Sobre se sentir um animal no zoológico

Por que as pessoas encaram tanto o diferente?

Lucas de Godoy Caparroz
CRÔNICAS
2 min readJan 12, 2017

--

Pixabay

Andando pela região mais movimentada da cidade mais populosa do 5º maior país do mundo. Estou de mãos dadas com meu namorado. Pessoas estão passando por nós em uma das regiões mais LGBT do Brasil, a Avenida Paulista, palco da maior Parada LGBT do mundo. E mesmo estando nessa região, lotada de prédios, comércio, diversidade de pessoas, carros, me sinto preso dentro de uma jaula num imenso zoológico.

Era um dia normal. Numa quinta-feira, próximo das 16 horas, as pessoas já começavam a sair de seus locais de trabalho, muitos estavam chegando aos seus locais de trabalho (por trabalhar em shoppings e restaurantes). Olho para o lado, tem uma pessoa nos encarando. Olho para o outro, pessoas passam olhando para nossas mãos juntas. Olho para frente, pessoas vindo na nossa direção nem disfarçam o olhar encarando e julgando o que estão olhando.

Por que fazem isso? Você que se auto-intitula um ser humano normal e acaba com isso julgando o diferente, por que nos olha tanto? Não somos animaizinhos trancafiados num zoológico para o deleite ou julgamento de vocês. Não temos que aceitar o jeito como nos olha e por isso continuo erguendo a cada dia mais minha cabeça sem me importar com o que estão pensando. Continuarei andando de mãos dadas com meu namorado. E se isso te incomoda, farei ainda mais, pois não sou obrigado a aguentar pessoas homofóbicas e preconceituosas me olhando torto na rua.

Houve um tempo em que os negros eram olhados com estes mesmos olhos. Seria muito hipócrita se achasse que isso acabou, mas aquele olhar julgador tem diminuído para essa população. Estou confiante de que ainda vai acabar para todas as pessoas. O preconceito velado debaixo de frases como “não sou homofóbico, tenho até amigos que são gays” não muda o que você tem arraigado em você, o que é perceptível nos olhares e atitudes.

Isso vai mudar. Não seremos mais motivo de olhares julgadores. As grades desse imenso zoológico ainda vão se quebrar e poderemos viver livremente nessa imensa selva dos tempos modernos.

Eu e meu namorado ❤

--

--

Lucas de Godoy Caparroz
CRÔNICAS

Economista, com ideais de esquerda e que procura sempre se atentar para a luta das minorias. Aqui, meus textos basicamente terão tema LGBT.