A importância de compartilhar conhecimento com a comunidade

Sabe aquela máxima de que há coisas que, ao dividirmos, se multiplicam? Noto muito fortemente essa realidade no meu dia a dia como designer na ContaAzul. Constantemente temos acesso a pessoas, sejam elas pares diretos ou parceiros em terceiros, que estão na mesma vibe: acreditam que ao compartilharmos vivências, erros e acertos, contribuímos para o desenvolvimento do nosso entorno e da comunidade como um todo.

Esse espírito é muito importante em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), área na qual atuo aqui na empresa. A partir de diferentes métodos de divergência e de convergência, internos e externos, investigamos e criamos produtos altamente aderentes às expectativas dos(as) nossos(as) clientes, e que entregam uma experiência UAU aos(às) usuários(as).

Parte da nossa equipe de Design

Aja localmente, pense globalmente

Mas o caminho não é tão fácil quanto possa parecer. Há muitas curvas na estrada até termos evidências que levem à tomada de decisões. E é aí que mora a beleza do processo: compartilharmos nossos desejos e anseios, em um ambiente no qual estão abertos a ouvi-los. É isso que gera a química necessária para criarmos soluções de nível mundial, inovadoras e, lá na ponta final, absurdamente fáceis de usar.

E “nível mundial” é uma aspiração que levamos bastante a sério na ContaAzul. Mesmo que atuemos em um contexto local, nosso pensamento é sempre global. Ao fazê-lo, bons resultados surgem — como, por exemplo, o caso que relato logo abaixo :)

#Partiu Espanha

Tive a oportunidade de estudar em nível de Mestrado contando com apoio da ContaAzul. O projeto que desenvolvemos, relacionado a melhorias na interface da conciliação bancária da plataforma, tematizou um extenso relatório técnico, envolvendo mais de quarenta colaboradores e dezenas de usuários alpha-testers.

E, como diz o ditado, “quem tem boca vai a Roma”; ou, nesse caso, a Madrid :) Após nove meses de trabalho, optamos por submeter nossos aprendizados no formato de artigo científico para o Congresso Interface and Human-Computer Interaction (IHCI) e fomos aprovados! Estarei presencialmente na Espanha, novamente com apoio da ContaAzul, como porta-voz dessa história.

O comitê avaliador do IHCI é composto por mais de trinta pessoas de vinte diferentes nacionalidades. Na minha sessão, terei colegas chineses, japoneses, portugueses e brasileiros compartilhando um mesmo auditório.

Madrid logo, logo ficará mais azul (e verde e amarela). Foto: https://www.almadeviajante.com/viagens/madrid/

Vivendo o “give back” na prática

Nosso objetivo ao participar desse congresso, assim como de diversos outros eventos locais, nacionais ou internacionais, é devolver à comunidade (give back) tudo aquilo que obtivemos de conhecimento no andar do projeto.

Queremos contribuir com nosso percurso (e percalços), ajudando instituições e profissionais a criarem soluções que colocam as pessoas em primeiro lugar.

Agradeço aos times Spartans e Lumos, respectivamente equipes de desenvolvimento e de Design da ContaAzul, e à Universidade da Região de Joinville (Univille) por me permitirem contar essa história.

Em breve o artigo no qual trabalhamos estará publicado e disponível em todos os serviços de indexação acadêmica. ¡Gracias! y ¡Mucho gusto! (Obrigado! E com muita felicidade!) ;)


Caso queira conhecer mais sobre o dia a dia da equipe de Design da ContaAzul, acesse o nosso blog: medium.com/design-contaazul