@jeancarloemer

ANTIRREFORMA

Bruno Mendes
Parábolas
Published in
3 min readNov 29, 2019

--

Tito 3:3

Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Reforma. Esse é o nome adequado para quando algo está em processo de mudança,ou passando por modificações e até mesmo sofrendo uma mudança de forma. É o momento onde as coisas mudam-se por completo, são alteradas e novas formas começam a aparecer.

E Se olharmos para o efeito da Palavra de Deus em nós é possível notar que também passamos por esse processo, visto como o Evangelho de Cristo penetra em nossa vida, mas veja que eu não digo isso superficialmente, mas sim em seu sentido mais profundo, ele toma conhecimento do intimo, vai até o cerne, esse Evangelho, infiltra-se na cavidade mais profunda do homem, e vai o transformando de glória em glória.

E assim sendo, quando vivenciado o novo nascimento, isto é, O efeito da palavra de Deus, passamos por essas modificações, onde o homem recebe a palavra Divina em seu coração e convencido pelo Espirito Santo de Deus, dos seus inúmeros pecados, e vê a extrema necessidade de alguém que possa salva-lo. Isto é, O Messias, O Cristo Jesus, Filho de Deus . Onde passa a reinar no coração do homem, logo ao passar pelo lavar regenerador e renovados do Espírito Santo, derramado em nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Antirreforma, isto é. A total contradição do que é a Reforma. Mostra-se um coração desconhecedor do lavar regenerador do Espírito Santificador, mas amigo intimo da rebeldia contra Deus, e não obstante, constitui a si mesmo seu próprio senhor, é guiado e governado pelo seu antropocentrismo. E por fim, pode-se concluir dessa forma..

Reforma: É uma obra da Graça de Deus no coração do homem, levando-o a ouvir e render-se à Palavra Divina, percebendo o engano e maldade do pecado, a Ira e a Glória de Deus, e a Redenção única em Cristo; tendo, a partir de então, ao Senhor como Rei, vivendo apenas para Sua honra em todas as coisas. E isso faz com que o Cristianismo seja genuíno.

Antirreforma: É a rebelião do coração natural não-regenerado, que odeia a Deus e Sua Palavra, estabelecendo seus próprios caminhos em todas as coisas, mesmo que seja chamado de religião Cristã. Isso produz evidentemente um falso cristianismo.

E toda a comunidade chamada Cristã. Ou está numa situação ou noutra. Evidentemente que se a Reforma é obra da Graça de Deus, devemos clamar continuamente a Ele, e lembrar-nos do perigo constante da Antirreforma, pois mesmo nos convertidos há pecado, e nas comunidades Cristãs sempre há pessoas que nunca foram regeneradas, sendo assim fontes diretas de Antirreforma.

  • Visto que passa a ser conclusivo que a Antirreforma nos afasta de Deus e trás a sua irá a nós.
  • Pois passamos a praticar atos que trazem o repudio de Deus, passamos a viver segundo as nossas vontades, e sabemos que não se pode existir e nunca existirá pessoas boas fora de Jesus Cristo.
  • A antirreforma e a obscuridade é a escuridão em nós e em nossos corações.

Em contraste.

A Reforma nos permite nos deleitar-nos no ser de Jesus Cristo, nos permite gozarmos da maravilhosa Graça de Deus.

  • A reforma é quando estamos verdadeiramente submetidos a palavra de Deus. Veem seus pecados e a plena redenção em Cristo Jesus. Sabendo do pecado, do engano e da maldade em seu coração.
  • A reforma é a Luz de Cristo em nós, reforma é a iluminação.

A iluminação do Espírito em nossas vidas, onde passamos a ser luz e sal, a brilhar como á aurora, que reverbera, reverbera e reverbera até que seja dia perfeito, reluzindo o brilho celeste enquanto caminha em uma geração perversa.

--

--

Bruno Mendes
Parábolas

Da comunicação teço narrativas que nos levam a pensar não apenas sobre o aqui, mas sobre a eternidade.