NFTs no futebol

Jaqueline Gomes da Silva
CryptoJr.
Published in
2 min readNov 20, 2021

Autor: Guilherme Corby

Os tokens não fungíveis começaram a fazer sucesso no mundo da música e das artes, movimentando milhões de dólares nas blockchains em que se encontram inseridas.

Um outro segmento que tem utilizado os NFTs como uma nova fonte de receita e uma categoria de licenciamento é o esporte. Especificamente, abordaremos o futebol neste texto.

Os clubes têm emitido tokens que proporcionam alguns benefícios aos seus detentores. Os torcedores mais apaixonados podem por exemplo: concorrer a ingressos grátis, experiências VIP, produtos exclusivos autografados pelos jogadores, e participar decisivamente em votações no clube.

Na corretora Mercado Bitcoin, você encontra os seguintes times listados:

  • AS Roma
  • AC Milan
  • Galatasaray
  • Paris Saint-Germain
  • Manchester City
  • FC Barcelona
  • Atlético de Madrid
  • Juventus
  • Independiente

Além dos verdadeiros fãs terem o poder de atuarem expressamente no time do coração, abre uma nova classe de investimentos mesmo para quem não tem um laço com as equipes. Quando o argentino Lionel Messi se transferiu do Barcelona para o Paris Saint-Germain, os proprietários de tokens do time francês ficaram contentes com a valorização de 166,2% em nove dias desse ativo, e podem esperar mais crescimento ainda caso os parisienses finalmente conquistam a disputadíssima Uefa Champions League.

Através deste novo negócio, os clubes podem alcançar novos torcedores e público em todos os continentes do mundo.

Outra maneira que os futebolistas estão marcando presença na blockchain é na forma de cards não fungíveis utilizados em um fantasy game, o Sorare, no estilo do Cartola FC, como conhecemos no Brasil. enquanto o Cartola FC pode ser jogado gratuitamente (com opções pagas), o jogo com os cards pode custar muito caro. O preço de cada jogador varia tanto com a disponibilidade do card quanto o desempenho na vida real. O cartão de Kylian Mbappé, que era único, foi vendido por 55 mil euros na temporada 2020/21.

No Sorare, consta até o momento, apenas um time brasileiro, o Atlético Mineiro.

Fonte: Sorare.com

Fontes:

Messi recebe parte do pagamento da contratação pelo PSG em “fan tokens”; conheça a cripto

https://www.goal.com/br/not%C3%ADcias/o-que-sao-nfts-e-como-elas-comecam-a-entrar-no-mundo-do/gz6np6ffqslq12af4y29qpx28

--

--