Fake News- Análise semiótica

thiago andreassa de azevedo lemos
2 min readOct 25, 2018

--

Foi pedido por Mabuse, professor da cadeira de semiótica, que fizéssemos uma análise semiótica de alguma Fake News de nossa escolha. A foto escolhida traz diversos elementos de texto e imagem, o texto afirma trazer informações ao vivo de Washington DC de que fotos de gato foram banidas da internet, o texto também nos fornece uma data e uma frase de efeito. A imagem mostra dois gatos, onde um deles encara a câmera com expressão de espanto.

Com o intuito de identificar se a notícia em questão é uma Fake News devemos seguir os seguintes passos:

  • Ler todo o conteúdo
  • Verificar a fonte
  • Conferir a identidade dos autores do texto e procurar um histórico de seus trabalhos
  • Verificar a data
  • Verificar a ortografia
  • Verificar se a Mensagem é muito sensacionalista

O primeiro passo é ler todo conteúdo, que já foi feito no parágrafo anterior, o segundo seria justamente verificar a fonte da notícia, que foi encontrada no Google imagens, ela não fornece a identidade dos autores, a data está lá porém apenas ela não traz informações suficientemente relevantes, a ortografia não está necessariamente errada, contudo, na frase de efeito “Apocalypse Meow” o autor faz um trocadilho, comportamento nada profissional para se encontrar numa notícia, por último a mensagem, “GOOGLE BAN CAT PICS ON THE INTERNET!” é extremamente sensacionalista, beirando ao nonsense e ao absurdo.
Feitas as observações fica claro que a notícia em questão é uma fake news, dentro contexto de onde ela foi encontrada (no Google imagens) é certo de que foi feita com o objetivo de satirizar as fake news, já que o conteúdo da notícia, além de absurdo, é irônico, já que traz a foto de gatos e se encontra no Google.

--

--