Construção Civil: Nossa areia pode realmente acabar!

Crono.me
Crono.me
Published in
2 min readApr 29, 2018

A areia por vezes parece até um recurso inesgotável, mas devemos nos atentar já que é um dos recursos naturais mais explorados de mundo e por incrível que pareça um dos mais valiosos hoje em dia por ser fundamental para o avanço da construção civil.

Depois da água e do ar a areia é o recurso natural mais consumido no mundo, hoje as cidades modernas são construídas praticamente através dela, só no setor da construção civil estima-se que o consumo é de cerca de 25 bilhões de toneladas a cada ano.

Para dar alimentar o rápido crescimento urbano a mineração da areia segue em uma velocidade maior do que a sua capacidade de renovação o que resulta em grandes impactos ambientais ao redor do globo.

Para se ter uma ideia, 1km de rodovia requer cerca de 300 mil toneladas de areia e uma casa, 200 toneladas. Você já parou para pensar que tudo o que está ao seu redor provavelmente tem areia em sua constituição?

Muitos de nós cometemos o engano comum de pensar que a areia é um recurso infinito, mas não é. No ritmo em que estamos utilizando este recurso países como o Vietnã poderiam se esgotar até 2020. Um tipo específico de areia é necessário para uso na construção civil e, infelizmente a abundância de areia dos desertos é de pouco uso para nós, já que seus grãos são lisos e finos demais para se unirem.

Existem alguns estudos em andamento para viabilizar o uso da areia desértica, no entanto em comparação com o concreto normal o material tem menos da metade da pega, porém o seu processo de fabricação une a utilização de materiais orgânicos com a vantagem de ser reutilizável.

Acompanhe a gente Crono.me!

--

--