
Viva hoje, sem abrir mão do amanhã
Por mais de mil anos, sábios como Buda, Osho, entre outros, têm nos aconselhado a dominar nossas mentes e a concentrar nossa atenção no presente momento, já que é o único momento que existe para estarmos vivos. A razão é clara: O passado não existe mais, o futuro é imprevisível. Tudo o que realmente sempre tivemos é o agora.
Porém, algumas pessoas interpretam isso de uma maneira não tão equilibrada.
Com certeza você tem amigos ou conhecidos que já lhe provaram esta falta de equilíbrio. Quantas pessoas acima do peso e com vários distúrbios alimentares e psicológicos você já escutou dizer: “Vou comer isso só HOJE, pois está tão gostoso. AMANHÃ começo a dieta.” Ou quem sabe ouviu: “Estes sapatos são tão lindos. Vou parcelar em 10 vezes no cartão e depois vejo como vou pagar.” Pois é… a velha desculpa do “não sei o dia de amanhã, vai que eu morra” tem feito as pessoas esquecerem de cuidar e planejar aspectos cruciais da sua vida HOJE, gerando na maioria dos casos frustração no AMANHÃ.
Uma vez, conversando com uma amiga, ela me disse indiretamente que gastava em média uns R$500,00 em sapatos e bolsas todo mês. E um detalhe: meses depois ela vendia a maioria deles, a preço de banana, pois quase não os usava. Aí tentei convencê-la carinhosamente a gastar menos e investir parte deste dinheiro para quando se aposentasse. Não me surpreendi com a resposta: “Para quê?? Quando eu me aposentar não vou ter quase nenhum gasto! Vou viver tranquila com minha aposentadoria.” Mal sabe ela o real significado da sigla INSS (Isso Nunca Será Suficiente). Não vou entrar neste tipo de detalhe para não fugir do assunto. O que interessa é que viver o HOJE sem pensar no AMANHÃ é a coisa mais normal deste mundo para a grande massa. (Eu sempre pensei que não era deste mundo… e cada vez tenho mais certeza disso).
Agora reflita junto comigo: o AMANHÃ é arquitetado com vários HOJE’s, certo? Agir, sem planejar o futuro com certeza levará à uma vida sem propósitos e muito provavelmente frustrada. Para cada ação ou inação há consequências. Se você cuidar de sua alimentação HOJE, comendo alimentos mais nutritivos e saudáveis, é certo que AMANHÃ você ficará livre da diabólica indústria dos medicamentos. Se você disser HOJE o quanto ama sua família, AMANHÃ, quando não estiverem mais aqui, você não se sentirá arrependido de não ter falado o quanto eram importantes. Se cuidar de suas finanças HOJE, com certeza AMANHÃ você não passará apertos e poderá aproveitar melhor sua vida.
Você pode sim viver o HOJE da melhor maneira possível, mas com o cuidado de perceber as consequências que cada abuso pode causar. Viva o HOJE mas não abra mão do seu AMANHÃ!
