Construção Civil: Resíduos e o Desperdício

Crono.me
Crono.me
Published in
2 min readApr 14, 2018

O setor da construção civil é um dos principais setores da economia brasileira, gerando inúmeros postos de trabalho, somente no último ano foi responsável por cerca de 6,5% do PIB brasileiro o setor também representa 34% da industria em números de estabelecimentos. Porém o setor também é um dos grandes vilões que prejudicam o meio ambiente.

O setor da construção civil é responsável por cerca de 50% dos resíduos sólidos urbanos lançados no meio ambiente impacto referente a cidades brasileiras, e em nível mundial é um dos principais emissores de gases poluentes.

Hoje os resíduos gerados no canteiro de obra possuem quase todos os mesmos destinos ou seguem um simples caminho: Os restos de massas, tijolos, madeiras entre outros são acumulados em uma caixa de transporte terceirizada que os recolhe e fica responsável pelos resíduos. Certo?

Não, não é tão simples já que como responsável pela construção você também é responsável pelos resíduos gerados por ela.

Mas existem algumas ações que podem ser tomadas para concertarmos isso:

  • Ofereça treinamentos de manejo de resíduos e capacite os seus funcionários ao combate de desperdícios.
  • Tenha um layout do canteiro de obras bem definido para evitar perdas durante o transporte dentro da obra.
  • Evite quebras durante o armazenamento dos materiais armazenando-os corretamente.
  • Cuide bem do seu deposito para que não precise jogar fora mercadorias deterioradas que poderão ser utilizadas futuramente.
  • Evite o retrabalho já que pode produzir desperdícios não só de mão de obra, mas também favorecer para o aumento de resíduos gerados.

Por isso o gerenciamento da obra é o item que mais deve ser observado e controlado. Uma decisão errônea, por exemplo, em relação à execução de um trabalho, pode trazer sérios desperdícios financeiros em relação a custos com mão de obra, matéria prima utilizada e horas de retrabalho. Para a tomada de decisão é preciso um controle eficiente das etapas da obra, bem como do processo produtivo e treinamento especializado da equipe.

Por isso, investir em soluções para a gestão de obras é um bom caminho para adotar o controle adequado e assim afastar a ocorrência desse tipo de desperdícios.

Conheça nossas soluções Crono.me

--

--