Saiba como IOT e Irrigação inteligente podem auxiliar a agricultura familiar

Culte
Culte
Published in
4 min readSep 2, 2019

A agricultura sempre esteve intimamente ligada com a capacidade de irrigação de determinado local. No antigo Egito, por exemplo, eram construídos canais de irrigação do Nilo até as plantações de trigo, tanto para viabilizar a produção quanto para aumentar a sua eficiência. No Peru, a civilização Inca desenvolveu um engenhoso sistema de irrigação para as plantações localizadas em encostas, que viabilizou a construção, manutenção e abastecimento de cidades em locais íngremes, como Machu Picchu.

Com o passar dos anos, foram inseridas tecnologias para otimizar a irrigação e evitar o trabalho manual nesses locais de trabalho. No Brasil não é diferente. Por ser um país abundante em água, as propriedades rurais brasileira costumam usar métodos pouco eficientes, que utilizam muita água para alcançar o resultado. O modelo mais comum de irrigação nas propriedades rurais brasileira é a aspersão, que apesar de ser simples de ser praticada, desperdiça muita água.

Para solucionar essa questão, o uso de IOT (internetdas coisas) e irrigação inteligente pode ser uma excelente alternativa. Com o intuito de apresentar essa tecnologia para você, desenvolvemos este pequeno artigo. Acompanhe!

Afinal, o que é IOT e Irrigação Inteligente?

IOT é a sigla em inglês para Internet of Things (Internetdas Coisas). Esta tecnologia consiste numa interconexão digital de objetos cotidianos com à internet. Estes objetos podem ser os mais variados, como veículos e edificações físicas, tornando-os capazes de transmitir e coletar dados.

Já a irrigação inteligente consiste numa técnica de irrigação que utiliza informações precisas sobre as condições do solo, da planta e da água disponível no local. Um dos apoios que a irrigação inteligente pode receber é por meio da IOT, que oferece a ela um grande subsidio para atuar de forma inteligente e eficaz durante o processo.

Entre as informações oferecidas para a tomada de decisão pela irrigação inteligente por meio da IOT, é possível observar variáveis ambientais ligadas ao clima, planta e solo. Após receber e analisar estas informações, o sistema irriga a plantação de forma automatizada, sem necessidade de autorização prévia de uma pessoa, o que elimina riscos de falha humana.

Quais são os principais benefícios do IOT e irrigação inteligente para a agricultura?

Sustentabilidade

É impossível pensar em atividade agrícola nos tempos atuais sem levar em consideração o fator da sustentabilidade. Nosso mundo está cada vez mais populoso e é necessário que recursos, como a água, sejam preservados, para que sua falta não prejudique milhões de pessoas.

Portanto, soluções como IOT e Irrigação Inteligente, economizam na utilização de recursos e são muito bem-vindas. Assim, a água é utilizada de forma calculada, evitando desperdícios e garantindo o pleno desenvolvimento da plantação.

Produtividade

Não há como produzir nada na agricultura sem água. E se ela for utilizada de forma inadequada, seja para mais ou para menos, a produtividade é afetada. Com menos geração de produtos agrícolas, é necessário que seja ocupada uma área maior de plantio, o que implica em aquisição de novas terras e um maior investimento em infraestrutura.

Dessa forma, a irrigação inteligente aliada ao IOT é um instrumento imprescindível para aumento da produtividade e, consequentemente uma maior competitividade ou aumento do lucro para o produtor rural, mesmo ocupando a mesma área.

Economia

Além de desperdiçar água, a irrigação ineficiente desperdiça dinheiro. Tanto para as propriedades que compram este recurso quanto para aquelas que possuem água em seus domínios, como açudes.

Lembre-se, quanto mais água for desperdiçada, maior a quantidade dela é necessária para fazer a irrigação, e mais infraestrutura é necessária para armazenar essa água, como açudes. A construção e a manutenção dessa infraestrutura são caras, o que torna a IOT e a irrigação inteligente essenciais para enxugar as despesas.

Em áreas de escassez de água, a utilização dessa tecnologia pode ser a única forma de ter produção agrícola na quantidade e qualidade desejável.

Melhora da qualidade dos produtos

A água é um dos elementos mais importantes para determinar a qualidade da plantação. Se a planta receber água demais, o seu desenvolvimento é prejudicado, assim como se receber pouca água. Dessa forma, é importante que a irrigação ofereça à plantação a quantidade exata de água que ela precisa.

Economia de mão de obra

A mão de obra está cada vez mais escassa no campo. Somado a isso, temos a perda de tempo com a coleta manual de dados pluviométricos e análise da umidade do solo pelos colaboradores, que poderiam usar esse precioso tempo para atividades mais importantes. Com a utilização deIOT e irrigação inteligente, esse tempo é melhor aproveitado.

Além disso, por conta do envio das informações pelo IOT se dar de forma automatizada, não há risco de as informações serem perdidas ou esquecidas, o que é comum quando a gestão é feita por humanos.

Como a Culte contribuir para que o pequeno produtor rural utilize desta tecnologia?

A Culte é uma plataforma que aproxima investidores, aperfeiçoando o campo, compradores e produtores rurais. Dessa forma, o intercâmbio de informações e de novas tecnologias são facilitados. Além disso, possuímos nossa própria criptomoeda para desburocratizar e facilitar o processo de negociação entre os agentes do setor agrícola.

Sendo assim, o IOT e a Irrigação inteligente são uma excelente alternativa para aumentar a produtividade e qualidade da sua produção, especialmente quando trabalhadas juntas. Por conta das suas vantagens, devem ser vistas como um investimento com alto potencial de retorno, e não como um mero gasto desnecessário.

--

--

Culte
Culte
Editor for

Somos uma empresa de tecnologia que trabalha em prol da inclusão digital e do empoderamento dos pequenos produtores rurais do Brasil.