Análise semiótica da obra

Cynthia Silva
SEMIÓTICA - Turma 2018.1
2 min readSep 12, 2018

Criado por Arnaldo Antunes, Palavra em Movimento foi considerado a melhor exposição do ano qual foi lançado em 2015. Com forte inspiração da poesia concreta o verbicovisual se manifesta relacionando o gráfico e fonético. A peça Crescer vem a ser formada por letras em relevo coladas à parede. Fora de ordem e preenchido pelo nome da mesma variadas vezes em escalas diferentes. Essas letras além de expandir e diminuir também existe um fluxo de onda ao se ler. As sombras acrescentam mais movimento.

A razão de ter escolhido essa peça foi o fator acessibilidade que em primeiro momento parece simples, fácil de entender. Mas ao passar mais tempo observando, dúvidas sobre o seu real significado ela se mostra bem misteriosa e abrangente.

Os elementos existentes são em principal a palavra em si, a repetição dela, o movimento e o tamanho variante. A sequência repetitiva da palavra cria um fluxo de leitura. A falta de ordem das letras uma impressão de confusão e também pressa.

Elas oscilando ao percurso que os olhos fazem reforçam a ideia anterior. Ligando isso ao significado de crescer o entendimento evidente é sobre o processo de crescimento qualquer tipo que seja ele. Como pode ser atropelado e impaciente. No contexto da obra, o relevo das letras qual criam sombras e chamam atenção, mesmo de longe fazem acreditar que o propósito é exatamente um paralelo a palavra. Como os dois são impossíveis de ignorar.

--

--