Enviando mentiras

Cynthia Silva
2 min readOct 25, 2018

--

Fake News são literamente notícias falsas. Esse tipo de notícia ganhou destaque com a campanha de eleição de Donald Trump, pelo motivo das mentiras espalhadas serem feitas com intenção de desinformar quem ler. Como essa prática está se tornando comum é preciso procurar alguns aspectos no processo de leitura para não cair em um delas.

O site Organic Consumers Association fez uma postagem com uma citação de um vazamento de informação sobre o 11 de setembro. Na barra de cabeçalho existe um site da onde a notícia havia sido primeiramente postada e o autor, junto a data dela. O texto diz que o informante vem fazendo uma série de revelações sobre o assunto e descreve vagamente detalhes, além de suas motivações para fazê-lo.

Os elementos a serem analisados são em geral a fonte, autor, a quantidade curta de detalhes, provas e também palavras. Além desses ainda é importante incluir a credibilidade do site.

Escolhi essa fake news pela headline chamar atenção, uma característica dessa categoria de texto. O governo americano ser o culpado pelo 11 de setembro já virou quase uma lenda urbana, então uma confissão sobre o acontecido é um assunto de interesse para um grande público. Entretanto, é difícil entender o que essa notícia nesse estilo investigativo faria no site de consumo de comida orgânica, mesmo que tenha uma aba sobre globalização e politica era mais entendível que o teor dos assuntos fossem mais relacionados ao tema do site e interesse do possível leitor. O texto tem uma extensão bem curta incomum ao tipo jornalistico, além de poucos detalhes de como supostamente teria acontecido a ação e o total de nenhuma prova que corroborasse a fala do entrevistado. Ao procurar informações do autor do artigo fica claro o estado de notícia falsa que ela tem. Com uma busca rápida mostra a reputação de criador de fake news que ele é dono. E a cereja do bolo na observação vem a ser o site onde daria mais detalhes e referências está fora do ar, impossibilitando aprofundar nas falas da declaração.

--

--