Adote hábitos de alta performance e amplie seus resultados

(High Output Management) Tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados.

--

Esse livro foi um presente que recebi da Karin Ramos em nosso momento de Midyear e nada mais é que uma forma de incentivar a leitura, fomentar o meu desenvolvimento e estimular o pensamento estratégico frente aos desafios futuros.

Além do fato acima, quando o vi fiquei bem feliz, pois o livro do Andrew S Grove, ex CEO da Intel Corporation, é referência sobre gestão/liderança e indicado por líderes de empresas como Meta, Airbnb, Intuit.

Observar-se que conceitos discutidos no livro atravessam gerações, tendo muito para nos ensinar, ainda mais nesses momentos de mudanças na forma com que relações profissionais se moveram, em muitos casos, do presencial para o remoto. Conseguimos conectar os exemplos utilizados fazendo analogias com o dia a dia e ferramentas atuais.

Separei algumas passagens que podemos levar para vida pessoal também, independente de cargo ou empresa.

Não tomar uma decisão, é uma grande decisão

A indecisão pode atrapalhar sua rotina durante dias, semanas, meses — ou até anos. “Escolher bem nem sempre significa escolher devagar”. Se o problema em tomar certa decisão é exatamente que você não tem tempo para pensar, pode ser um sinal de que deva recalcular toda sua dinâmica diária — e ajustar a rotina. “É contra intuitivo, mas tomar decisões mais rapidamente requer conscientemente dar-se o tempo para fazer isso.”

Quantas vezes na vida postergamos ou negligenciamos decisões ou demoramos demais para uma tomar atitude referente a um determinado tema e quando reagimos já é tarde ou o estrago causado já é grande? Não tomar uma decisão, é uma grande decisão. Pois é, não fazer nada é uma (má) escolha.

Tempo é um recurso importante e finito

Você sabia que o nosso bem mais precioso, não são os valores depositados nos bancos, nem às aplicações em ações ou imóveis, mas sim, o tic tac do nosso relógio? Uma curiosidade interessante, óbvia, mas esquecida por muitos, é que a pessoa mais pobre que existe no mundo atualmente, tem a mesma quantidade de horas no dia, que a pessoa mais rica da atualidade.

Assim é, de uma forma igualitária para cada pessoa, 24 horas, 1440 minutos e 86400 segundos para cada pessoa; o que nos difere é forma como usamos esta quantidade de tempo que recebemos por dia.

Então, quando aceita uma tarefa ou assume ir a um compromisso, automaticamente você está abdicando de outro. Sendo assim, valorize o seu tempo e saiba se o está usando da melhor maneira, se o está otimizando e se o que você está aceitando/colocando na sua agenda/vida realmente lhe agrega valor.

Consistência, regularidade é o segredo

No mundo do desenvolvimento de produtos, pode existir um time que se doou ao máximo, fazendo horas extras, corrigindo inúmeros defeitos e arrumando seu deploy. Porém, mesmo com esses problemas eles fazem uma entrega de sucesso. Em contrapartida, podemos ter uma equipe que “realiza entregas consistentes” de algo funcional, sempre dentro do planejado e gerando valor ao negócio continuamente. Concorda, que esse time alcançou o sucesso? Porém o sucesso veio da sua alta performance.

O que quero dizer é que, você pode ter sucesso com seu time, mesmo que seja “suando sangue”. Porém, uma equipe de alta performance com certeza às chances serão maiores de sucesso.

Todo mundo tem altos e baixos, dias bons e ruins, entregas boas e outras nem tanto. Isso é inevitável e então manter alta performance em 100% dos momentos no profissional ou no pessoal é impossível. O importante é manter a regularidade, estar sempre numa crescente, mas se permitindo viver períodos não tão bons assim.

Metas e indicadores são fundamentais

Se não sabemos para onde queremos ir, como vamos chegar lá? Se não medimos o que estamos fazendo, como sabemos que não estamos nos desviando do alvo desejado? Até pode dar certo por coincidência de chegarmos no destino final, mas com certeza teremos dado “N” voltas a mais que o necessário.

Hoje vivemos a era da distração, a todo momento somos atraídos para assuntos diferentes e sem definir qual o nosso foco e formas de mensurar pequenos steps dados, é como se colocássemos algo dentro de uma caixa lacrada por um lado e esperássemos pegar o output do outro lado, somente confiando que sairá correto.

Correções de rota são necessárias

Alguns projetos, planos e produtos na sua vida serão descontinuados e está tudo bem também, essas correções de rota precisam acontecer e, quanto antes identificarmos que elas são necessárias, melhores serão os resultados.

Caso a solução não tenha dado certo, você não deve desanimar. Procure descobrir o que falhou e retome ações para corrigir a rota e atingir melhores resultados. Tudo isto faz parte do aprendizado, pois, falando francamente, poucas são as soluções que dão resultado no primeiro momento da execução. A maior parte delas exige ajustes e correções.

Se for necessário, corrigir a rota, deve-se retornar à elaboração do plano de ações e fazer um novo planejamento bem como trilhar novamente os demais passos até que chegar aos resultados desejados.

Depois de corrigida a rota, avalie novamente a solução e repita este ciclo, até que você tenha certeza de que poderá atingir as metas projetadas em seu plano. Esta correção de rota deve ser feita sempre que necessário, até se ter sucesso. A avaliação criteriosa das causas do insucesso ajudará a corrigir a rota rapidamente.

O seu resultado depende da equipe que você faz parte

Trabalho em equipe é como uma corrente forte: em que a confiança, segurança e eficiência da corrente como um todo depende da união e honestidade de cada elo.

Tanto na vida pessoal quanto no trabalho não conseguimos ser seres individuais. Os nossos resultados e conquistas dependem de outras pessoas, daquelas que nos rodeiam e nos influenciam ou são influenciadas por nós de alguma forma.

Em uma equipe de trabalho, as pessoas agem em busca de um objetivo em comum. Ou seja: os profissionais não realizam suas atividades de forma individual e as atividades de um integrante complementam o que foi executado pelo outro, sendo que a cooperação de todos garante que o resultado desejado seja verdadeiramente alcançado.

E aqui, podemos pensar na sua carreira, no seu relacionamento, na evolução de modos de pensar ou agir dentro dos seus círculos de amigos.

Todo mundo, sem exceção, tem algo para aprender e ensinar

Todo ser humano tem habilidades e conhecimentos, sendo todos eles, sem exceção, importantes para sua evolução e de outros que estão ao redor. Tudo o que fazemos afeta e interfere direta ou indiretamente a vida do meio em que vivemos e por isso vejo como uma forma salutar, compartilhar um pouco deste conhecimento e habilidades com o outro.

Quando pensamos no mundo corporativo, reuniões são eventos importantes para transmissão/coleta de informações, de modo que as pessoas fiquem alinhadas e entendam determinados temas. Faça uma transposição para vida pessoal e imagine que cada conversa pode ser usada da mesma forma, seja no posto de combustível, no mercado, na igreja, no corredor do seu prédio ou em qualquer interação que você venha a ter. Aproveitei o dialogo e aprenda com o outro.

Bem, essas são as principais mensagens para começar a refletir e focar. Espero que ajude vocês! 😉

--

--