Sistema construtivo convencional ou sistemas alternativos?

Crono.me
Crono.me
Published in
2 min readMar 23, 2018

Durante a concepção do projeto arquitetônico vários aspectos são levados em consideração, desde a necessidade do cliente a questões de qualidade e custo-benefício. A técnica construtiva que será utilizada na maioria das vezes acaba sendo levada no automático pelo cliente e pelos profissionais responsáveis, sem levar em consideração outros sistemas construtivos existentes acabam utilizando o método convencional.

São vários os pontos que devem ser considerados na hora de definir qual técnica construtiva melhor se adéqua para a concepção da edificação como — tempo, custo integral, mão de obra, acabamentos, sistema estrutural e qualidade final.

Hoje o setor da construção civil é um grande gerador de resíduos, alguns pesquisadores afirmam que cerca de 60% dos resíduos produzidos nas cidades brasileira tem origem na construção civil, e somente de 20% a 50% dos bens naturais são realmente consumidos pelo setor. Em valores os resíduos gerados pela construção civil dobram comparados com resíduos sólidos urbanos.

Além do alto desperdício de recursos, os sistemas construtivos tradicionais demandam de um período de tempo excessivo se comparados com sistemas mais modernos e industrializados como pré-fabricados e pré-moldados. Levar em consideração os sistemas construtivos alternativos que são capazes de se adaptar em diferentes tipos de territórios e alinham essa característica com um custo-benefício equivalente e que principalmente trazem rapidez ao processo construtivo além de tudo produzindo menos resíduos, fatos que traduzem esses sistemas como alternativas inteligentes, e acabam fazendo com que a procura pelos principais sistemas como o Steel Frame e o Wood Frame cresçam.

--

--