Programa de Jovem Aprendiz na Conta Azul: responsabilidade na formação profissional de jovens e adolescentes

Lucas Lasara
Blog de Cultura Conta Azul
9 min readJun 30, 2023

O que é o Programa de Jovem Aprendiz?

O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa federal que objetiva estimular as organizações e órgãos públicos a contratar jovens de 14 a 24 anos de idade, a fim de oferecê-los, em muitos casos, uma via de entrada para o mercado de trabalho.

Por meio dele é possível integrar o estudo e a prática, respeitando a condição dos aprendizes como pessoas em desenvolvimento, além de refletir e corroborar com os aspectos relacionados à inclusão social, educacional e profissional. Acreditamos que essa iniciativa fortalece nossa cultura e nossa proposta de valor aos azuis (Employee Value Proposition), aumentando o senso de pertencimento e de engajamento dos jovens em toda a sua jornada aqui na empresa.

A nossa crença de que todo dono de negócio merece o sucesso se internaliza para com os nossos azuis. Estimulamos fortemente aqui na Conta Azul um ambiente propício para o protagonismo e o autodesenvolvimento. Neste sentido, o programa se consolidou como uma fonte de jovens talentos, proporcionando qualificação para ingressarem no mercado de trabalho e se desenvolverem como indivíduos e profissionais. Desta forma, contribui com a formação de jovens autônomos, promovendo o protagonismo em suas carreiras, a fim de que possam intervir de forma positiva na sociedade.

A instituição responsável por nos apoiar no gerenciamento e promoção do programa é a Renapsi e atualmente estamos com duas turmas com o total de dez jovens, distribuídos em diversas áreas do negócio e que estão tendo a oportunidade de construir novas competências e habilidades profissionais, ao mesmo tempo que contribuem com a estratégia organizacional.

Fechamento de um ciclo e início de outro

No mês de junho tivemos o encerramento da turma de aprendizagem que teve início em 2021 (seis jovens). Reiteramos nossos agradecimentos pelas contribuições ao longo dos 24 meses de programa. Neste sentido, aproveitamos este momento de fechamento de ciclo e convidamos dois ex-aprendizes: Felipe Silva (time de People Experience) e Kamila Guerra (time de Training) da turma de 2021 para contar suas experiências como aprendizes na Conta Azul.

Veja na íntegra o que eles disseram:

O que o Programa de Aprendizagem representou para você?

Felipe Silva

“Eu percebi como um ponto de mudança na minha vida e carreira, pois, aqui na Conta Azul, tive a oportunidade de aprender de forma prática e vivencial o funcionamento e impactos da área de People em relação ao negócio. Não foi uma formação meramente teórica, mas sim, prática, o que me habilitou desenvolver novas competências e habilidades valiosas.”

Kamila Guerra

“Representou o meu pontapé inicial no mercado de trabalho. Abriu as portas pra mim no quesito de desenvolvimento, foi importante, pois mesmo sem experiência me senti abraçada, e tive grande apoio da lideranças, pares e outros times durante toda minha jornada e isso me deixou mais segura para o desafio totalmente novo.”

Quais os momentos mais marcantes vivenciados ao longo da jornada?

Felipe Silva

“Reunião de planejamento estratégico da área. Neste dia, tive a oportunidade de conhecer todo o time de People, bem como discutir de “igual para igual” os temas relacionados à estratégia da área. Minha liderança e todo o time me deixou muito à vontade para trazer minhas contribuições, me senti envolvido, valorizado e realmente pertencente daquela construção notoriamente estratégica.”

“Outro momento que me marcou, foi quando “cometi um erro” em relação a uma atividade que era de minha responsabilidade (apoio na triagem de candidatos por meio das competências mapeadas no currículo versus as responsabilidades da posição), na ocasião, o gestor responsável pela vaga retornou com a negativa, pontuando que os candidatos mapeados estavam aquém do esperado. Sendo assim, minha gestora me contatou para entender melhor o ocorrido, me deu um feedback pontuando de que forma deveria contornar a situação, mas deixou muito claro que isso acontece e que ela estava ali para me apoiar. Fiquei bem nervoso emocionalmente com a situação, mas minha gestora me abraçou e me mostrou de forma muito empática o que de positivo poderia tirar daquilo, assim, me senti mais forte e seguro. Deu a sensação que o errar é humano, mas que eu deveria aprender com aquela situação. Eu procurei entender mais sobre o processo (triagem) e com isso, tive um crescimento muito grande em termos de habilidades e fortalecimento da minha confiança.”

