ME DIZ QUAL A GLÓRIA QUE TE AGRADA...

//Me diz a glória que você ama, e você verás quem és.

Bruno Mendes
Parábolas
5 min readSep 24, 2020

--

Bruno Mendes

Já era fim de tarde quando encontrei uma caderneta — é assim que chamo os meus pequenos cadernos de anotação — no meio da mudança. Nela, estava alguns dos escritos que eu fiz no início da minha caminha Cristã, ou melhor, quando comecei a compreender de fato o evangelho.

No início da caminhada desse conhecimento, muitas coisas tendem a estarem obscuras, mas outras, se tornam esclarecidas mais facilmente com o passar do tempo por causa da familiaridade que vai sendo construída através da constância na leitura.

Você se depara com coisas assustadoras, conhece mais sobre si, sobre quem é, sobre quem foi, e sobre quem deve se tornar. Bem, é uma verdadeira jornada.

A cada livro lido, era uma surpresa, uma nova visão, uma nova perspectiva, um novo conhecimento, enfim, uma nova esperança no porvir, e isso se aprofundou muito quando me deparei com os evangelhos, na verdade, eles tendem a fazer isso conosco, nos desnudar a verdade, mostrando o homem que devemos imitar para agradar a Deus.

Lembra quando eu disse que encontrei no meio da mudança, a minha querida caderneta, onde transborda anotações? Mas como no momento, eu e meu pai guardávamos as coisas para a mudança, não tive tempo de ler na hora — afinal, ou eu lia ou ajudava–, mas o deixei separado para fazer isso depois.

Passados alguns dias, tive o tempo necessário para abrir, ler, explorar, me encontrar com o “eu de alguns anos atrás e andar em “terra desconhecida”, por assim dizer, e agora, achei por bem, compartilhar uma breve reflexão, que na época foi chocante para mim!

Digo, foi totalmente subversivo! Destruiu tudo o que eu acreditava….

[…] Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga; pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus. (João 12:42,43)

Pasmem! Isso foi algo surpreendente na hora, e bem, continua sendo.

A cada página das escrituras, você consegue compreender como é melhor ser amigo de Deus, do que ser amigo de um mundo cujo os princípios são opostos. Se apegar a Deus e a sua eterna e preciosa esperança, é mais satisfatório que se lançar nos efêmeros prazeres ofertados pelo mundo. — Aliás, lembro de ter falado sobre amor ao mundo e coisas semelhantes, algumas vezes, até mesmo sobre a nossa vida como peregrino, dá uma olhada aqui embaixo….

Mas voltando….

Com toda essa compreensão sendo iluminada gradualmente na minha mente, e essa doce verdade sendo implantada em meu coração, aos poucos, compreendia o que Cristo disse sobre servir a dois deuses, amar a dois senhores, a ficar no meio termo, notei que isso não era diferente em relação a ser considerado alguma coisa para os homens, para as pessoas.

A proposta, não é se importar com o que as pessoas pensam e como querem que seja as nossas atitudes, mas sim, a forma como Deus quer que a jornada seja vivida.

Com que glória nos importamos mais…. Ou melhor! Com qual glória você se importa mais? A dos homens ou a do Eterno Deus de Israel? O que te enche o coração, os elogios dos homens? As parabenizações das pessoas? O pódio, o altar que constroem para você? Pense….

“AMARAM MAIS A GLÓRIA DOS HOMENS DO QUE A GLÓRIA DE DEUS”

Esse é um dos grandes erros dos mais novos e até mesmo, de alguns que já estão calejados ao que diz respeito a caminhada cristã, isto é, se preocupar em ser aceito pelos homens, ciclos sociais e amigos.

E assim, deixando de viver em harmonia com a proposta de vida que o Eterno nos revela através das escrituras.

Dessa forma, por estar inserido e se corrompendo com o ciclo presente, abandonamos quem somos, deixamos de falar acerca da fé, do Deus Santo, de sua misericórdia e justiça.

E sabe por quê?

Por medo da rejeição, do olhar tendencioso, de ser esquecido, deixado de lado, perder fama, ou seja, é o amor pela glória dos homens.

Como diz Lewis em seu livro “O peso da glória” é o círculo íntimo. Parafraseando: Um círculo onde desejamos com todas as nossas forças fazermos parte, e nos sentirmos aceitos, que temos o sentimento de que somos da família. E bem, agora que você é alguém aceito no círculo, é descolado, estimado e querido, não vai querer que algo estrague isso, não é mesmo?

Mas veja bem e pasmem! Sim, pasmem, pelo amor de Deus!

Quando pegamos a nossa cruz, negamos a nós mesmos, seguimos ao Cristo de Deus, devemos saber que iremos sofrer — Rejeições, desaforos, seremos ignorados, esquecidos, e bem, nada disso irá doer na eternidade e tudo isso– Por amor ao nome dEle que nos tornamos inimigos do mundo e daqueles que nele está.

NÃO SEI PARA VOCÊ QUE ESTÁ LENDO AGORA….

Mas lembro como hoje, a forma que isso me acertou, que essa reflexão me levou a olhar as coisas de forma diferente e entender aquilo que realmente importa.

“Olhar para a glória que há no deserto é bem mais aventurado que olhar para o pódio frágil e efêmero oferecido.”

O QUE REALMENTE IMPORTA?

Amar a Deus ou ao mundo? Se preocupar com a glória do mundo, os aplausos das pessoas, os elogios e prazeres momentâneos. Ou se importar com a glória de Deus, com a jornada santa, com a peregrinação que há de nos levar a terra tão, tão distante que Deus tem para os seus filhos?

--

--

Bruno Mendes
Parábolas

Da comunicação teço narrativas que nos levam a pensar não apenas sobre o aqui, mas sobre a eternidade.