PEREGRINANDO COM LITERATURA “LEWIS(IANA)

Bruno Mendes
Parábolas
Published in
5 min readJul 8, 2020

Em peregrinação em uma terra hostil, em que pessoas são escravizadas pelas suas vontades e se permitem viver de acordo com os desejos enganosos de seus corações depravados, há um povo que foi separado para caminhar nessa terra enquanto o seu Rei lhes prepara morada. Enquanto isso, nessa terra temos o dever de anunciar a grande noticia deixada pelo Rei. São boas novas. É sobre salvação.

É sobre uma habitação onde a justiça reina, a bondade vive, e o próprio Deus que tudo criou estará junto com esse povo. E bem, enquanto isso não chega, vivemos aqui aguardando esse precioso dia. Nessa terra hostil onde existe um povo separado por Deus, podemos encontrar pessoas com grandes habilidades. Nessa terra hostil, existe também, grandes homens de Deus que são escritores habilidosos, e hoje falaremos de um deles.

CS. LEWIS

Falaremos de Clive Staples Lewis, para os menos chegados, mas para aqueles com maior amizade: C.S.LEWIS.

Querido leitor, da mesma forma que acredito ser impossível ir contra a lei da gravidade e dizer que um homem pode voar, creio que não sou o único a nutrir grande estima por Lewis — “Lewis”, é para os mais chegados ainda. Além de ser um excepcional ensaísta, em cada página de seus livros encontramos ricos aprendizados, e nesta publicação iremos falar um pouco das preciosidade que encontramos em um dos seus livros “Carta de um diabo ao seu aprendiz”.

SOBRE O LIVRO:

Irônica, astuta, irreverente. Assim pode ser descrita esta obra-prima de C.S. Lewis, dedicada a seu amigo J.R.R. Tolkien. Um clássico da literatura cristã, este retrato satírico da vida humana, feito pelo ponto de vista do diabo, tem divertido milhões de leitores desde sua primeira publicação, na década de 1940; agora com novo projeto gráfico e tradução atual. Cartas de um diabo a seu aprendiz é a correspondência ao mesmo tempo cômica, séria e original entre um diabo e seu sobrinho aprendiz. Revelando uma personalidade mais espirituosa, Lewis apresenta nesta obra a mais envolvente narrativa já escrita sobre tentações — e a superação delas.

Cartas de um diabo ao seu aprendiz

Depois de “Cristianismo Puro e Simples”, esse livro é um dos meus mais estimados. Sem contar que essa capa tradicional é muito despojada! Bom, vamos então ler alguns dos aprendizados que podemos encontrar neste incrível livro.

PRECIOSIDADES LEWIS(IANA):

O primeira observação não é uma novidade, mas é uma verdade inexorável que precisamos ter em vista sempre e nunca pensarmos o contrário ou esquecermos: O diabo é um mentiroso.

A segunda preciosidade que encontramos no livro, tem um cunho de auto análise e exige de nós uma profunda reflexão. Ela nos chama a olhar para dentro de nós, para nos analisarmos e ver, quem está no trono de nosso coração, se é Cristo, ou outros deuses: Muitas vezes não nos damos conta do quanto somos escravos das coisas mundanas.

Essa terceira observação, foi a que me espantou um pouco quando eu a li pela primeira vez. Sabe quando uma notícia que você não espera chega de súbito aponto de você se sentir levemente atordoado, e você olha para um lado, olha para o outro buscando algum sentido? Então… Mas bastou poucos segundos para a ficha cair e perceber que ainda senso atordoante, isso não deixava de ser verdade: Algumas igrejas são aliadas do próprio satanás, mas apenas algumas do atual século, não a igreja que se propaga através do tempo e do espaço ancorada na eternidade, terrível como um exercito agitando seus estandartes.

A quarta preciosidade deixada por Lewis, é outra verdade que esquecemos com facilidade, e faz com que as pessoas desejem um processo inverso quando esse é o único e verdadeiro meio desse processo, o interno para o externo: Lembremo-nos que a reforma ocorre de dentro para fora, mudando as nossas atitudes para os que estão ao nosso redor.

Chegamos a quinta observação, sendo esse ponto muito negligenciado na atualidade, haja visto que a vida está corrida, ou melhor, a vida é corrida, estamos sempre em movimento, sempre estudando, sempre trabalhando e é nesse ponto falhamos com a falta de constância, por falta de consistência, isto é: Sempre que estamos devolvendo nosso tempo a Deus, é uma luta vencida.

Em sexta posição, fica outra preciosidade deixa por Lewis, mas agora, acerca de nossa transformação na pessoa que Deus quer que tornemos: É nos momentos de tribulação, bem mais do que nos períodos de pico, que nós, criaturas começamos a nos transformar no que Deus quer que sejamos.

A sétima recomendação deixada por Lewis é sobre pensar no amanhã: Podemos pensar no futuro, mas apenas o suficiente para planejar agora os atos de justiça ou caridade que provavelmente farão parte das tarefas do dia seguinte é tarefa do dia de hoje.

Em oitava posição está outro conselho sábio sobre permanecer onde estamos aquecidos, onde existe luz, onde nossas obras podem ser expostas e assim analisadas com verdadeira motivação: A rota que nos leva para longe do Sol, nos levará para a frieza e a escuridão.

Em penúltimo, vemos uma preciosidade acerca da oração: Aonde há oração, pode existir a ação imediata do Todo Poderoso.

E por último, o meu ponto preferido e que assim como até hoje serve de reflexão para mim, creio que servirá para você também: Sermões a respeito da gula, tem sido cada vez menos frequentes; na verdade, pouco se fala a respeito. Devemos ter em mente que a gula é sutil. A gula vem de forma modesta.

Embora eu tenha separado apenas poucos pontos, fica a ressalva, de que esse livro como eu repeti diversas vezes, é rico em preciosidades, e essas dez, formam uma pequena, muito pequena fração dos tesouros que podem ser encontrado nesse livro. Carta de um diabo ao seu aprendiz é um livro que eu estimo e recomendo para leitura.

--

--

Bruno Mendes
Parábolas

Da comunicação teço narrativas que nos levam a pensar não apenas sobre o aqui, mas sobre a eternidade.