AS CORRENTES DA INSENSATEZ E A FALSA LIBERDADE

Bruno Mendes
Parábolas
Published in
7 min readMar 13, 2021

// O caminho amargo de um coração libertino.

Jonny, desde que se conhece por gente julga ter um estilo de vida bem despojado. Está sempre curtindo as noitadas, se divertindo com seus amigos e fazendo muita farra.

Mas claro que tudo isso, todas essas riquezas de vida que ele julga ter agora se dá pelo fato de se sentir liberto de todos aqueles ensinos de seus pais.

(Ensinos sobre uma velha verdade que ele julga ter se tornado arcaica para os dias que vive hoje)

Aquelas instruções religiosas, de sabedoria, de amar a Deus, de ser santo, de amor ao próximo, ele cansou de toda essa baboseira. Na verdade, a única coisa que importava para ele e que manteve em sua incrível vida: Era amar as pessoas. Não importa a forma, o jeito, tanto faz! Mas amar era importante (Mas de nada vale quando se ama da forma errada, não é mesmo?).

Desde que rompeu esse ciclo aos seus 18 anos de idade, esteve vivendo dessa forma. Esbanja insensatez em demasia, acompanhada de arrogância, imaturidade, crises e tristeza. Muita e muita tristeza.

Mas isso não importava, ele sempre escondia essas coisas com o abuso de álcool e entorpecentes que o arrancava da realidade, e o fazia esquecer da vida real que não é nenhum pouco agradável para ele.

A noitada escondia o seu sofrimento.

Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos;

se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus.

Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.

Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade,
pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis.

Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem.
Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma.


Provérbios 2:1–10

O jovem Jonny se mostrou um verdadeiro libertino ao que diz respeito ao andar na jornada da libertinagem e da insensatez. Onde os seus desejos são praticados sem escrúpulos, sem algo que o limite, e o chame a viver de forma sensata.

O ensino com o qual seus pais o alimentava, era, e é, um alimento saudável, que produz vida, cálcio para os ossos, vitaminas para manter-se saudável, alegria, sensatez e um bom descanso para alma. No entanto, ele achou melhor abandonar tudo isso para viver da forma que melhor lhe agradava….

Quantos não vivem no mesmo dilema desse jovem? Onde é melhor viver as próprias vontades em detrimento de seguir o que nos diz o livro da vida? Ouvir o próprio coração, onde é uma verdadeira máquina de produção das coisas mais máculas que saem do homem!

E continuou: “O que sai do homem é que o torna ‘impuro’.

Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,
as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez.

Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ “.

Marcos 7:20–23

E quantas foram as vezes em que você e eu, já escolhemos servir aos deuses de nossas vidas? Seguindo as nossas vontades, rejeitando a Cristo como Senhor de nossa vida e Rei de nosso Coração para servir aos falsos deuses?

O Coração produz em massa coisas abomináveis.

Mas para um cristão acostumado a leitura bíblica, sabe que isso não é novidade, não é mesmo?

A CARÊNCIA QUE NOS PREENCHE NA FALTA DE SENSATEZ E NO TRANSBORDAR DA INSENSATEZ.

Bruno Mendes

Provérbios é um livro que nos oferece preciosos aprendizados acerca de como devemos viver as nossas vidas. Além de ser repleto de figuras de linguagem que trata e ressalta o contraste entre a Sensatez e a Insensatez. Que aliás, é sobre ela que estamos a discorrer.

Se você correr agora mesmo para o dicionário, verá que uma pessoa insensata é diagnosticada como alguém que não age com bom senso, uma pessoa sem juízo, insano, doido, pessoas que agem de modo inconsequente.

(E tenho certeza que você identificou o jovem Jonny, não é?) — Um estilo despojado que as pessoas vivem atualmente, é apenas o excesso da pratica da própria vontade, o realizar da imoralidade em demasia, inveja, arrogância, mentiras e luxuria. É se dizer livre estando preso aos desejos promíscuos que os leva para os degraus mais baixos.

Bem, ele se tonou um jovem insensato ao desprezar o ensino de seus pais, em rejeitar as instruções das escrituras, em não aceitar as boas palavras e guarda-las em seu coração. Em tampar os ouvidos para a sabedoria e afastar o coração do discernimento e gritar alto por seus desejos corruptos e depravados.

Ele esqueceu o que e temer ao SENHOR.

Afinal, temer ao SENHOR é o princípio do conhecimento. E o que os insensatos fazem? Bem, desprezam a sabedoria e a disciplina. (Leia provérbios: 1.7)

(O que é um homem que não teme ao criador do universo e da terra? O que é um homem que não teme ao Deus que mede à agua do mundo inteiro na palma de sua mão? O que é um homem que não teme aquele que criou tudo apenas com as suas palavras?)

