Formação de talentos: uma alternativa para a área de tecnologia

Contratar profissionais de tecnologia é e sempre foi um desafio para empresas de qualquer ramo de atuação, incluindo o contexto de startups. Quando falamos com empresas semelhantes à nossa a dor é sempre a mesma: dificuldade na busca por candidatos(as) qualificados, com robustez técnica e fit com os valores da empresa. Aqui na Conta Azul, não é diferente. Por conta deste cenário, estamos o tempo todo pensando em novas formas de encontrar esses bons profissionais e uma alternativa que identificamos foi a formação de talentos na região. Neste post vamos compartilhar como foi este processo e os frutos que já estamos colhendo a partir dele.

O cenário

No nosso time de desenvolvimento de produto temos uma grande demanda: contratação de desenvolvedores(as) de software. Buscamos pessoas que possuam bagagem técnica na área e alta capacidade de resolução de problemas, além de especificidades de tecnologias que usamos aqui e que são indispensáveis para o bom desenvolvimento do nosso produto. Junto a isso, um perfil alinhado com a cultura e valores vivenciados na Conta Azul. Ufa, nada fácil!

Já que é tão difícil encontrar, por que não formar? (Até rimou!)

Foi aí que percebemos que formar talentos poderia ser uma ótima alternativa! Começamos este processo buscando algum parceiro que já tivesse experiência para nos apoiar com a estruturação do projeto, e criamos então a Academia Dev Conta Azul. A ideia era buscar talentos no mercado que ainda estavam iniciando na área, mas que já tivessem algum conhecimento de tecnologia e muito interesse em aprender mais. Ao final do curso alguns deles ainda teriam a possibilidade de serem contratados para o time de engenharia de software da Conta Azul.

Primeiro dia de aula da turma do Academia Dev Conta Azul :)

O curso foi 100% gratuito para os alunos, com mais de 120 horas distribuídas em encontros ao longo de 10 semanas. O programa foi estruturado com foco em aceleração de talentos na área de tecnologia e desenvolvimento de software. Um combinado de conteúdos técnicos de linguagem de programação, projetos práticos, palestras sobre a realidade do mercado de trabalho e também sobre a nossa cultura e o nosso jeito de trabalhar. Além disso, o curso proporcionou outros aprendizados, como trabalho em equipe, liderança, gestão do tempo e comunicação.

Começamos a divulgação e, já nesta etapa, uma grata surpresa: foram mais de 500 inscritos! Isso nos mostrou que este mercado tende a ficar cada vez mais aquecido. Ao final do processo seletivo escolhemos 12 alunos para o curso, todos de Joinville e região — esse era um dos nossos objetivos: contribuir com a comunidade local em um curso presencial na cidade em que temos tanto orgulho de pertencer.

Aula sobre cultura de engenharia com o nosso CTO Anderson Borges

Tivemos a ajuda de muitos profissionais da Conta Azul que ao longo do curso compartilharam seus conhecimentos e experiências com os alunos. Acreditamos muito nisso: quando se sabe muito sobre algo, é nosso dever enquanto empresa devolver à comunidade e essa foi uma forma excelente de fazer isso. Além disso, temos um valor chamado Somos Nível Mundial que fala sobre nos comprometermos com o desenvolvimento de pessoas além do nosso próprio.

Ao final do programa, sete alunos foram contratados pela Conta Azul, a partir de uma avaliação técnica e também comportamental ao longo de todo o curso. Hoje eles fazem parte do nosso time de desenvolvimento de produto, já contribuindo com entregas e mandando muito bem!

Olha que legal os depoimentos do Matheus e do Felipe, alunos do curso e que agora fazem parte do nosso time:

“Acredito que evolui em aspectos pessoais e profissionais. Com as aulas, o projeto final e o auxílio do tutor e dos colegas, consegui aprender muito sobre programação, back-end com Java, aplicações Rest, front-end, etc. Mas além disso houve também bastante desenvolvimento pessoal, com conhecimento em diversas áreas envolvidas na estrutura de uma empresa. Motivação para sempre buscar crescimento e atingir minhas metas. Me vejo ao final desse programa uma pessoa mais evoluída, com muitos conhecimentos adquiridos e uma ótima experiência realizada.” Matheus Queiroz
Foi super legal poder interagir com os palestrantes que eram de altíssimo nível e bem acessíveis, ter contato e conhecer um pouco de cada área diretamente com os profissionais. A interação com todos os colegas e com o tutor estão sendo muito boas, o ambiente é de colaboração e aprendizado, criando um clima super legal pra aprender e se desenvolver. Felipe Fuerback
Encerramento do programa com a entrega dos certificados

Principais conquistas

1 — Contratação de profissionais já alinhados com nossa cultura e tecnologia;

2 — Formação de base, ampliando oportunidades de carreira e desenvolvimento na Conta Azul;

3 — Contribuição com a formação de talentos de Joinville e região;

4 — Reforço da nossa marca empregadora para quem está iniciando, gerando aproximação e interesse dos profissionais da região.

Próximos passos

Com o sucesso deste programa, iniciamos neste segundo semestre o Lumos Experience — A Escola de Design da Conta Azul, no mesmo formato que o Academia Dev, mas agora voltado para a formação em experiência do usuário e feito 100% por profissionais da Conta Azul.

Se quiser saber um pouco mais clica aqui!

E você, quais desafios vem enfrentando na contratação de profissionais? E quais alternativas têm encontrado? Compartilha com a gente! :)