MADEEEIRA! Sustentabilidade para o futuro da construção

Crono.me
Crono.me
Published in
2 min readMay 29, 2018

A indústria da construção civil vem demandando de uma quantidade exorbitante de areia e aos poucos ela vem acabando. A areia é utilizada para a fabricação de concreto, vidros e entre outros materiais. Você já parou para pensar que quase tudo ao nosso redor tem areia em sua composição

Atualmente os principais materiais utilizados na industria da construção são o concreto, a madeira e o aço, porém existem diferenças muito importantes entre esses três materiais, um deles no ponto de vista da sustentabilidade acaba ganhando espaço e trás soluções que devem ser colocadas em pratica.

Sim a madeira!

Em primeiro lugar a madeira é o único dos três materiais que é renovável; segundo, a madeira não produz resíduos até o final da sua vida pois pode ser reutilizada para outros fins; terceiro, a madeira precisa de uma pequena quantidade de energia para ser extraída em comparação com o concreto e o aço.

E não para por ai!

Um metro cúbico de concreto pesa em média 2500kg e enquanto o mesmo metro cúbico de madeira laminada pesa em média 600kg, trata-se de um material sustentável pois hoje grande parte da madeira extraída provém de áreas de reflorestamento e não requer queima de combustíveis para a sua produção, ou seja os gastos com energia para o transporte chegam a diminuir 4 vezes menos em comparação com o concreto.

Existem métodos construtivos com madeira como a MLC (MADEIRA LAMINADA COLADA) onde a madeira é utilizada para funções estruturais, vigas colunas etc. E o CLT (Cross-laminated timber), nessa prática são elaborados painéis de madeira que são utilizados para a fabricação de paredes, pisos e forros. Uma das grandes características e um grande benefício é que são em sua base processos secos que dispensam o uso de água potável ao contrário do que acontece com o concreto, além dos custos e prazos de obra serem incrivelmente curtos. Ou seja, MADEIRA SIM!

Acompanhe a gente! Twitter Facebook e se inscreve lá! Crono.me

--

--