O que é Blockchain? (Intermediário)

Esse é de complexa explicação, mas conceitualmente não é tão indigerível assim, vamos tentar deixar mais claro aqui, porque este é a base de toda noção de cryptocurrency atual.

O blockchain pode ser visto mesmo como uma corrente de blocos que se interligam como o próprio nome propõe, e todos os blocos são obrigatoriamente “acorrentados” uns aos outros. Sendo assim apenas um bloco pode ser validado quando o anterior repassa a informação que foi verificada pelo anterior e anterior.

Sendo que ele não funciona linearmente, são centenas de milhares de blocos descentralizados que estão “acorrentandos” uns aos outros verificando os blocos anteriores a eles.

Um pouco de ajuda de outros autores para poder representar visualmente o contexto :)

O que Blockchain trás de novo:

  • Eliminação de intermediários: O blockchain permite que duas pessoas façam trocas diretas, sendo assim diminuindo os custos e os riscos ao passar por terceiros. Ex: Governos, Bancos, Uber, Cabify, Airbnb.
  • Empoderamento dos participantes: Com está tecnologia os participantes tem muito mais poder, e assim maior responsabilidade por todas as transações que aceitam ou fazem.
  • Descentralizado: Como as redes são descentralizadas, não existe um ponto central que pode ser atacado e destruir o blockchain. Sendo um protocolo de segurança, os participantes podem confiar que ele irá agir segundo suas regras sempre, sem intervenção de terceiros, mesmo acontecendo em centenas de milhares de maquinas nas mãos de seus respectivos donos.
  • Transparência em ecossistema: Mudanças a blockchains são públicas e visíveis por todas as partes, com todas as transações sendo adicionadas ao um único registro público replicado por centenas de locais, não há possibilidade de dados que não batem como acontece na contabilidade de pessoas físicas/empresas.
  • Digital: Mais óbvio, mas não menos importante, é tudo digital, praticamente qualquer documento ou bem pode ser expressado em forma de código e encapsulado ou referenciado por um registro público dentro de um blockchain, sendo assim semelhante aos documentos impressos como uma carteira de motorista ou passaporte em um formato digital. Seguro e cheio de criptografias que protegem aquele documento ser “original”.

E claramente ao ler essas vantagens, é possível percebermos quais players irão ser afetados por elas e devem se posicionar em relação a ela conforme a mesma aumenta sua área de alcance a aplicação.

Queria explicar isso de forma mais simples

Acho que não estou conseguindo tão bem quanto queria, sendo assim deixarei aqui meus links favoritos sobre o tópico para facilitar:

TED com Bettina Warburg explicando em alto nível e com legendas em português os efeitos na economia global e como as coisas mudarão perante a esse tipo de tecnologia:
https://www.ted.com/talks/bettina_warburg_how_the_blockchain_will_radically_transform_the_economy?language=pt-br

Nerdologia com Átila Iamarino explicando bem didaticamente em português e já falando um pouco de bitcoin, ethereum e suas conexões até citando o case IOTA levemente, um vídeo rido de informação relevante.
https://www.youtube.com/watch?v=PQQ0NpwqMlg

Mas entendamos essencialmente como um protocolo de segurança, no qual existe uma lógica de confiança feita por conexão entre dados descentralizados de centenas de maquinas participantes.

Mas e ai, o que isso tudo tem a ver com Bitcoin e Altcoins?

Então, tem essencialmente tudo a ver, porque o Blockchain é toda a tecnologia por trás do funcionamento básico do Bitcoin e de todas as moedas crypto existentes até agora.

Sendo assim, a tecnologia blockchain é essencial, e entender ela te coloca vários passos a frente do conceito de cryptocurrency, o que envolve MUITO mais que apenas dinheiro.

Por exemplo:

  • Transferência de dinheiro nacional e internacional a baixíssimo custo;
  • Registro de dados públicos (CPF, CNPJ, ID, Certidão de nascimento) de maneira segura e confiável;
  • Armazenamento de documentos e contratos;
  • Rastreamento de transações financeiras;
  • Pagamentos com pessoas que não dispõem de conta bancária;
  • Crowdsale descentralizado (Ex centralizado: Kickstater)
  • Real economia compartilhada (Ex centralizado: Uber, Airbnb)
  • Outras diversas aplicações que estão em testes ainda na linhagem de identidade global, voto seguro “incorruptível”, transferência financeira gratuita, construção de organizações autônomas e democráticas.

Em diferentes cryptocoins como:

  • Bitcoin = Coin
  • Ether = Coin
  • Ethereum* = Plataforma de blockchain
  • Omisego = Token
  • Iota = Token

*Ethereum não é uma moeda e sim uma plataforma para criação de blockchains, e tem dentro de si uma moeda chamada Ether que este sim é uma moeda, mas como o nome Ethereum acabou pegando, ele é usado também para se referir a moeda Ether.

Explicarei em mais detalhes as diferenças disto a frente. Mas importante vislumbrar que não é tudo Bitcoin e alternativa a Bitcoin, existem várias diversas novas tecnologias que conversam com Blockchain e tem diversas outras utilidades.

Mão na massa

Objetivando não me estender muito nesta postagem, irei dar fim por aqui, e dessa vez não tenho uma aplicação direta para vocês, indico aqui que pesquisem a palavra chave “blockchain” e vejam suas diversas aplicações e óticas para que assim tenham uma visão mais ampla desse contexto definitivamente importante para se falar em crytocurrency.

E como um presente deixo aqui meu video favorito sobre blockchain feito pela Supuerdeluxe:

https://twitter.com/superdeluxe/status/877216009890824192?lang=pt

Grande abraço ❤

Notas Finais: Aqui é minha ótica e aprendizado, não necessariamente são conselhos financeiros e definitivos, é uma área muito nova e com poucas certezas absolutas, leia, julgue e busque suas próprias estrategias e maneiras de lidar com o seu dinheiro ganho à partir de seu esforço.