Fenômeno

Jonathan
CS-FILO-2018–2
Published in
3 min readSep 17, 2018

Conceito: Fenômeno é a definição de qualquer evento observável.

Segundo Immanuel kant, Os fenômenos constituem o mundo como nós o experimentamos, ao contrário do mundo como existe independentemente de nossas experiências. Os seres humanos não podem saber da essência das coisas segundo nossos esquemas mentais que nos permitem apreender a experiência o termo “filosofia” na época de Kant seria hoje o equivalente aproximado do que chamamos de “ciência”. A filosofia deve,portanto, preocupar-se em compreender o próprio processo da experiência.

A percepção de Kant acerca dos fenômenos foi também interpretada como influenciadora tanto no desenvolvimento de modelos psicodinâmicos da psicologia, quanto em teorias acerca do modo como o cérebro e a mente interagem com o mundo exterior.

De acordo com Niels Bohr, “Nenhum fenômeno é fenômeno até ser observado”.

Com base na visão de Kant, eu vejo o fenômeno como algo que podemos notar ou perceber, isso vai desde uma rotina onde podemos observar os mesmos fenômenos, como também podemos notar fenômenos diferentes. Então, como é possível observar e identificar esses fenômenos, é interessante entender que eles são tudo o que vai levar-te a uma experiência final, todo aquele passo-a-passo de eu estar em casa, chamar um uber, abrir o portão, colocar o celular no bolso, entrar no carro, falar com o motorista, enfrentar trânsito, observar que o sinal ficou vermelho, o motorista parou,chegar ao shopping,pagar a corrida,descer do carro,entrar no shopping, comprar um ingresso para o cinema, comprar pipoca,entrar no cinema,ir para meu assento,assistir ao filme,comer pipoca.

Então, podemos notar uma série de fenômenos que,no final, estão gerando uma experiência de assistir a um filme no cinema,assim,de certa forma,fenômenos afetam a vida de cada pessoa,tendo em vista que a percepção está inclusa.como NIELS BOHR cita, e concordo, nenhum fenômeno é fenômeno até que seja observado.

Logo, se começamos a perceber os fenômenos, podemos identificar uma certa experiência que aquela série de fenômenos pode nos proporcionar.

Poderia até antecipar uma percepção de experiência através dos fenômenos, se você tem o fenômenos como um passo-a-passo, e a experiência como destino final, você sabe e vê que esses fenômenos irão levar-te em algum lugar e, se fizermos uma trajetória de fenômenos, podemos notar até onde esses fenômenos vão nos levar, com base na nossa percepção desses fenômenos, seremos afetados e,depois,será gerada uma experiência.

O interessante é saber identificar o que se passa em determinadas situações, isso vai de uma pesquisa para identificar se a experiência está sendo agradável ou de maneira que deveria ser com base o objetivo da experiência,ou como podemos identificar algum problema para poder se tomar uma providência.

Vejo fenômenos como algo essencial para a vida humana,uma visão inteligente de entender as coisas a partir de observções.

Assim sendo, podemos viver experiências apenas observando os fenômenos, mesmo que, eu não tenha passado por determinada experiência é possível apreender por meio de observações dos fenômenos podendo chegar a uma conclusão mental a respeito da experiência.

Desde que você não passe por uma série de fenômenos para gerar uma experiência e só observar os fenômenos de outra pessoa,você apreende e consegue saber o que se passa com aquela outra pessoa através dos fenômenos, gerando um aprendizado para si por meio da percepção.

Portanto, através de nosso aprendizado e percepção nos fenômenos, podemos concluir que, mesmo sem passar por esses fenômenos e apenas observando, também seremos afetados, trazendo, de modo, uma série de informações e proporcionando-nos experiência.

“ A percepções dos fenômenos nos afeta gerando experiência”.

--

--