Deixa Chover

Hoje eu tô aqui pra escrever sobre erros. Magoar e ser magoado, pra ser mais específico. Teve uma época da minha vida que eu cometi tantos erros, mais do que eu possa contar. E eu me lembro que me questionei durante um bom tempo sobre as atitudes que eu havia tomado. E eu me questionei se eu era uma pessoa muito ruim por tudo aquilo. Eu sabia que não queria magoar ninguém, sabia que não queria cometer aqueles erros. Mas ainda assim, o fiz. E eu não sabia me responder o motivo. E eu sei que muita gente já passou por esse momento na vida. A boa notícia é que se você para pra pensar nos erros que cometeu, e se sente culpados por eles, é altamente provável que você não seja uma pessoa ruim. Longe de mim querer julgar a sua índole baseado somente na sua reflexão dos seus erros. Só você pode chegar a essa conclusão. Galera, entendam uma coisa: As pessoas sempre irão te julgar. Mas isso não é importante.

Você erra por quê não pensa. E quando você começa a pensar que suas atitudes podem machucar outros, tanto quanto a si mesmo, aí sim. Isso é o que eu chamo de “A Virada”. O grande momento chamado “amadurecimento”.

É também o momento em que você percebe que magoar ou ser magoado vai além de uma questão de ser bom ou ruim. Já vi pessoas boas magoarem outras sem intenção alguma. E isso não as torna pessoas ruins.

Não.

Você vai magoar e vai ser magoado muito ainda nessa vida. Isso é um fato. Isso é a vida, cara.

E crescer é como sair na chuva e deixar ela limpar tudo de ruim que você carrega preso na alma. Deixar tudo pra trás e seguir sua vida como uma nova pessoa.

Esse momento é libertador em nossa vida.

Amadurecer é perceber que os nossos erros não são um acessório que acompanha a gente. É perceber que nossos erros nos fazem.

Carregar nossos erros dentro de nós, possibilita que a gente não os cometa mais uma vez.

Aprender e errar são verbos que nasceram para se interligar.

Pessoas boas não se definem pelos seus erros.

E hoje eu digo a vocês, a chave de tudo isso é aceitação. Aceitar a si mesmo do seu jeito, com todos os defeitos e tudo mais.

Hoje é dia de chuva.

Então, deixa chover.

Deixa lavar.

E não esquece:

O amadurecimento começa dentro da sua cabeça.

Like what you read? Give João Padilha a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.