Inteligências Artificiais e Criatividade

CAIO DE MELO CISNEIROS COSTA
2 min readDec 4, 2018

--

vO uso de inteligencias artificiais, as chamadas “IA”, tem se tornado cada vez mais comum em vários setores, algorítimos que possibilitam o entendimento ou recolhimento de dados em uma rapidez e interpretação jamais vista antes, e é claro que no mundo cinematográfico isso não seria diferente, as IA tem transformado como ações e decisões são executadas, tem transformado atores imitando animais em telas verdes em personagens 3D tão realistas quanto eles mesmos, tudo isso de forma rápida, prática e autônoma.

E é fácil pensar que tecnologias como algoritmos e robôs farão a indústria cinematográfica seguir o caminho do operário de fábrica e do representante de atendimento ao cliente, e argumentar que o cinema artístico está em declínio. Para a indústria cinematográfica, a mesma narrativa não se aplica — a inteligência artificial parece ter melhorado a criatividade, e não reprimido.

Thanos / Josh Brolin

A questão é: A profissão do ator ficou para trás ou caminha para se tornar obsoleta? muito pelo contrário, se tornou mais rica. A interpretação de personagem fantásticos se tornou muito mais fácil, e complexa, a medida que os atores poderam ter em tempo real a representação de suas atuações já animadas, como foi o caso de Josh Brolin, que no seu primeiro dia de gravação no set de Vingadores: guerra infinita, interpretando o personagem Thanos a partir do uso de sensores de movimento, foi capaz de ver como ficaria o resultado “final” do seu personagem e de sua performance, a nível de expressões e movimentos sutis, sem que nenhum tipo de animação tivesse que ser posteriormente feita.

esses algoritmos podem realizar rapidamente tarefas que costumavam exigir equipes dedicadas de pessoas. Mas quando usados ​​de forma eficaz, podem ajudar a obter os melhores desempenhos, as edições mais suaves e os efeitos visuais mais avançados possíveis hoje. E mesmo que os algoritmos mais avançados possam estar limitados aos grandes blockbusters da Disney atualmente, eles um dia se tornarão o padrão, assim como várias outras tecnologias.

O uso de Ai não substitui profissionais nem limita a criatividade, mas torna o trabalho deles menos monótono, onde atividades que levariam dias são feitas em horas, e o profissional tem mais tempo pra por a criatividade em prática em outros aspectos mais importantes, tornando a obra mais complexa e mais polida, sejam eles atores, animadores ou diretores.

--

--