O eNPS como parte da jornada no Trabalho Híbrido

Júlia Dias da Costa
Blog de Cultura Conta Azul
6 min readApr 25, 2022

Garantir uma cultura forte e atrativa no modelo de trabalho híbrido é uma das prioridades da Conta Azul em 2022. Os Azuis estão espalhados por todo o Brasil, mas independente disso, queremos que a nossa cultura seja sentida e vivida pelas pessoas. Através da telinha do computador encontramos formas diferentes para que as nossas relações continuem fortalecendo a nossa cultura de uma forma próxima e humana. Independente de onde os nossos azuis estão, todos fazem parte de um mesmo sonho e estão em busca de um mesmo propósito e objetivo.

Para ter ainda mais clareza sobre os pontos que estamos mandando bem e onde podemos focar esforços para melhorar o que já vem sendo feito, realizamos no mês de março uma Pesquisa Pontual com o foco em Cultura no Trabalho Híbrido. O objetivo foi coletar feedbacks dos azuis a respeito de diferentes aspectos, adaptações e evoluções que realizamos para que o nosso modelo de trabalho: o híbrido continuasse alinhado com o que acreditamos e queremos proporcionar.

Na pesquisa mensuramos o nosso eNPS e abordamos dimensões como: adaptabilidade, carreira, comunicação, qualidade de vida, celebrações, cultura, reuniões e rituais.
Tivemos um resultado muito positivo em todas as dimensões, inclusive no eNPS! O índice de eNPS que atingimos nos dá brilho nos olhos e orgulho no coração!

Fiquei muito feliz em ver o índice de eNPS que atingimos na Pesquisa de Cultura Híbrida e o resultado de satisfação super positivo para todas as perguntas. Tenho muito orgulho de fazer parte de uma empresa que olha com tanto cuidado e carinho para cada etapa da jornada do azul, e principalmente, busca melhorar constantemente a experiência das pessoas que fazem parte desse grande sonho azul. Todas as perguntas alcançaram um percentual de satisfação acima de 88%, isso reflete que estamos no caminho certo com os nossos esforços, e nos motiva a continuar sempre buscando a excelência. Tenho muito orgulho do nosso eNPS e da Cultura sólida que a Conta Azul construiu ao longo desses 10 anos!

Mas primeiro, vamos entender o que é eNPS ;)

eNPS (Employee Net Promoter Score) vem do NPS (Net Promoter Score) que foi criado em 2003 por Fred Reichheld, Consultor da Bain & Company. Em uma publicação intitulada ‘’The One Number You Need to Grow’’ na Harvard Business Review, o autor bestseller do New York Times apresentou o Net Promoter Score para medir a satisfação e avaliar o grau de fidelidade de clientes com as empresas através de uma pergunta definitiva.

Essa métrica foi adaptada e incorporada pelo RH para medir o nível de satisfação dos funcionários, ou seja, se eles se sentem engajados o suficiente para recomendar a empresa para pessoas em seu círculo pessoal, social e profissional. Da mesma forma que o Net Promoter Score, o eNPS funciona por meio de uma pergunta única e definitiva: De 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar sua empresa como um bom lugar para se trabalhar?

Com 79% de adesão na pesquisa, o nosso eNPS foi 89 — isso significa que estamos na Zona de Excelência.

A fórmula para calcular o eNPS é:
% de promotores (notas 9 e 10) — % de detratores (notas de 0 a 6) = eNPS.

O resultado do eNPS pode variar de -100 a 100
Zona de Excelência: pontuação de 75 até 100.
Zona de Qualidade: pontuação de 50 até 74.
Zona de Aperfeiçoamento: pontuação de 0 até 49.
Zona Crítica: pontuação de -100 até -1.

O resultado que tivemos nessa Pesquisa, traduz que estamos no caminho certo, com pessoas engajadas com a nossa empresa e que também estamos conseguindo perpetuar todos os elementos da nossa cultura por todos os cantos do Brasil. Esse é um resultado de uma construção que fizemos ao longo da história da Conta Azul. Os desafios são muitos e até aqui já tivemos a oportunidade de aprender muitas coisas, novas formas de nos comunicarmos, de organizarmos as nossas agendas de trabalho, de organizarmos a nossa rotina pessoal, conciliando os compromissos profissionais com os pessoais.

Um dos pontos que percebemos que ainda temos espaço para evoluir está relacionado a aspectos de comunicação.

  • Como garantir produtividade e eficiência em um ambiente onde queremos estimular trocas e atividades compartilhadas?
  • Como estimular projetos compartilhados sem lotar as agendas das pessoas com reuniões de alinhamento?
  • Como garantir que as informações estão chegando para todas as pessoas?