Kamila Guerra

“Um momento muito especial foi quando eu escrevi o meu primeiro artigo na Central de Ajuda. Foi uma emoção grandiosa quando eu vi o meu nome no artigo que eu mesma escrevi. É claro que tive ajuda de outras pessoas, mas me deu um orgulho imenso.”

“Outro momento foi a primeira confraternização do time, alugamos uma casa, fizemos churrasco, as lideranças deram “presentinhos de natal”, fizemos “amigo chinelo”, foi um momento muito marcante e que levo com grande carinho.”

Possíveis contribuições na carreira advindas da experiência como Aprendiz na Conta Azul

Felipe Silva

“Me sinto mais maduro e apto para encarar os desafios de carreira que tenho pela frente. Amadureci minha forma de observar, interpretar, também em termos de organização, comunicação além de me aprofundar em ferramentas de trabalho que até então nunca tive acesso. Meu grau de priorização, gestão do tempo e rotina deu um salto expressivo. Apesar de seguir um caminho de carreira diferente de RH, valeu muito a pena a experiência construída nestes dois anos como aprendiz e obviamente toda essa experiência está sendo muito bem aplicada no meu novo momento de carreira.”

Kamila Guerra

“Primeiro ter a Conta Azul no meu currículo é “UAU”, pois sabemos o quanto a Conta Azul representa em termos de modelo de negócio. Acredito que com a experiência de aprendiz, ao buscar novas oportunidades (seja na Conta Azul ou em outras empresas) estarei a frente de outros candidatos, pois a Conta Azul é uma referência, o desenvolvimento que tive aqui foi de grande ganho.”

“Sempre falei muito orgulhosa (amigos e família) que eu era Azul, e que trabalhava na Conta Azul. Foi uma oportunidade única que outras pessoas poderiam ter, mas não tiveram. Quando participei da seleção, foram 200 inscritos e apenas seis aprovados e eu estava entre os seis, então isso é motivo de muito orgulho e a Conta Azul sempre estará marcada como uma etapa linda e de desenvolvimento que vivi.”

Quais dicas você daria para novos jovens aprendizes ?

Felipe Silva

“Manter a calma, antes de participar da entrevista, ser sincero contigo mesmo e principalmente com o recrutador, nunca mentir ou tentar ser quem você não é. É importante que tenha humildade de reconhecer que está no início de carreira, sendo assim, você não terá todas as respostas, isso será construído ao longo do tempo. Você precisa iniciar com calma, não dar um passo maior que a perna, você deve entender quais são seus pontos fortes e pontos fracos, e falar dos pontos fracos não é um empecilho, pelo contrário, é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e deixar claro que está disposto a evoluir continuamente.”

“Você deve observar o seu ambiente de trabalho e mapear qual é o ponto de forte das pessoas e entender como eles desenvolveram estes pontos fortes para apoiarem no seu próprio desenvolvimento, isso é muito assertivo, pois é uma oportunidade de evolução.”

Kamila Guerra

“Minha mãe é uma Azul, então sempre observei o quanto ela se mostra realizada por trabalhar aqui. Neste sentido, antes de conhecer a Conta Azul como funcionária, já conhecia pela experiência da minha mãe, que foi uma grande incentivadora. Sempre observei o quanto minha mãe é feliz atuando na Conta Azul, os olhos sempre brilhando por fazer parte do time, então também queria viver tudo isso. Neste sentido, ao ser aprovada me coloquei na responsabilidade de ser mais dedicada ainda, pois era uma forma de ter o crescimento profissional e entregas assertivas e ao mesmo tempo dar orgulho para minha mãe. Então para quem está chegando, reforço que é importante se entregar por completo, questionar, apontar as dúvidas e dificuldades, aproveitar as oportunidades de desenvolvimento, pois isso fará a diferença em relação a sua performance e no grau de impacto de suas atividades na área.”

O Felipe, a Kamila e demais aprendizes que fizeram parte da turma 2021 construíram uma trajetória consistente e valiosa, e os frutos de toda dedicação já começam ser colhidos de acordo com o novo momento de carreira deles. Nosso muito obrigado por terem nos presenteado com entregas #UAU tangibilizando o que realmente é ser #nivelmundial.

Foto da Turma de Jovem Aprendiz (2021 a 2023) no Encerramento do Ciclo em Junho/23.

Junho está sendo marcado também pelo início da jornada de seis novos Aprendizes. Na última segunda-feira, 26–06–23, eles iniciaram as atividades na Conta Azul, e o Kleber Filho, que atuará no time de Infraestrutura nos contou como estão suas expectativas neste início com a gente.

