Análise da obra “Desenvolve” de Arnaldo Antunes

cecilia frazao primo
SEMIÓTICA - Turma 2018.1
2 min readSep 12, 2018

A imagem acima faz parte da exposição “Palavra em Movimento” de Arnaldo Antunes , cujo nome da obra é “Desenvolve” a qual estava exposta na Caixa Cultural no bairro do Recife Antigo.

Essa obra em específico, por não ser uma única tela e sim pequenos quadros já possui uma característica que diferencia ela das demais. Apesar da aparência simples ela diz ao público que tem uma ordem para seguir, assim, tendo uma compreensão melhor da obra.

Ela é composta por 9 telas de madeira, do mesmo tamanho e alinhadas, podemos perceber que a técnica de impressão foi utilizada de modo que todas utilizam as cores branca e preta. O artista utiliza também uma técnica a qual era utilizada nos anos 50 pelos concretistas brasileiros, os quais criaram diferentes modos de construir poemas, assim, dando o formato da “arte geral da palavra”. A tipografia relembra à uma maquina de datilografia (máquina utilizada na transcrição de documentos e todo tipo de produção textual).

Como podemos ver nessa animação da obra, ele está em loop, com isso demonstrando um ciclo o qual mostra a expansão do “volver”, transformando em desenvolver. Com isso podemos interpretar que o ato de volver gera um desenvolvimento. Podemos trazer uma conexão dessa obra com a própria história da máquina de datilografia, pois no ano de 1880, essas máquinas foram incorporados nos escritórios para facilitar as transcrições dos documentos. O funcionamento da máquina remete a esse ciclo, pois o desenvolvimento de um texto é o volver do “rolo” quando termina uma linha, dando um novo começo.Como se tratava de uma tecnologia nova na época, precisava de pessoas que pudessem digitar com precisão e rapidez, devido a essa situação as mulheres ganharam um espaço para esse trabalho, ao ponto de dominar essa área.

Dessa forma, deu-se inicio aos primeiros movimentos dos direito das mulheres, começando no meio de trabalho. Todo desenvolvimento precisa ter um envolvimento o qual toma grandes proporções de transformação na sociedade em que vivemos e futuramente, no mundo.

--

--