Por que incentivamos nossos Azuis à refletirem sobre carreira e desenvolvimento?

Quantas vezes você parou para refletir sobre a sua carreira em 2016? Que ações mapeou como essenciais para o seu desenvolvimento neste ano?

Aqui na ContaAzul incentivamos nossos Azuis a dedicarem algum tempo para refletir a respeito de suas carreiras e desenvolvimento. Em diferentes oportunidades realizamos “provocações” para lembrar que são eles os principais interessados em cuidar da sua evolução profissional (ao menos é assim que pensamos!). Claro que também lembramos que os líderes tem um papel importante no auxílio a estas reflexões…

O desenvolvimento de novas competências/habilidades e o aprimoramento das já existentes, dependem primeiro de uma tomada de consciência sobre elas, antes mesmo de se pensar no “como” obter ou aprimorar. Parece mais fácil e lógico, primeiro refletir e ter a clareza de onde se deseja chegar para somente então estabelecer ações concretas para chegar lá, não é? Nossa pretensão é ajudar as pessoas a terem esta clareza do “lugar” ou da “posição” de desejo, para que assim possam conhecer e traçar o caminho a ser percorrido, e então identificar as competências/habilidades essenciais.

Apesar de parecer simples o exercício de reflexão sobre carreira e desenvolvimento, ainda é comum encontrarmos pessoas perdidas, insatisfeitas, ou infelizes em suas carreiras… E você? Tem dedicado algum tempo, não muito, mas algum tempo para refletir sobre o que deseja para sua evolução profissional? Valeria a pena dedicar 1 hora do seu dia de hoje para pensar sobre onde você está e onde quer chegar? Será que você está no caminho certo? Sabe o que precisa ser feito para alcançar seus objetivos?

Pois é…existem coisas sobre as quais não deveríamos nos sentir “obrigados” a pensar, mas simplesmente sentirmos vontade de “refletir sobre” porque faz sentido, agrega valor, não é? Mas, como nem tudo é um mar de rosas, mesmo sabendo disso, esta tarefa de refletir pode não ser tão fácil…surgem dúvidas e é preciso pedir ajuda!


Como ajudamos nossos Azuis nestas reflexões?

Sabe quando você tem um papo com seu líder para falar de tarefas ou assuntos aleatórios e de repente ele te pergunta…“como você está?” ou “o que está te fazendo feliz hoje?” ou “me fala sobre você, sobre seus objetivos”. Se você já passou por isso, mesmo que tenha soado estranho inicialmente, sabe que ele estava demonstrando interesse em te ajudar, em te conhecer e entender como você está e o que deseja alcançar. Aqui na ContaAzul essa é uma das formas que temos procurado ajudar: através de conversas dos Azuis com seus líderes de pessoas. Cada dia mais incentivamos as pessoas para que realizem esse tipo de conversa, pois acreditamos que podem ser muito esclarecedoras.

Mas, além deste incentivos também temos praticado outras formas de ajudar. Você já ouviu falar em PDI? Aff…essas siglas esquisitas do RH! Aqui na ContaAzul o PDI é o Plano de Desenvolvimento Individual, uma ferramenta de apoio para que as pessoas tenham um breve guia que as auxilie no início da reflexão a respeito de carreira e desenvolvimento. Tanto do ponto de vista do momento futuro como do atual, porque pensar sobre o agora ajuda a despertar para ações e correções de rota futuras!

Esse guia foi estruturado na forma de um template dividido em 03 partes. A primeira é o plano em si. Contém um mesmo questionamento para 03 momentos: Qual seu objetivo de carreira de curto, médio e longo prazo. É aqui que inicia-se um primeiro mergulho reflexivo: E agora, o que eu quero para a minha carreira? Em 03 meses, 06 e daqui 1 ano? Onde estou e para onde vou?

Após este mergulho e antes de prosseguir na construção do plano indicamos que a pessoa dê um mergulho mais profundo na segunda parte, que chamamos de tutorial. É onde — utilizando a analogia do mergulho — devem estar os peixes mais raros, as reflexões mais ricas. São 10 questionamentos como por exemplo,

· Você tem clareza sobre quais são seus principais pontos de desenvolvimento para executar melhor suas atividades atuais e futuras?

· Você conhece as competências necessárias para atingir seus objetivos de carreira? Já conversou com seu líder a respeito?

· Que tipo de recursos estão já a sua disposição e possibilitarão seu desenvolvimento? Está fazendo uso deles?

Realizadas as respostas, as provocações, e mesmo que não tenha encontrado respostas para todas, acreditamos que já terá em mãos alguns insumos que servirão de ponte para o repensar do momento atual e/ou pensar o futuro. Entendemos ainda que terá algum embasamento para conversas com seu líder sobre desenvolvimento e carreira.

Por fim, na terceira parte constam exemplos de atividades que podem acelerar o desenvolvimento de habilidades e competências. Ao retornar para a inclusão de ações de desenvolvimento na parte 01 acreditamos que estará mais fácil. Realizadas as reflexões e um primeiro “rascunho” do seu PDI incentivamos que agendem conversas com os seus líderes e ao mesmo tempo que a liderança esteja aberta e preparada para conversar (caso não esteja, o RH está próximo o bastante para apoiar).

Ajudamos porque acreditamos no desenvolvimento das pessoas, valorizamos ouvir seus desejos e estabelecer relações e conversas transparentes capazes de contribuir para o desenvolvimento humano. Mesmo sabendo que não teremos todas as respostas e nem posições para atender a todos os desejos, queremos realizar mais e mais conversas sobre carreira e desenvolvimento com nossos Azuis.

Parece um bom começo? Que tal começar a refletir?

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.