O que são Veículos Agrícolas Autônomos e como eles podem aumentar a produtividade na agricultura?

Culte
Culte
Published in
4 min readSep 3, 2019

Recentemente, os veículos autônomos ganharam grande significado no cenário internacional. Grandes empresas como a Tesla, de Elon Musk, Google, Ford e Uber tem investido nesta tecnologia que consiste no uso de inteligência artificial para criar veículos que se orientam sem a necessidade de um motorista.

Além do uso civil e de empresas transportadoras, essa ferramenta representa um grande avanço também no campo, otimizando o plantio, a colheita e aumentando a produtividade.

No campo, estes veículos são conhecidos como Veículos Agrícolas Autônomos (VAA) e configuram um diferencial para a agricultura. Para deixá-lo mais inteirado quanto ao tema, preparamos este breve artigo sobre o assunto. Acompanhe!

Como esses podem revolucionar a produtividade na agricultura?

Antigamente, muito tempo era dedicado para operações manuais, pois existia pouca tecnologia para que os trabalhos no campo fossem desenvolvidos de forma autônoma. Por conta disso, era necessário que muita mão de obra fosse empregada, o que prejudicava a criação de novas metodologias de gestão que otimizassem a produtividade na agricultura, além de tornar o processo bastante caro.

Entretanto, com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, os trabalhos manuais têm sido automatizados, o que permite que os colaboradores no meio rural possam trabalhar de forma mais confortável e menos braçal, investir o seu tempo e esforços em conhecimento técnico, que apresentam maior possibilidade de aumentar a lucratividade do agronegócio.

Dirigir sempre foi uma atividade que dependeu diretamente da ação humana. Todavia, o avanço da tecnologia e descobertas da Inteligência Artificial permitiu que fossem desenvolvidas tecnologias de carros autônomos, que utilizam sensores e informações georreferenciadas para se locomover de forma prática, segura e eficiente.

Inicialmente pensada para o contexto urbano, viu-se logo que esta oportunidade poderia ser aplicada em uma série de setores produtivos, como a própria agricultura, substituindo os veículos manuais. O processo se encontra em transição, mas já é capaz de verificar a potencialidade que os VAA apresentam.

Quais são as funções que o veículo agrícola autônomo pode desempenhar?

Pulverizador autônomo

Os pulverizadores são instrumentos que auxiliam o agricultor principalmente no combate à insetos e ervas daninhas. Entre suas peculiaridades, destaca-se por dosar a quantidade de fertilizante ou defensivo sobre a plantação, regulando para que não sejam aplicados em demasia, o que geraria desperdício, nem menos que o necessário, o que o tornaria ineficiente.

Quando realizada de forma manual, essa atividade leva um bom tempo para ser feita, além de estar sujeita à falha humana. Com a automatização do processo, os riscos de erros diminuem, além de possibilitar que um único colaborador possa gerir vários pulverizadores ao mesmo tempo.

Veículo autônomo de carga

O transporte da carga dentro da propriedade é uma instrumento muito importante. Após ser colhida, a plantação deve ser armazenada em um local seguro até que possa ser transportada para o seu comprador, estando ele na cidade, em outro estado ou até mesmo em outro país. Apesar do transporte ser realizado para a mesma propriedade, demanda tempo e esforço, o que encarece essa questão que parece tão simples.

Com os veículos agrícola autônomos, é possível automatizar esse processo, o que acelera o processo de armazenamento do material em local seguro e contribui para o aumento da qualidade do produto, além de economizar custos, possibilitando que um único colaborador gerencie vários veículossimultaneamente.

Veículo autônomo para o plantio

O plantio é uma das etapas mais importante da plantação, assim como a preparação e manutenção do solo. Essa ação demanda muito tempo dos colaboradores quando realizada de forma manual, além de estar sujeita à falha humana. Com o passar dos anos, uma série de tecnologias foram sendo implementadas a fim de minimizar estes erros.

Com o Veículo Autônomo para plantio, tornou-se possível automatizar o plantio em sua totalidade, sendo necessário apenas que um colaborador verifique e faça a gestão dessa atividade.

Veículo autônomo para colheita

A colheita é a etapa final da plantação, antes da etapa de armazenagem, e distribuição. Por muito tempo, ela foi feita de forma manual, até a criação das colheitadeiras mecânicas. Apesar de significar um grande avanço, estas ainda são sujeitas à falha humana.

Com a implementação do VAA para esta etapa, aumenta-se a eficiência no momento da colheita, o que implica, necessariamente, em maior produtividade para a plantação e lucratividade para oprodutor rural.

Conheça a plataforma da Culte e saiba como ela pode te aproximar desta tecnologia:

A Culte é uma plataforma inovadora que une investidores, produtores rurais, profissionais do agronegócio, fornecedores e compradores, aproximando-os e desburocratizando a negociação entre todos estes agentes, além de oferecer métodos para otimizar a lucratividade do negócio, como o Barterpara pequenos agricultores e a inserção de uma criptomoeda própria para desenvolver um modelo de negócio seguro, sem burocracia e eficiente.

Vale ressaltar que assim como os veículos autônomos para uso civil, os veículos agrícolas autônomos encontram-se em estado de implementação, ou seja, ainda são caros e encontra-se poucas opções no mercado.

Mesmo assim, oferecem uma série de benefícios e um pioneirismo interessante para quem deseja tornar a produtividade da plantação diferenciada, além de melhorar aspectos como desempenho e qualidade do material.

A tecnologia é recente e ainda tem muito para avançar, mas em poucos anos terá invadido o agronegócio alterando a forma de produzir e contribuindocom o aumento da produtividade na sua propriedade rural, conforme citadas ao longo do texto.

--

--

Culte
Culte
Editor for

Somos uma empresa de tecnologia que trabalha em prol da inclusão digital e do empoderamento dos pequenos produtores rurais do Brasil.