Em um modelo de trabalho híbrido, temos azuis indo esporadicamente à nossa Sede, em Joinville, e outros azuis trabalhando 100% remotamente, anywhere office, de qualquer lugar do país (ou do mundo, por que não?!). Para garantir um modelo híbrido de trabalho que seja efetivo, é importante refletirmos e aprimorarmos constantemente a nossa forma de nos comunicarmos, e deixarmos os nossos processos bem planejados e adaptados. Por isso trabalhamos com o Mindset do Remote First.

Além disso, é necessário exercer a empatia. Empatia com nossos colegas, com nossos líderes e com nós mesmos. Apesar de estarmos conectados com nossos colegas na maior parte do tempo apenas pela telinha do computador, ainda assim podemos nos tornar próximos e criar conexões mais profundas, afinal muitas vezes temos a chance de conhecer um pouco mais da vida das pessoas, seus familiares, filhos e pets passam a fazer parte da rotina.. É o tal do “novo normal”, que já deixou de ser novo, afinal já estamos vivendo essa cultura de trabalho há 02 anos.

Para mim, tem sido uma experiência incrível trabalhar de forma remota na Conta Azul. Estou na CA há 03 meses e fui contratada remotamente, pois moro em Florianópolis/SC. Primeiro de tudo, já no meu Processo Seletivo, foi colocado de forma muito natural o fato de eu não morar na cidade onde fica nossa Sede, em Joinville. Em momento nenhum o fato de eu morar longe foi um impeditivo, ou me fez sentir que eu teria menos chances de conquistar a vaga. O momento de Onboarding também foi uma experiência incrível! Todos mantiveram contato comigo, me fazendo sentir bem-vinda antes mesmo do meu primeiro dia de trabalho. Meus equipamentos e um kit de boas-vindas super especial chegou na minha casa, traduzindo o carinho, cuidado e zelo com esse momento que estava sendo tão especial para mim.
No dia a dia, sinto de perto o apoio do time e da minha Liderança, além de flexibilidade e incentivo para equilibrar a minha vida profissional e pessoal. Cuidados esses que, mesmo à 180 km de distância, eu sinto de perto como um abraço apertado.

Kit de Boas-Vindas da Conta Azul (mochila, caneca, squeeze, fone, canetas, Book de Cultura, adesivos, camiseta e equipamentos de trabalho)

Estamos adaptados e acostumados, mas continuamos pensando constantemente sobre como podemos atuar de uma forma melhor em relação aos processos da realidade do mundo híbrido. Para realizar o nosso trabalho, basicamente precisamos de um computador e internet. Podemos estar em qualquer lugar, e ainda assim, estar ‘’no trabalho’’. Esse é um passo rumo à ‘’desmaterialização’’ do espaço de trabalho.

Saber administrar o tempo e balanceá-lo, repensando a forma como nos comunicamos e ser donos do nosso próprio tempo. Tomar decisões no dia a dia para não ser engolido por reuniões. Ter certeza de que o seu trabalho é importante independente da sua presença no zoom. Afinal as entregas acontecem muito além das agendas que são marcadas e é importante lembrar que o assíncrono é sim uma boa alternativa. Um ‘’Oi, tá aí?’’ sem contexto de mensagem, não ajuda. Mas tem muitas coisas que podem ser resolvidas por mensagem e sem a necessidade de uma resposta no exato momento. Precisamos aprender a lidar com o nosso senso de urgência, pois estarmos conectados o tempo todo não quer dizer que estamos disponíveis o tempo todo.

Para nos auxiliar, temos o PlayBook de Mindset Remoto, um material rico e didático com diversas dicas e orientações para termos sucesso no trabalho híbrido, garantindo o nosso bem estar físico, mental e emocional.

Temos o compromisso de continuar sempre olhando com carinho para a jornada dos nossos azuis, pensando em formas de gerar uma experiência memorável em que todos se sintam parte e tendo constantemente a nossa cultura como base de tudo o que fazemos aqui.

Aqui na Conta Azul, eu me senti fazendo parte desse sonho, dessa cultura, antes mesmo de começar a trabalhar. E quando cheguei, fui super bem recebido por todos, vejo em todos uma genuína disposição de ajudar, de contextualizar, tirar dúvidas e guiar para uma jornada de sucesso aqui dentro. Estou trabalhando 100% remotamente, mas ansiosa para ter a oportunidade de conhecer pessoalmente a minha equipe e dar um abraço apertado em todos!

Time de People Experience em momento de confraternização.

Me sinto parte do meu time, me sinto parte da Conta Azul e percebo a todo momento o cuidado e carinho que é tido com a minha jornada aqui dentro. Com certeza, esse resultado de eNPS reflete muito o que eu sinto aqui dentro!

--

--