Consultores associados

Cultivia é um grupo de consultores independentes que ajuda organizações de cultura a cumprir os seus objetivos estratégicos. A primeira iniciativa no Brasil dedicada ao planejamento e design de serviços para marcas culturais.

Luis Marcelo Mendes
Jornalista e consultor de organizações culturais, especialista no desenvolvimento de projetos de comunicação, branding, mídias digitais, editoriais e exposições. Experiência como empreendedor e conhecimento abrangente de todos os lados de criativos projetos: as necessidades de gestores, designers, desenvolvedores, provedores de serviços. Profundo conhecimento do segmento cultural. Desde 2011 dedica seu foco ao setor de museus, sendo um dos principais pesquisadores no Brasil sobre branding, desenvolvimento público e tecnologias.

Gabriela Moulin
Consultora em estratégia e conteúdo para marcas, projetos culturais e projetos de investimento social. Atua no planejamento, gestão, avaliação e posicionamento institucional de projetos e instituições culturais e sociais, e em projetos de comunicação e branding.

Claudia Porto
Cláudia Porto é museóloga e consultora de museus. Desenvolve projetos digitais, planos museológicos e pesquisas de benchmarking para museus. Produz eventos que têm museus como tema e cria projetos de parceria entre museus no Brasil e no exterior. Dá palestras e oficinas sobre museus e o mundo digital. Claudia tem especialização em Conservação de Acervos e MBA em Gestão Empresarial. É membro do Conselho Estadual de Política Cultural (Rio de Janeiro), membro da direção do Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções (Committee for Collecting — COMCOL), e membro da diretoria do Comitê Brasileiro do ICOM. Foi diretora de projetos de mídia digital por 15 anos, foi assessora técnica do Museu da República, diretora da Casa da Marquesa de Santos e Arts & Exchange Coordinator do British Council no Brasil. É professora visitante no curso de MBA Gestão de Museus (UCAM), na disciplina “Mídia Social em Museus”.

Christophe Buffet
Especialista em soluções técnicas e design para novas mídias, radicado
em São Paulo. Há mais de 10 anos dirige e produz conteúdo audiovisual
e multimídia para museus e exposições com viés inclusivo, em projetos
como: Histórias da Infância no MASP, 31ª Bienal de São Paulo; X Bienal
de Arquitetura de São Paulo; Casa Brasil nas Olimpíadas de Londres;
Museu do Louvre; e outras propostas similares no Centre Pompidou, the
V&A, Tate Modern, The British Museum e The National Gallery London.
Mestre em “Editoração eletrônica e desenvolvimento de multimídia” pela
Universidade de Paris 8.

[Entre em contato]

Like what you read? Give Luis Marcelo Mendes a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.