Nossa última Imersão contou com a participação de 19 novos funcionários! :)

Comecei em um novo emprego, e agora?

Você já parou pra pensar no quão difícil pode ser o primeiro dia num trabalho novo? É um mundo a ser descoberto: pessoas, ambientes, formas de trabalhar. Um misto de curiosidade com frio na barriga. Aqui na ContaAzul nós entendemos esse frio na barriga como algo positivo e o que queremos é que essa experiência seja memorável!

Sabemos que em muitas empresas o primeiro dia pode chegar a ser traumático: ali está o seu computador, agora trabalhe. Como uma pessoa se sentirá parte do todo se ela não sabe direito como será o seu dia a dia? Ou com quem ela poderá trocar ideia? Se ela não souber o que a empresa faz e pra onde está indo, nunca poderá contribuir além do seu escopo de trabalho, certo? Certo. Por isso, aqui neste texto, vamos falar sobre como são os primeiros dias das novas pessoas aqui na ContaAzul, num processo que chamamos de Imersão.

1. Cultura e valores: um mergulho na história e propósito da empresa

A Imersão dura três dias. Três dias em que os novos funcionários não farão mais nada além de conhecer toda a empresa de forma geral, suas estratégias, líderes, ambientes, e tudo que é necessário para ela se sentir em casa. E tudo isso tem a ver com o que chamamos de cultura e valores. Valorizamos a comunicação aberta entre os times e queremos que cada vez mais as pessoas contribuam entre áreas. Deixamos muito claro no primeiro dia quais são nossos valores, no que nos apoiamos, qual é a base que estrutura nossa cultura e o que esperamos das pessoas. No primeiro dia já compartilhamos essa responsabilidade: você agora faz parte disso, você é responsável por garantir a vivência dessa cultura.

2. Produto: precisamos ser especialistas ContaAzul

O segundo dia da nossa Imersão é para conhecer profundamente nossos produtos e suas estratégias. O que estamos planejando para os próximos anos? O que queremos entregar aos nossos clientes? Por que devemos acordar todos os dias e vir para a empresa? Precisamos deixar muito claro qual é o propósito do nosso produto e já convidar os novos a se sentirem parte do que construímos e, claro, nos ajudarem a construir o futuro.

3. Estratégias: quem são as pessoas por trás dos números?

O terceiro e último dia da Imersão é destinado a todos os demais times e suas estratégias. Como conseguimos clientes? Como retemos clientes? Quais são nossas estratégias de mercado? Qual é o nosso próximo passo? Deixamos tudo isso muito claro e com muita transparência. Afinal, quem está chegando pode nos ajudar a ver o que não estamos vendo.

4. E quem faz a Imersão acontecer?

Todos na empresa são responsáveis por receber e acolher os novos funcionários. Durante os três dias, os novos têm a oportunidade de conhecer todos os líderes, todos os diretores e são recebidos com um sorriso no rosto por todo o time. Quando acaba a Imersão, já não existe mais o “calouro” e o “veterano”, somos nós, todos juntos.

Nossa Imersão por fim tem o objetivo de deixar toda a empresa em uma mesma página e que todos sintam-se acolhidos e realmente imersos em um novo mundo que agora fazem parte. O saldo disso tudo é que as pessoas tenham uma visão clara da empresa como um todo e saibam a importância dos seus papéis no dia a dia.

Veja abaixo alguns depoimentos de pessoas que entraram recentemente. :)

E na sua empresa, como funcionam as práticas de boas-vindas de novos funcionários? Compartilhe com a gente! :)