#Podcast — O discurso do elevador

Você já atuou em um projeto onde o objetivo não estava claro o suficiente?

Se sua resposta foi sim, esse post é para você. Posso te dizer que atuar em um projeto onde a visão do produto não está clara, é horrível. É como montar um quebra cabeça sem saber o seu desenho final, praticamente, tendo que descobrir a cada peça mau colocada, o seu sentido. Projetos em que os envolvidos compreendem pouco ou quase nada do seu propósito real é, infelizmente, mais normal do que você imagina.

Quando o projeto possui uma visão uniforme, as decisões se tornam simples e todos os membros da equipe podem participar mais ativamente, propondo sugestões e aumentando a produtividade e qualidade de seus trabalhos. Uma forma de transmitir a sua visão do produto de maneira clara e em um curto espaço de tempo, é utilizando o discurso do elevador.

Neste podcast, te explico como transmitir uma visão do produto utilizando a técnica do discurso do elevador. Divirta-se.

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/183514258" params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”300" iframe=”true” /]

Para deixar mais claro, segue os itens que o discurso do elevador deve contemplar e que citei no podcast acima:

  1. Quem: O que você mais quer que seu ouvinte se lembre a respeito de sua organização ou produto?
  2. O quê: De que forma seu produto agregará valor e trará resultados ou impactará o negócio de seu ouvinte?
  3. Por quê: Quais são os benefícios exclusivos, os diferenciais que seu produto oferece?
  4. Objetivo: O que você espera que o ouvinte faça?

A imagem abaixo também foi citada no podcast, e exemplifica como uma visão do produto mau fomentada pode trazer problemas:

project_sw

Fonte de onde a imagem foi retirada: kolb.com.br

Um grande abraço e até a próxima!
Gostou? Então deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos. :)