoeda sem derrubar o preço no mercado.

O bitcoin está começando agora a ganhar mais capilaridade e um número maior de adeptos que minimizará os efeitos da queda ou subida de preço frente a transação de um grande player.

Bitcoins e investimentos estrangeiros

Bitcoin e investimento estrangeiro direto em países com alta inflação.

O caso de uso da Bitcoin como uma moeda para os países em desenvolvimento que estão atualmente enfrentando alta inflação é valioso quando se considera a volatilidade da Bitcoin nessas economias versus a volatilidade da Bitcoin em US $. Bitcoin é muito mais volátil em relação ao USD do que a alta inflação peso argentino em relação ao dólar dos EUA.

Dito isto, a transferência quase sem atritos de Bitcoins através das fronteiras torna-o um instrumento de empréstimo altamente atraente para os argentinos, uma vez que a alta taxa de inflação dos empréstimos denominados em pesos justifica potencialmente assumir algum risco intermediário de volatilidade cambial em um empréstimo Bitcoin financiado fora da Argentina.

Da mesma forma, os financiadores fora da Argentina podem obter um retorno maior neste regime do que eles podem usar instrumentos de dívida denominados em sua moeda local, potencialmente compensando alguns dos riscos de exposição ao mercado argentino de alta inflação.

A influência do Aspecto fiscal

O tratamento fiscal do Bitcoin também afeta a volatilidade. Anúncios do IRS (agência do Tesouro Norte americano) afirmando que a moeda é realmente um ativo para fins fiscais teve efeitos mistos sobre a volatilidade no passado.

No lado positivo, qualquer declaração que reconheça a criptomoeda tem um efeito positivo na valorização do Bitcoin.

Por outro lado, a decisão do IRS de tratá-la como propriedade teve dois efeitos negativos.

O primeiro foi a maior complexidade para os usuários que querem pagar com ele.

Sob a nova lei tributária americana, os usuários teriam de registrar o valor de mercado da moeda em Dólar no momento de cada transação, não importa quão pequena.

Isso poderia acarretar em uma adoção lenta da tecnologia, pois cria um atrito que muitos usuários não estão dispostos a enfrentar.

Em segundo lugar, a decisão de chamar a moeda uma forma de propriedade para fins fiscais pode ser um sinal para alguns participantes do mercado que o IRS está se preparando para aplicar regulações mais fortes no futuro.

Regulamentação muito forte da moeda poderia fazer com que a taxa de adoção da moeda desacelerasse ao ponto de não ser capaz de alcançar a adoção em massa que é crítica para sua utilidade geral na sociedade.

Movimentos recentes pelo IRS não são claros quanto aos seus motivos de sinalização e, portanto, têm sinais mistos para o mercado Bitcoin!

Conclusão

Bitcoin apresenta uma variedade de oportunidades que não existiam antes de seu desenvolvimento!

Os números demonstram que ela está aos poucos convencendo os investidores preocupados com o potencial de adoção em massa, essencial para que ela seja de fato usada como uma moeda alternativa no dia a dia.


Originally published at criptobrasil.com.br on May 28, 2017.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.