Estudo sobre Punir os Errados

Diogo Locci
Aug 26, 2017 · 2 min read

A vida selvagem é impiedosa? Basta ligar a TV no National Geographic, Animal Planet ou algum similar para entender como a lógica de sobrevivência dos animais nos agride frontalmente. Maniqueístas, por vezes achamos que os leões são os vilões e, as gazelas, vítimas que devemos torcer até o final do programa (e sim, algumas edições colaboram para que nos guiemos nessa direção).

Pensando nas nossas fragilidades de tentar compreender o selvagem, elaborei uma história em que o governo norteamericano entendeu esse gap e soube utilizá-lo para exterminar imigrantes refugiados.

A ideia do governo foi fundir duas espécies letais de cobra e criar uma nova mais discreta e potente que seria colocada em pontos estratégicos para, sob a aparência de praga urbana, exterminar as pessoas que não são bem-vindas no solo governado pera era pós-Trump (aqui vale lembrar que os contos de Cruel tendem a se passar em futuros próximos).

Com um representante brasileiro envolvido na operação, a ideia toma outra proporção e esse homem também pretende trazer para o Brasil alguns exemplares da cobra a fim de “resolver” a “problemática” dos imigrantes, começando por São Paulo, para testar a eficácia da arma biológica.

Neste conto, a vítima direta da cautelosa operação é Denes, um haitiano em situação de rua que conseguiu emprego oferecendo aulas de francês.

Após uma semana da picada, Denes instaurava-se oficialmente entre os 3% de sobreviventes ao ataque da balam. Ele conheceu nesta semana mais hospitais do que frequentou a vida inteira, mas não encontrava uma só solução plausível para o problema. Passou de clínica em clínica e não recebia nada além de anestesias que cessavam a dor por três horas, se tanto. A ferida no alcançou sua boca e prejudicou a fala. Quem passava por Denes se assustava e se questionava se havia visto pus ou ossos. Não daria mais para dar aulas. Também não daria mais para comer pão de queijo e tomar café com leite.

O conto é um convite a pensarmos nos processos de desumanização que são tão frequentes nas gestões políticas atuais em diversos países (e também estados e municípios, fatalmente).

Humilhado, invisibilizado e atacado por camadas sociais que estão sempre presentes em sua história, Denes sintetiza com o corpo um país (países?) que não permite a ascensão e que encontra, no extermínio, o caminho da conservação - do conservadorismo.

Sendo assim, entendo Punir os Errados como um conto feito por personagens-lógicas que invadem o caminho uns dos outros sendo apenas aquilo que seus estados presentes o permitem ser, como se não houvesse espaço para a nova informação ou, minimamente, para o respeito.

Cruel — Estudos Sobre o Poder

Apoiado pela bolsa de criação literária ProAC 31/2016, as publicações presentes acompanham o processo de criação do livro Cruel — Estudos Sobre o Poder. A obra será composta por contos que exploram e ampliam as sensações e o exercício de poder num Brasil de hoje e amanhã.

)
Diogo Locci

Written by

Escritor, jornalista cultural e pós-graduando em Literatura Contemporânea. Autor de Cruel — Estudos Sobre o Poder.

Cruel — Estudos Sobre o Poder

Apoiado pela bolsa de criação literária ProAC 31/2016, as publicações presentes acompanham o processo de criação do livro Cruel — Estudos Sobre o Poder. A obra será composta por contos que exploram e ampliam as sensações e o exercício de poder num Brasil de hoje e amanhã.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade