Racistas atacam Leah Jeffries
Racistas atacam Leah Jeffries

Racistas atacam Leah Jeffries

A jovem atriz negra sofre ataques nas redes sociais

Rod Zandonadi
Crônicas de Etherion
3 min readMay 13, 2022

--

Você pode procurar em todos os meus textos, vídeos ou posts. Eu não sou extremista, apesar de lutar por meu lugar ao mundo como negro. Você não acha conteúdo meu falando sobre ataques racistas ou racismo estrutural. Mas tudo tem limite.

E o ataque cruel que a atriz Leah Jeffries está sofrendo por conta de sua escalação para o papel de Annabeth, na série de Percy Jackson no Disney Plus, é um ato ridículo de covardes racistas que já passou dos limites.

Você acha que estou apelando? Que peguei pesado? Olha o que disse o escritor da série, Rick Riordan:

“Você está julgando a adequação dela (Leah)para esse papel única e exclusivamente pela aparência dela. Ela é uma garota negra interpretando alguém que foi descrito nos livros como branco. Amigos, isso é racismo.”

- Tradução do site Observatório do Cinema, no artigo da Karol M.

Atacar uma criança de doze anos porque ela vai interpretar um personagem (Deus amado, um personagem) em uma série de fantasia, porque a personagem é branca e a atriz é negra. Gente do céu, isso não tem o menor cabimento. É indesculpável.

Atores de Percy Jackson
Atores de Percy Jackson

Já havia reclamação porque o Walker Scobell, ator que irá interpretar Percy Jackson, não é loiro. O menino até pintou o cabelo.

Agora todo esse ódio contra a Leah porque ela é negra. Pessoas que julgam alguém pela cor e não por seu talento são tão tristes e vazias que tenho dó.

Denunciaram a conta da garota no TikTok e ela teve a conta deletada. Porque? Intolerância. Como pessoas assim acham que estão fazendo algo bom? Quem se importa com o que elas pensam? Se o Rick Riordan viu que ela é talentosa, acabou o papo. É o talento e não a cor, repito, que a fez ser escolhida.

E se você acha errado, você é sim, racista.

Fico feliz pela garota ter uma rede de apoio. Do próprio Rick se posicionar a favor dela contra essas pessoas ridículas. E dela ser forte, como mostra no vídeo abaixo.

“Para quem está odiando, pare com isso. Eu sei que você acha que isso vai me machucar. Não vai. Você está apenas perdendo tempo. Ainda estou confiante. Todos os outros estão confiantes. Todos os outros estão felizes por mim. Então não tente me derrubar. Não vai funcionar”

Outra pessoa que saiu em defesa de Leah foi Alexandra Daddario, que fez Annabeth nos filmes de “Percy Jackson”. Leah Jeffries será uma Annabeth incrível!”, ela disse em sua conta do Twitter.

Alexandra Daddario e Leah Jeffires
Alexandra Daddario e Leah Jeffires

Leah não caiu de paraquedas no set. Ela interpretou Brandi, da série “Empire”. Rick Riordan a descreveu como forte. Para mim, isso é mais que suficiente.

Se quiser ler na íntegra a carta de Riordan defendendo Leah Jeffries, segue o link. Se não sabe inglês, clique com o botão direito do mouse e em seguida, traduzir para português.

--

--

Rod Zandonadi
Crônicas de Etherion

Escritor e entusiasta de literatura de fantasia. Desenvolvedor Web nas horas em que não estou criando mundos fantásticos.