A mensageira

Cynthia Silva
SEMIÓTICA - Turma 2018.1
2 min readAug 16, 2018
A mensageira — A história de Joana D’arc

O cartaz mostra na parte superior Joana, que ocupa o primeiro plano, segurando uma espada focada em alguma ação. Na parte de baixo, cavalgando um cavalo e segurando uma bandeira, ela segue para o lado contrário da corrida feita pelo exército. Por todo cartaz as sombras cercam essas duas imagens.O subtítulo é em branco, enquanto o título além de quase fazer desaparecer o primeiro, ainda tem destaque a mais com o vermelho em sombra.

A razão de ter escolhido esse cartaz vem a ser como ela é mostrada, comparado a imagem do senso comum. Por ter sido uma figura santificada, a maioria das vezes Joana D’arc é retratada de forma etérea ignorando o fato dela ter vivido uma vida humana, onde sentiu dor, raiva, etc. Mas também o fato dele ser bem honesto sobre o modo pelo qual será abordada a história e a personagem.

Os elementos mais expressivos dessa imagem são o céu pesado, Joana olhando para o alto, a fonte do título, a bandeira branca, o exército sendo contrariado por ela. A sombra vermelha do título contribui com uma a atmosfera dramática que também se faz presente na forma de contar a história. O contraste do céu ajuda a construir uma atmosfera caótica, de guerra. As nuvens pesadas com o amarelo do horizonte deixa ambíguo se ambos elementos anunciam um amanhecer ou um incêndio próximo. A imagem dos soldados correndo para um lado e ela cavalgando para o lado oposto traz dois significados, ao olhar de um modo mais geral e outro mais focado na expressão feita por Joana. Em uma percepção mais superficial ao ver o elemento da bandeira branca carregada por ela e a direção tomada pela mesma cria um entendimento que a bandeira carregada vai levá-la para o lado contrário do seu exército. Sem necessidade de descobrir o que tem escrito na bandeira carregada fica claro que ele representa qual o verdadeiro lado Joana D’arc serve. Entretanto enfatizando o rosto dá para enxergar um tipo de hesitação, o que mostra um questionamento sobre o seu papel nos acontecimentos. Assim, esse versus a determinação no retrato em destaque entrega uma mensagem de confusão em uma situação que não há volta.

--

--