O que dá para comprar com moedas digitais parte 2

Jaqueline Gomes da Silva
CryptoJr.
Published in
3 min readOct 8, 2021

Autor: Antônio Oliveira Pacheco Torres Marques

Algumas semanas atrás, Elon Musk anunciou que agora será possível comprar carros da Tesla, empresa referência no ramo tecnológico, a partir de Bitcoin. Essa ação pode influenciar empresas a estudar utilização de criptomoedas para transações, outras podem ver a popularização de um método de pagamento já implantado. Porém, além de carros, você sabe que áreas já aceitam esse tipo de tecnologia?

Quando falamos em criptomoedas, falamos de um mercado muito recente, mas que se expandiu muito rápido. Várias pessoas por não terem conhecimento podem achar que para possuir essas moedas é necessário muito capital, algo fora da realidade da maioria dos brasileiros, mas basta tomar de exemplo o Nobile Plaza Hotel, localizado em Brasília. Apesar de não ser considerado “5 estrelas”, foi o primeiro estabelecimento da rede hoteleira no Brasil a permitir pagamento por Bitcoin.

Restaurantes, cafés, postos de combustível, lojas de roupa, barbearias, são alguns exemplos dos muitos lugares físicos que já decidiram aceitar o pagamento com criptomoedas no Brasil, na maioria dos casos com o Bitcoin. O site coinmap mostra que atualmente, no mundo, 22.079 estabelecimentos aceitam esse tipo de pagamento. Porém vale lembrar que quem alimenta essa base de dados são os próprios proprietários, assim, servindo apenas para dar uma noção das opções em espaços físicos.

Já no mundo digital as opções são mais difundidas, existem diversas opções de serviços como compra de passagens, pagamento de contas e doações. Algumas empresas gigantes como Microsoft, Netflix, Uber, Mercado Livre, Visa, Dell aceitam ou declararam que existem planos para o pagamento online com criptomoedas. Outro caso interessante é o da Amazon, que utilizava um intermediador chamado Purse para compras com criptomoedas.

Atualmente, uma maneira eficaz de conseguir realizar compras com criptomoedas são com intermediadores. Nesse último mês Paypal, empresa de pagamentos online, anunciou que permitirá o checkout com crypto, podendo converter um saldo de criptomoedas em dólar. Semelhantemente, aqui no Brasil, temos o Pague com Bitcoin, que possibilita um suporte para quitar dívidas com o Bitcoin.

Alguns exemplos do uso de moedas:

Microsoft:

Oferece suporte para o pagamento de jogos, músicas, filmes e aplicativos por meio de criptomoedas.

Gift cards:

Uma ótima ideia para quem quer transformar suas moedas digitais em presentes para outras pessoas, o site eGifter é a grande referência nesse ramo.

Ticket para jogos:

Algumas equipes internacionais de futebol, basquete e baseball já aceitam a compra de tickets por crypto.

Na prática, é possível comprar qualquer coisa com moedas digitais, seja por meio de conversões ou diretamente de pagamentos pelas próprias moedas. Porém, ainda falta uma diversificação principalmente pelo fato de haver um mercado tão amplo de criptomoedas e a opção ser quase sempre o Bitcoin. A inovação já chegou para as grandes cidades brasileiras, mas a falta de uma divulgação bem executada faz com que muitas pessoas ainda não saibam que as compras realizadas com notas físicas poderiam ser feitas com moedas digitais.

Como ocorreu com o cartão de crédito, o que é diferente tende a ter uma dificuldade de entrar no mercado, porém cada vez essa nova forma de pagamento vem crescendo, e não é muito difícil de se imaginar um futuro onde ela estará consolidada no mercado.

--

--