Como escolher a sua primeira carteira de Bitcoin: as vantagens e desvantagens dos 5 melhores tipos de Wallets.

Gabriel Thom
CryptoJr.
Published in
4 min readSep 24, 2019

Ao começar nossos investimentos em criptomoedas é comum nos depararmos com muitas dúvidas desse “novo mundo”. Uma das primeiras claramente é “onde guardar o dinheiro?”, afinal, quando você tem um dinheiro físico, ou um cartão de débito, estes são guardados numa carteira. Quando falamos do dinheiro virtual, não é diferente, o armazenamento deve ser feito em uma carteira que pode ser acessada diretamente de seu computador ou celular.

De uma maneira simples e direta, as wallets são carteiras virtuais (softwares) que armazenam as criptomoedas e permitem o envio e recebimento de valores, além da consulta do saldo. Mas como saber qual wallet se adéqua melhor ao meu estilo de vida? Qual a mais segura? Usar o celular ou desktop? Ao final desse artigo você terá a clareza para tomar as melhores decisões e chegar a melhor opção para suas necessidades.

Exchange ≠ Wallet
Exchanges são corretoras que permitem a compra e a venda de moedas digitais, facilitando a ligação entre quem deseja comprar e vender criptomoedas por meio de depósitos em uma conta dentro de sua plataforma própria. Desse modo, até que o cliente saque seus criptoativos dos fundos da corretora para uma wallet, as chaves privadas estarão sob custódia da exchange e não sobre controle do usuário. Portanto, deixar seus fundos armazenados em uma exchange nada mais é do que se expor a riscos que uma wallet na qual permite total controle de suas chaves privadas protege, como ataque de hackers e congelamento de fundos.

Hot Wallet
Hot wallet é o modelo mais utilizado de carteira de criptomoeda devido sua facilidade de configurar, acessar e transacionar criptomoedas. Ela é definida como qualquer carteira de criptomoedas constantemente conectada à internet. Contudo, com a frequente conexão à grande rede, pode colocar em risco a segurança de suas chaves privadas, devido a serem mais vulneráveis a ataques de hackers.

Carteira On-line (Web Wallet)
Carteiras On-line são acessadas diretamente pelo navegador web sem que seja necessário a instalação de qualquer programa. Nesse tipo de carteira as suas chaves privadas geralmente são armazenadas em um servidor de uma empresa que presta esse serviço e o usuário não tem acesso a elas, podendo tornar-se um risco a ele. Entretanto, as Web Wallets estão entre as mais práticas de serem utilizadas devido a sua condição de ser acessada em qualquer dispositivo a todo momento.

Exemplos de Web Wallets:
Coin Wallet
BitGo

Carteira Móvel (Mobile Wallet)
Carteiras Móveis são aplicativos de smartphone que armazenam suas chaves privadas e permitem total controle diretamente do seu celular. Somado a isso, incorporam medidas de segurança adicionais como autenticação em dois fatores e PIN de acesso, além de permitir enviar e receber criptomoedas através do uso de QR Code.

Dessa maneira a Mobile Wallet é a mais utilizada para realizar transações diárias, tornando-as uma opção viável para gastar bitcoin e outras criptomoedas no dia-a-dia. Entretanto é indispensável realizar o backup de sua frase inicial (seed words) e criptografar sua carteira com uma senha (passphrase) para garantir a recuperação de seus bitcoin em caso de perda do seu smartphone.

Exemplos de Mobile Wallets:
Bitcoin Wallet
Electrum

Carteira de Desktop
Carteira de Desktop são softwares que armazenam suas chaves privadas no disco rígido do computador, permitindo um controle total seus fundos. Contudo, para manter seus bitcoins em segurança, além de garantir que seu computador esteja limpo de vírus e malwares, é crucial criptografar a carteira e fazer o backup de sua frase inicial em um local seguro, assim como na Mobile Wallet.

Exemplos de Carteira de Desktop:
Bitcoin Core
Electrum

Cold Storage:
Ao contrário da Hot Storage (exchanges, nuvem, armazenamento online), que são opções mais viáveis para traders, a Cold Storage é a maneira de armazenamento mais segura existente, por se tratarem de carteiras totalmente offline e a prova de hackers. Por serem consideradas carteiras de segurança máxima, é a principal escolha dos usuários quando o assunto se trata de longo prazo.

Carteira de Papel (Paper Wallet)
Paper Wallet como o próprio nome sugere, é uma carteira de papel. Mais especificamente uma carteira física que pode estar escrita em um papel ou em qualquer outro material. É uma das carteiras mais seguras existentes, e por esse motivo são geralmente utilizadas para armazenar grandes quantidades de criptomoedas que não serão movimentadas, já que ao movimentar as moedas digitais de sua paper wallet, ela tem seu primeiro contato online.

Exemplo de Paper Wallet:
BitAdress

Carteira de Hardware
A Carteira de Hardware é um dispositivo de hardware que permanece desconectado da internet, armazenando as chaves privadas necessárias para poder transacionar com seus bitcoins.

As carteiras de hardware oferecem o melhor mix entre segurança e facilidade de uso, se tornando a escolha ideal para quem busca segurança e praticidade.

Exemplos de Carteiras de Hardware:
BitBox
Trezor
Coldcard

--

--