Veja o que ele trouxe:

Como você chega na Conta Azul para assumir a posição de Jovem Aprendiz?

Kleber Filho

“O interesse em atuar na Conta Azul se deu pelas ótimas referências de familiares que trabalham aqui, além disso, fiquei interessado em uma possível oportunidade na área de TI, visto que estou no 1º semestre do curso de Sistemas de Informação. Eu tive acesso a filosofia e cultura da Conta Azul de forma prévia, e isso me aguçou ainda mais o desejo de fazer parte do time. Quando eu recebi o retorno positivo da seleção, fiquei muito feliz, sem dúvidas é uma empresa que “casa” com o que eu acredito.”

Quais suas expectativas em relação a sua atuação como Jovem Aprendiz na Conta Azul?

Kleber Filho

“Desejo progredir de carreira e quero aprender bastante, pois é área que desejo atuar para o resto de minha vida e acredito que aqui na Conta Azul terei a oportunidade de me desenvolver, e contribuir ao mesmo tempo. Além disso, reforço que todos me receberam super bem, o ambiente de trabalho é bem leve, legal e minhas expectativas é que eu possa me desenvolver continuamente.”

De que forma a Conta Azul, lideranças e todo os times podem te apoiar para que sua jornada seja promissora e dentro de suas expectativas?

Kleber Filho

“Poxa! Sou meio “suspeito pra falar isso”, mas gostei bastante do meu time, todos estão me acolhendo bem, são parceiros de trabalho muito bons, estão me ensinando, me guiando e eu estou adorando esta experiência. Estou me saindo bem nas disciplinas do curso de Sistema de Informação, e acredito que meus conhecimentos serão ampliados aqui na Conta Azul, visto que aqui vou atuar diretamente com tecnologia, eu enxergo nisso uma grande oportunidade de realmente ampliar o meu conhecimento, pois eu estou aqui para aprender mesmo, quero melhorar o que eu já sei e desenvolver novas atividades para que eu me torne um bom profissional e abrace novas oportunidades por aqui.”

Desejamos muito sucesso nesta jornada que se inicia para o Kleber e os demais Aprendizes que chegam para somar forças no nosso #bigbluedream.

Ganhos do Programa de Aprendizagem

Elencamos alguns ganhos para os Aprendizes e organizações com a aplicação do Programa de Aprendizagem:

Relevância para os Aprendizes:

  • Entrada no mercado profissional e apoio no início da carreira;
  • Experiência para atuar em diversas áreas organizacional;
  • Desenvolvimento de novas softs e hards skills apreciadas dentro e fora das organizações;
  • Segurança quanto a aplicação dos direitos trabalhistas;
  • Maiores chances de efetivação nas organizações;
  • Possibilidade de apoiar financeiramente as despesas familiares, os estudos, além das atividades relacionadas à cultura, lazer e esporte.

Relevância para as organizações:

  • Possibilidade de apoiar no desenvolvimento de talentos aderentes à cultura e valores da organização;
  • Formar talentos aptos para abraçar novos desafios na organização;
  • Oxigenar ideais e perspectivas nos times;
  • Contribuição social;
  • Corroboração frente a políticas públicas voltadas para os âmbitos social e educacional do país;
  • Combate à evasão escolar e ao trabalho infantil informal.

Como se candidatar ao Programa de Jovem Aprendiz?

Os processos seletivos acontecem uma vez por ano, entre os meses de março a junho. Para se candidatar é importante ficar “ligado” em nosso site, redes sociais e também contamos com indicações internas dos nossos Azuis.

Requisitos para se tornar um jovem aprendiz na Conta Azul:

  • Ter entre 14 e 24 anos;
  • Estar matriculado e frequentando o ensino fundamental, médio ou superior;
  • Residir em Joinville SC.

E para manter-se como jovem aprendiz é necessário:

  • Manter a frequência nas atividades tanto teóricas quanto práticas oferecidos pelo programa e pela empresa;
  • Manter um desempenho escolar e profissional adequados.

Por fim, acreditamos que o ingresso no mercado de trabalho é uma porta de entrada para uma carreira profissional bem sucedida, atrelada a uma grande responsabilidade de impacto social na vida de jovens e adolescentes. Neste sentido, na Conta Azul somos favoráveis e atuantes em iniciativas que promovem a inclusão social e ao mesmo tempo contribui para a formação de futuros profissionais como é o caso do Programa de Jovem Aprendiz.

--

--