A Lei no Líbano

Aconteceu no Líbano, antigo território fenício, lar também de impérios turcos, egípcios e gregos, o seguinte fato.
A Sra. M conversava animadamente com o Sr. H. Correm as horas e o Sr. H vai se distanciando do seu papel de cidadão e começam a lhe irromper nas expressões e nas atitudes o lado macho. De um jeito ou de outro, porque a maneira, nesse caso, é muito menos importante que o desfecho. Acontece o estupro.
* Caros leitores, tenho certeza que vão entender meus motivos para não entrar em qualquer descrição física ou psicológica sobre o estupro. Não posso eu vir aqui e falar sobre uma experiência que desconheço e sequer consigo imaginar. Afinal todas as minhas reflexões e investigações sobre as sensações que temos ao presenciar qualquer ação, são feitas a partir de um corpo e de uma mente de homem, portanto não me atrevo a tocar, nem mesmo de leve, experiência que me é estranha.
Apesar de geograficamente vivermos no mesmo planeta, em virtude da nossa amada sociedade, desde muito cedo, meninos e meninas crescem em dois mundos completamente distintos. As condutas, os costumes, tradições e comportamentos ensinados às meninas se tornam muito mais maleáveis, ou inexistentes, na educação oferecida aos meninos. Não sei sequer qual a sensação do medo do estupro, com nada que imagino posso comparar a violência do ato, nem o sentimento de violação que deve se abrir dentro da alma da vítima.
O Líbano não é um país sem leis, apesar de elas não serem lá tão eficientes, ou até mesmo justas. O Sr. H é condenado pelo crime cometido contra a Sr. M. Porém, há um perdão possível para o Sr. H. Contanto que o estuprador se case com a vítima sua pena é extinta e seu crime perdoado.
É o que acontece com a Sra. M, após todo o processo contra o seu agressor, como justiça ela recebe o estuprador como marido.
Não sei dizer muito mais sobre a sociedade libanesa, sei que no ano 2017 desse nosso calendário essa lei foi, logicamente, revogada. Parece que agora o casamento não está livrando a cara de estupradores.
Consigo imaginar sob quais circunstâncias tal lei foi criada. Ainda que a evolução humana esteja acontecendo, ela se dá em um progresso quase imperceptível, por isso ainda é necessário muito cuidado ao caminhar por essas esquinas, como alguém já disse algum tempo atrás, o ser humano é o lobo da humanidade.

