Como é ser um Jovem Aprendiz na Conta Azul?

Felipe Hotz da Silva
Blog de Cultura Conta Azul
5 min readApr 20, 2022

Olá a todos, tudo beleza?!?

Prazer, Felipe Hotz da Silva (Lipe, Fe, ou Pi), sou Aprendiz de Talent Acquisition da nossa grande e amada Conta Azul. Hoje estou aqui para contar um pouco da minha jornada no time, então nada melhor do que ir por partes né galera?!!!💙💙💙💙

(Foto tirada na primeira visita a sede da Conta Azul na Perini)

Tudo começou…

…No momento em que conheci a Conta Azul. Minha mãe sempre me dizia que a Conta Azul era “Uma Google de Joinville” e a melhor empresa para se trabalhar na cidade, isso fez com que eu já acompanhasse a CA há alguns anos. Desde então, eu apenas acompanhei, até que abriram o processo seletivo do Programa de Jovem Aprendiz. Quando vi, não pensei duas vezes né? Me inscrevi de cara!

O processo seletivo ocorreu em várias etapas, sendo algumas delas com a Renapsi e já ao final do processo com o pessoal da CA. No meio dele tive problemas com meu e-mail e até achei que não tinha passado, vocês acreditam?!? Bom.. como vocês estão lendo esse artigo, no final deu tudo certo!!!

E partindo para a parte boa, afinal olhar para o copo cheio é o que importa #ocaminhopodeserdivertido, vou contar como comecei minha jornada. 💙💙💙💙

Primeiro de tudo: recebi minha aprovação para trabalhar no time de People Experience na área de Talent Acquisition. Mas antes de começar minha jornada Azul, participei do curso básico da Renapsi durante dois meses e foi muito bacana pois aprendi partes relacionadas às leis trabalhistas dos aprendizes, também cursos digitais como Excel e Word, onde aprendemos a construir textos e planilhas de forma dinâmica. Após esse período foi que então iniciou de fato minha jornada na Conta Azul.

E como foi?

(Após a nossa imersão fomos apresentados para toda empresa em nosso ritual @todos — essa foto registra a nossa chegada na Conta Azul de forma híbrida, com o CEO Vinicius Roveda, Karin Ramos nossa Head de People Experience e alguns executivos)

Desde o primeiro momento do processo seletivo senti e vi a Cultura da Conta Azul, que demonstrou para mim coisas que eu não imaginava em uma organização, gerando um sentimento de pertencimento, o desejo de fazer parte, de estar no caminho e no lugar certo para o meu desenvolvimento. Durante as etapas pude observar alguns elementos da nossa cultura como: o incentivo ao aprendizado, o estar próximo, a valorização das pessoas e o respeito às diferenças. O meu desejo só foi aumentado, pois senti o cuidado, a disponibilidade em ajudar, o espaço para compartilharmos a nossa realidade e para sermos o que somos de verdade.

Quando cheguei para o time de People, fui conversando com as pessoas, recebendo as informações e percebi muito nitidamente como nossa Cultura é viva e presente. Me lembro que nesses primeiros momentos, os valores “somos um time” e “o caminho pode ser divertido” foram destaque para mim! Ver o amor do time pelo o que fazem e também me sentir parte disso foi muito maneiro. Com o tempo o valor “somos nível mundial” apareceu para mim e isso foi meio assustador 😟 , isso apareceu para mim com o desenrolar das Weeklys com a quantidade de pessoas e com as metas que a nossa empresa possui, mas meu time estava ao meu lado para me auxiliar e dar a segurança que eu precisava!!!

Devo agradecer a todos do meu time e da CA por essa oportunidade de aprendizados, à Paula Moraes por ser uma líder presente e estar sempre me auxiliando, me ouvindo, me integrando nas reuniões, me direcionando nas atividades e pelo baita auxílio na hora de aprender a mexer no G-suite e na plataforma Qulture.Rocks que usamos para registros de expectativas de entregas, nossos alinhamentos e feedbacks. Ao time de Recruiters Túlio, Moara e Bruna que cada um me ajudou da sua forma em Talent. O Túlio sempre bem humorado e me ensinando a mexer no Kenoby (nossa plataforma de recrutamento e seleção), a avaliar currículos para a vaga de Encantador de Clientes e entender as demandas além de mostrar sua maneira de entrevistar os candidatos. A Bruna que me ensinou a como abordar as especificações de um candidato para a área de tecnologia e me ajudou a mexer no LinkedIn (rede social profissional) — confesso que até entrar na empresa eu ainda não tinha feito o meu rsrsrs — . A Moara que me ajudou muito na parte de alinhamento de perfil de candidato, compartilhando sua maneira de montar as definições e à Luisa (do time de Cultura), que me me ensinou a mexer no NetSuite que foi algo realmente bem diferente do que eu já tinha mexido e também me envolveu em um dos nossos projetos na programação dos e-mails (inclusive, juntos descobrimos que tem limite de programação rsrsrs), sem contar a confiança que ela e todos depositaram (e depositam) em mim.

(Encontro do time de People Experience em Dezembro de 2021, eu sou aquele com a blusa da Conta Azul — outro detalhe importante, o time cresceu e nesta foto não temos os novos membros da equipe, que são: A Julia, o Lucas e a Vanessa)

Sobre mim como pessoa e profissional, o que a CA me impactou?

Bem sendo um estudante do último ano do ensino médio acabou que meus dias estão mais corridos, sinto que a cada passo que eu dou na compreensão da nossa estrutura de cargos e nas metodologias aplicadas em nossos processos de recrutamento e seleção, mais assumo atividades e responsabilidades com objetivo de apoiar o time Talent e People. Agora pensando em mim como um profissional em início de carreira penso em segurar essa oportunidade que é estar na CA com unhas e dentes rsrsrs, pois uma chance dessa não aparece muitas vezes na vida. Meu objetivo é continuar me desenvolvendo, escrevendo a história da minha carreira em páginas azuis, não sei se na área que estou hoje, pois penso em estudar design gráfico (adoro desenhar e minha líder viu aqui uma oportunidade de potencializar um talento). O amor que eu desenvolvi pela empresa e as pessoas daqui fazem eu ter ainda mais vontade de ficar nessa empresa Azultastica.

💙💙💙💙 Bom, gente é isso que eu gostaria de compartilhar sobre como é para mim estar aqui!! Antes de finalizar gostaria de dizer para todos os jovens e até para os adultos: não desista de seus objetivos, focar no que você deseja conquistar é o começo para tudo!!! E por fim eu gostaria de agradecer mais uma vez por estar ao lado de vocês, espero não sair dele e VIVA o dia do Jovem Aprendiz 💙💙💙💙

--

--