Os anos se passaram, e Jonny continuou a viver daquela mesma forma. No entanto, o sofrimento, a tristeza e o sentimento de abandono, e a sensação de que lhe faltava algo, continuava progredindo ano após anos. Esse mesmo sentimento apenas se intensificou. Mas ainda assim ele continuava a jogar todas essas coisas debaixo do tapete.

O problema, é que viver desse jeito é estar na jornada para um fim trágico. Uma eternidade de ranger de dentes, afinal, as obras, a forma e estilo de vida que você leva aqui, irá ressoar fortemente na eternidade. E cada um receberá segundo as obras de suas mãos, de acordo com os seus frutos.

O jovem Jonny chegou ao fim de sua longa jornada sem se arrepender, sem olhar para as instruções que havia sido ensinado enquanto vivia a sua juventude.

A carência que o preenchia na falta de sensatez, o fazia transbordar insensatez.

Mas, e você? Eu? Nós? O que preenche a nossa vida? O que preenche os nossos dias? O que transborda de nós? O que tem transbordado de você? A insensatez? Ou a sensatez? A sabedoria? O viver de forma correta e pelas veredas da vida?

Levar a vida no caminho exposto pelas escrituras é viver de forma alegre, estar nadando nas águas do contentamento!

A forma de alcançar sabedoria é simples, e vemos instruções fornecidas pelo querido irmão Tiago, onde ele diz: Quem quer sabedoria peça ao Pai das Luzes, que dá deliberadamente a quem pedir. (Leia Tiago: 1.5)

O Santo Deus dá sabedoria para aqueles que pedem. Sabedoria para não ser tolo, para ser bem-aventurado e andar longe da roda dos escarnecedores, dos arrogantes, mentirosos e enganadores, para não andarem no caminho do mau e não se entregar a mulher imoral.

MAS COMO FAZER ISSO?

Basta pedir ao Eterno: Sabedoria para viver.

A carência de sabedoria é como um grande e terrível exército destruidor do povo de Deus. Certa vez disse Deus á Oseias; Que o povo dele estava sendo completamente destruído por causa da falta de sabedoria. Quão lamentável é! Perecer por falta de conhecimento — Sabendo que basta pedir ao Eterno Deus, que ele dará. (Leia Oseias: 4.6)

Buscar a Deus sem reservas, sem medo, e com demasiada e verdadeira entrega é o caminho! Rogar ao Pai Celeste que por meio do Espírito Santo, possamos nos assemelhar a imagem de Cristo. Pedir por sabedoria para que assim, possamos receber.

PROVÉRBIOS 2.5

[…] então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. (Leia Provérbios 2:5)

Encontrar o conhecimento de Deus, existe porventura, alegria maior que essa? Regozijo que vá além desse? Poder contemplar Deus se achegando a nós a medida em que vamos caminhando para nos achegarmos a Ele. (Leia Tiago 4.8)

A entrega em se aproximar de Deus, faz por intermédio da sua doce graça, que Ele se aproxime de nós também e assim, dia após outro, ir nos moldando no caminho da santidade.

No entanto, Jonny seguiu por outro caminho. Se entregou e agarrou-se aos caminhos dos ímpios. Onde o seu maior prazer era fazer o que era bom ao seu coração. Pobre Jonny! Grande era o prazer que ele cultivava pelo mal. E alegremente trilhava pela estrada da desobediência a Deus e longe dos seus ensinos.

Dessa forma, olhar para a história do Jonny, é poder ler a si mesmo. Quem nunca se viu agraciado por andar pelo caminho ilusório da tentação? Por isso, todos os cristãos, são conclamados para seguir por um caminho oposto. A entrar pela porta estreita. A rejeitar o caminho da insensatez e aceitar as instruções do Eterno.

Jonny poderia ter guardado o ensinamento de seus pais no seu coração, e seria bem-aventurado.

Todos que percorrem a trilha do bom combate, tem um final glorioso reservado para si. Tem um final de paz. Mas os ímpios? Os insensatos? Os desobedientes, homens que maquinam o mal de dia e de noite, terá um trágico fim.

Deus abençoes você que chegou até aqui 😊

Aproveitando que vocês tão aqui, não deixem de ler outras reflexões:

--

--

Bruno Mendes
Parábolas

Da comunicação teço narrativas que nos levam a pensar não apenas sobre o aqui, mas sobre a eternidade.