O que é uma exchange, uma casa de câmbio ? (Iniciante)

Essa parece mais complicada, mas vamos tentar clarear aqui!

Conceito

Podemos entender essencialmente uma Exchange como uma casa de cambio, no caso ela sendo online como é o caso da grande maioria, uma casa de cambio online, simples assim essencialmente.

O que faz?

Basicamente ela serve como um local centralizador cheio de diferentes moedas, podendo haver moedas crypto e fiat* ou apenas crypto.

*Fiat é dinheiro de valor intrínseco estabelecido pela regulamentação de um governo ou lei. No caso as moedas que já conhecemos do mercado, o dinheiro “comum” — Dólar, Real, Euro, Libra entre outros.

Como ela faz?

Aqui chegamos em um ponto mais interessante, as exchanges tem diferentes formas de trabalhar, e podem trabalhar simultaneamente em mais de uma forma, inclusive algumas são tão complexas que chegam a parecer bancos realmente, vamos a elas:

  • Venda direta de Cryptomoeda: O modelo mais simples para uma exchange é acumular diferentes moedas compradas a baixo custo e vender pela cotação do mercado incidindo sua taxa de serviço em cima. A exchange aceita comumente moedas de países (dólar, euro….), devendo assim ter um sistema de pagamento do mercado online(paypal, payeer, okpay), ou aceitar pagamento por bancos, ou diretamente através da Visa, Mastercard ou outros players já presentes no mercado de moedas tradicionais, além do pagamento de impostos na maioria dos países.
  • Trade de Fiat, Crypto moeda: “trade” já essencialmente uma lógica diferente, não é a empresa que vende diretamente e sim outros usuários, ela apenas fica no meio como uma intermediaria, aqui você pode comparar ao mercado livre, o qual não tem os produtos, mas ajuda usuários a achar outros usuários e trocarem entre si. O serviço que é feito é exatamente esse aqui, liga usuários que estão vendendo com usuários que estão comprando e cobram comumente uma taxa em cima disso para o ganho de seus lucros.
  • Empréstimo de Fiat e Cryptomoeda: Algumas adicionam o modelo de emprestar as moedas para usuários, sendo as próprias ou de outros usuários, bem semelhante a um banco aqui, o dinheiro fica em uma especie de poupança, e o usuário deixa ser usado para pessoas que querem as moedas emprestadas, depois eles pagam uma taxa por esse empréstimo, tanto para a exchange quanto para o usuário que a empresta.
  • Conversão de Fiat, Cryptomoedas e Assets: Aqui adiciona-se apenas a conversão em bens ainda mais tangíveis, podendo converter moedas nacionais ou crypto para assets como Ouro, Prata entre muitos outros. Um modelo mais ligado ao antigo mercado, a um lastro mais sólido e etc, mas assunto para um momento mais avançado.
  • Armazenamento de Fiat e Cryptomoeda: Isto é algo recorrente entre exchanges, mas importante citar aqui. É comum as exchanges criarem carteiras locais para os usuários para cada uma de suas moedas. Então se uma exchange trabalha com 8 tipos de moeda, um novo usuário acaba ganhando naquela exchange 8 carteiras novas. Mas importante citar aqui, que são carteiras mais inseguras e fora de seu controle, que por exemplo, se a exchange falir, ela leva todo seu dinheiro junto, e isso já aconteceu, assim tal como um banco falir. Por isso a dica aqui é não deixar todo seu dinheiro por muito tempo dentro de exchanges, principalmente as que não tem tanta confiança, elas mesmos muitas vezes indicam a você sacar para uma carteira própria sobre seu controle. O que também permite que você transfira moedas com taxas mais baixas e para locais que só aceitam carteiras próprias, não carteiras de exchanges e isso é assunto mais detalhado para o futuro.

Acho que este post já está ficando longo para algo iniciante, então termino apenas citando exchanges que gosto para que possam colocar a mão na massa um pouco mexendo nelas.

Mão na massa

  • Cex.IO: Essa foi uma das primeiras que usei, ela pode ser utilizada tanto para compra direta quanto para trade, sendo assim uma taxa por bitcoin mais competitiva de valor, mas paguei altas taxas de cartão, mais IOF mais taxa do CEX para poder comprar lá através de cartão de crédito mastercard internacional, o que as vezes pode valer a pena ainda sim, outras vezes não.
  • Bitfinex: Essa é minha preferida, gosto da estética e segurança que me da, é uma bem grande do mercado e tem moedas que gosto de apostar. E anteriormente ela aceitava Fiat, mas agora parece que aceita apenas crypto até haver novas atualizações.
  • Wirex: Essa foi a minha primeira experiência com bitcoin, ela é bem bonita e tem um cartão de crédito próprio para dolar e euro, eu inclusive pedi um de dólar para o brasil e consigo utilizar ele em vários locais, transferindo de bitcoin para dólar direto pelo site ou app e fazer compras normalmente.
  • LakeBTC: Essa eu comecei a utilizar para testar por aceitar diferentes formas de pagamento, e queria aumentar meu espectro de conhecimento, então fui testando cada uma de suas funções, ela é de chineses o que envolve um pouco de risco nos dias atuais (Set/2017). Não é muito bonita, mas bem funcional e é focada em trade, bem direcionada para bitcoin, ela ao que li é uma das maiores Exchanges do mundo em trade de bitcoin especificamente.
  • Changelly: Aqui já é um pouco diferente, tem outra estética de venda direta, no qual ela variantes moedas, e você chega e troca uma moeda sua por outra instantaneamente. Focando só em crypto e uma maior agilidade e facilidade.
  • Shapeshift: Aqui é bem semelhante a acima. Optei por colocar as duas, porque ambas são belas e fáceis de usar, o que não quer dizer melhores preços, mas a praticidade as vezes vale um custo um pouco maior, vale visitar as duas para comparar preços das moedas que quer trocar e comparar melhor custo benefício.
  • Cryptonia: Essa é uma nova que estou testando ainda, e me parece bem grande a quantidade de moedas possíveis de se adquirir por lá, uma boa maneira de arriscar em novas moedas com baixo investimento.
  • Foxbit: Sei que coloquei aqui por último, e não posso deixar de citar, existem uns 5 players brasileiros que tem quase todo mercado de bitcoin local, ao que pude ver todos tem quase mesmo nível de qualidade e faixa de preço. A que mais gostei no final foi a Foxbit e todas elas são fáceis de se adquirir bitcoins por já estarem no Brasil e aceitarem diferentes formas de pagamento dentro do que já estamos acostumados, mas em comparativo achei sempre alto o custo da unidade de bitcoin aqui, apesar de que fica equiparável somando as taxas em cima da compra por exemplo dentro da Cex.io, então fica uma decisão pessoal voltado ao maior conforto ao final com as plataformas e seus preços.

Sim, são muitas, mas elas tem objetivos e estéticas diferentes, por isso testar algumas vai te dar uma noção maior do espectro de possibilidades entre elas, em breve posso até vir colocar mais algumas.

Grande abraço ❤

*Alguns dos links são referral, que significa que quando você utiliza dele, é um link convite vindo de mim, o que comumente da bônus para os dois lados e algumas vezes apenas para um deles. Então agradeço muito se usarem, porque realmente me ajuda nos serviços que utilizo. Ex: Uber invite.

Notas Finais: Aqui é minha ótica e aprendizado, não necessariamente são conselhos financeiros e definitivos, é uma área muito nova e com poucas certezas absolutas, leia, julgue e busque suas próprias estrategias e maneiras de lidar com o seu dinheiro ganho à partir de seu esforço.

Like what you read? Give Cryptonoob a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.