Image by Clker-Free-Vector-Images from Pixabay

Israel

CEPI - FGV DIREITO SP
CryptoMap FGV CEPI
Published in
2 min readAug 19, 2021

--

Arranjos Internacionais: nenhum.

Modelos Regulatórios: Licença;

Introdução

Em Israel a criptografia é tida como tecnologia de uso duplo (civil e militar). O uso militar da criptografia, entretanto, parece exercer maior influência na regulação do mecanismo no país, tendo em vista que o Ministério da Defesa israelense é responsável, em grande parte, pela regulamentação dessa tecnologia.

Regulação

O Ministério da Defesa estabelece o controle e licenciamento de uso e venda de produtos. A regulamentação determina uma diferenciação para produtos de uso militar e produtos de uso comercial ― quase todo engajamento em atividades relacionadas à criptografia, entretanto, demanda uma licença. As isenções estão presentes no artigo 3. (c) (1) e (2).

A regulamentação impõe uma série de requisitos ao desenvolvimento da criptografia, tais como:

  • Auditoria do lugar de produção do item, assim como o processo, produto criptográfico, registros relacionados à criptografia e as circunstâncias nas quais a produção e armazenamento de sistemas criptográficos estão sendo ou serão conduzidas;
  • Demandas discricionárias de outros detalhes necessários;
  • Cláusula de confidencialidade sobre o desenvolvimento de tecnologias criptográficas durante o processo de licenciamento.

As práticas de mercado parecem ser consistentes com as normas: empresas submetem requerimentos para licenças para o ministério da defesa que pode expedir uma licença nas categorias “geral”, “restrita” ou “especial” ou rejeitar o pedido.

Determinados produtos, denominados pela lei como “free means”, são de comercialização livre ― essa categoria parece abranger boa parte dos produtos facilmente obtidas por consumidores. Inclui-se nessas categorias o uso de ferramentas open source para fins pessoais.

A interceptação de comunicações pode ser realizada por autorização judicial ou, sem autorização judicial, por um período curto. No sistema de interceptações não parece existe a previsão explícita de uso de meios de acesso excepcional a sistemas encriptados.

A exportação de produtos criptográficos é vedada para os seguintes países:

  • Irã
  • Líbano
  • Sudão
  • Síria
  • Coreia do Norte
  • Cuba

Posicionamento

A regulação da criptografia em Israel parece focada no controle da produção da criptografia ― e não no uso direto por usuários. Não foram encontradas informações sobre a quantidade de negações de expedição das licenças ou sobre a influência das auditorias e demandas discricionárias na produção de sistemas criptográficos.

Encontrou algum erro ou quer colaborar com alguma informação?

Entre em contato pelo e-mail: cripto.fgvcepi@gmail.com

Quer conferir outras pílulas? Clique aqui!

Siga o CEPI da FGV Direito SP nas redes sociais!

Você pode também receber por e-mail novidades sobre eventos, pesquisas e produtos do CEPI! Cadastre-se em nosso mailing aqui.

Para saber mais sobre o CEPI, acesse o nosso site.

--

--

CEPI - FGV DIREITO SP
CryptoMap FGV CEPI

O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Escola de Direito da FGV SP visa debater temas jurídicos que envolvem tecnologia, sociedade e educação. @fgvcepi