A força das mulheres Azuis: representatividade feminina na Conta Azul

ContaAzul
Blog de Cultura Conta Azul
5 min readMar 11, 2022

Durante todo o mês de março, a Conta Azul celebra o dia da Mulher. Entretanto, todos os dias em nossa empresa buscamos valorizar e reconhecer as nossas Azuis. A representatividade das mulheres na Conta Azul pode ser observada no nosso quadro de funcionários, onde 49% são mulheres. Quando falamos em mulheres na liderança, 43% das vagas são ocupadas por elas.

Entendemos que as mulheres merecem a chance de conquistar as melhores oportunidades em todas as áreas da sua vida e na carreira não seria diferente.

A Grasi é a prova disso.

A Grasiela Bonatelli é nossa gerente comercial. Tem 39 anos e dois filhos lindos: o Bernardo e a Julia. Ela trabalha há sete anos na Conta Azul e tem um marco histórico: foi promovida nas duas licenças-maternidade.

Na primeira foto, a Grasi está celebrando o aniversário de 10 anos da Conta Azul. Na segunda foto, Grasi está abraçada com sua filha Julia e na terceira, Bernardo e Julia, seus lindos filhos estão posando para uma foto digna de um quadro ❤

Na primeira licença maternidade da Grasi, a empresa abriu uma vaga de coordenação e por entender que ela seria a #pessoacerta no #lugarcerto esperou o seu retorno. “A vaga era para início em dezembro e a minha licença terminava em janeiro. Eu falei que queria muito abraçar essa oportunidade e a empresa aguardou o meu retorno e assumi uma coordenação, pela primeira vez”, relembra. Grasi conta que voltou com tudo: “ainda mais comprometida, grata pela oportunidade e desafio de crescimento”.

A trajetória de crescimento não parou por aí.

De coordenadora passou a ser gestora de líderes. “Quando a pandemia estabilizou, a nossa estrutura voltou a crescer e descobri a gravidez da Júlia. Estava super envolvida no desenvolvimento de líderes, contratações e entrega de novos projetos, foi uma surpresa”.

Mesmo em cenário de pandemia e incertezas, Grasi diz que nunca temeu o seu futuro na Conta Azul.Sempre acreditei que a empresa seguiria apostando em mim, pela promoção na primeira licença maternidade, apoio da minha liderança e valorização que todas as gestantes tem aqui. Apesar do tempo de ausência, sempre acreditei que não havia o temer”, lembra. A Grasi entrou em licença maternidade um dia antes da filha vir ao mundo. Júlia nasceu no dia 9 de setembro, poucas horas depois da mãe se despedir dos seus colegas.

Poucos dias após o retorno do hospital, outra grande notícia: de Coordenadora Comercial, foi promovida a Gerente. “Vou ser sincera, minha expectativa por esse reconhecimento era grande, por toda a dedicação e amor ao meu trabalho, apesar de estar ciente do peso da licença maternidade para uma decisão como essa. Meu sentimento é de missão cumprida e que tudo valeu a pena. Fiquei extremamente feliz quando a minha gestora anunciou essa notícia. Foi gratificante”, disse.

A Grasi retornará no dia 1º de abril de 2022 ao trabalho (sim, no dia da mentira, mas é verdade rsrs!). Segundo ela, com mais garra ainda. “Meu propósito fora da Conta Azul, dobrou. Volto mais determinada, com mais vontade de fazer diferença e superar os desafios. É o meu jeito de retribuir a parceria que sempre tive com meus colegas de trabalho, além da imensa gratidão pelo reconhecimento que venho recebendo da empresa“, relatou.

Apesar da empolgação, a Grasi confessa que tem insegurança em conciliar o papel de ser mãe de duas crianças e a sua carreira. “Muita coisa muda. Estarei mais vulnerável, pois uma mãe sempre terá ligação especial e desafios com os filhos, além dos profissionais”, contou. Uma pesquisa feita pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora em 2021 comprova o que a Grasi diz em relação a alguns dos desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho. Segundo o levantamento, das entrevistadas, 79% acredita que os cuidados com a casa e a família atrapalham mais as mulheres do que os homens que buscam empreender. A pesquisa apontou ainda que 50% das empreendedoras com filhos alegaram que o fechamento das escolas impactou a rotina de trabalho.

Contratada durante a gestação

A Aline Faria é encantadora de Clientes na Conta Azul. Ela tem 31 anos e trabalha há quatro meses na empresa. Mas antes de ser contratada, ela levou um susto. Descobriu que estava grávida um dia antes da última etapa do processo seletivo, que era a entrevista com a líder de RH. “No momento da entrevista eu falei que estava muito feliz de ter chegado até ali, mas que tinha acabado de descobrir que estava grávida. Na hora, eles disseram que isso não seria um problema e que iriam entrar em contato”.

Dias depois, veio mais uma surpresa: ela tinha sido contratada.

Tem como não sorrir com essa foto? Aline sorrindo para uma foto encantadora aguardando a chegada do seu bebê.

É um sentimento de valorização, da minha história, das minhas experiências. Eu fiquei muito feliz em saber que eu fui contratada pelo que eu sou e pelo que eu posso contribuir”, disse. A Aline estava muito feliz em saber da gravidez, mas ficou com medo em relação à carreira. “Estava voltando ao mercado de trabalho e quando eu descobri a gravidez pensei que seria muito mais difícil conseguir uma vaga. E sem hesitar, a Conta Azul me deu essa oportunidade a qual serei eternamente grata”, finalizou.

Mulheres da Conta Azul

Na Conta Azul, o respeito às diferenças é um dos atributos que cultivamos em nossa cultura e que faz parte dos nossos valores como um princípio para todas as ações, além de estar muito presente em nossas práticas diárias. A Karin Ramos, nossa Head de People Experience, ressalta a importância da representatividade feminina na empresa. “Metade do nosso time é feminino, cada uma delas em momentos de vida e de carreira diferentes. Ter tantas mulheres contribuindo com seus olhares, com suas características e aprendizados, resulta em termos o privilégio de contar com um grupo de competências particulares que fazem a diferença na forma como trabalhamos. As mulheres têm a habilidade de exercer com maestria vários papéis, tem um olhar sensível e a atenção a detalhes que podem gerar resultados e experiências diferentes”, disse.

Karin Ramos posando para uma foto linda na sede da Conta Azul em Joinville.

Em relação às oportunidades dentro da empresa, acreditamos que lugar de mulher é onde ela quiser. A Karin complementa: “Trabalhamos para que as mulheres aqui se fortaleçam, sejam respeitadas e possam exercer toda a sua potencialidade em suas carreiras, independente de seus credos, escolhas, momento de vida e desafios pessoais”, finalizou.

Muito orgulho das nossas Azuis! #EmpoderaElas

Escrito por: Paula Just

E você, leitor(a)? Quer saber mais sobre o nossa história, nosso negócio, nosso time e conhecer as oportunidades em aberto?

Continue nos acompanhando aqui no Blog de Cultura Conta Azul, siga-nos no LinkedIn (por lá também compartilhamos muita coisa bacana sobre o nosso dia a dia!) e não deixe de conferir as vagas em aberto em nossa Página de Carreiras.

--

--