Foi por eles e elas que hoje acordei cedo. Arrumei-me cedo. Saí cedo de casa. Retomei a minha rotina.

Foi por aquelas 242 vítimas do fatídico dia 27 de janeiro de 2013 que levantei cedo, meio triste, mas tratei de por logo um sorriso no rosto e seguir meu caminho. Retomar minha rotina.

Foi por eles e elas que eu enfrentei um ônibus lotado, lembrando de cada amigo que não mais encontrarei no ônibus, em uma manhã cinzenta de inverno, rindo, estudando, escutando música ou conversando.

Uma lágrima escorreu no rosto, mas continuei firme. Uma lágrima pelas 242 pessoas que não retornaram a sua rotina, que não mais vão aos seus empregos e escolas. Mas após esta lágrima, forcei mais uma vez o sorriso, afinal, continuar não é egoísmo, mas nunca o que aconteceu sairá da minha memória.

A viagem foi longa, cerca de uma hora. Vi gente sorrindo, vi gente pensativa, vi gente estudando, vi gente conversando. Pela primeira vez não reclamei de um ônibus lotado. Seria mais feliz ter aqueles que pegavam ônibus no mesmo horário que Eu, ali, do meu lado, mesmo que ficasse mais apertado, não me importaria. Mas não foi assim.

Hoje dou mais valor à vida, as pessoas. E hoje, depois de tudo que aconteceu, faço um recorte sobre a minha amiga e colega Allana Willers ou simplesmente Allana WS.

Em 18 de agosto de 2012, Ela como sempre muito crítica, escreveu com competência sobre um incêndio no Shopping JB, em sua cidade natal, Ijuí. A crítica se titulava “Não Basta Apagar o Fogo”. Em linhas bem escritas, ela destacou:

[…] Mas o grande problema que se faz visível com este acontecimento é o despreparo do Corpo de Bombeiros para lidar com situações como esta, para a qual deveria, obrigatoriamente, estar preparado já que lidar com situações de risco é função vital de qualquer corpo de bombeiros.

E mais:

[…] Não basta colocar uma capa para ser bombeiro. Tem que estar treinado e pronto para agir em uma situação como esta, ser capaz de tomar as decisões adequadas e agir rapidamente ajudando aos outros, mas mantendo sua própria segurança. Não é só apagar o fogo.

Minha amiga estava certa. Não basta apagar o fogo. Os bombeiros devem estar preparados para o que acontece antes de fatos como o do Shopping JB e da Boate KISS. Devem estar preparados para o que vem durante o incêndio. Devem estar preparados para o que vem depois. Devem ser e estar preparados.

Infelizmente, com a vida, minha amiga deu a prova de que estava certa. Não basta apagar o fogo.

Pela memória de Allana Ws., Mirela Cruz e José Manuel da Cruz. Descansem em paz, meus anjos. Saudades!