Quem faz a Conta Azul #5: Marcos Bernardelli

ContaAzul
Blog de Cultura Conta Azul
3 min readApr 8, 2021

Nosso convidado do dia é o Marcos Bernardelli, que aterrissou por aqui no início de 2015 e desde então vem construindo sua trajetória na área de Dados.

Bora ver o que ele tem para compartilhar com a gente?

[2021] Cantinho do Home Office

Nome: Marcos Bernardelli (Berna)

Área: Dados

Tempo de Casa: 6 anos

Trajetória na Conta Azul:

Iniciei na Conta Azul há alguns (muuitos) anos atrás (quando o nome ainda era ContaAzul — tudo junto), com a missão de ajudar a companhia a criar o time de dados. Durante esse período tive a oportunidade de me desenvolver como profissional e como pessoa, e o privilégio de poder navegar por diversas posições, desde Engenheiro de Dados até Coordenador (posição em que ocupo no momento em que escrevo).

O que mais te motiva a levantar todos os dias pela manhã e vir com toda a garra para a Conta Azul?

Existem várias razões que me motivam, o propósito da companhia de transformar o Brasil por meio do empreendedorismo, a cultura das pessoas com quem trabalho (cultura organizacional), as tecnologias que utilizamos, as oportunidades de carreira e principalmente, poder trabalhar com dados todos os dias. ;)

[2019] Meetup de Python realizado na Sede da Conta Azul

De tudo que você viveu até hoje por aqui, tem algum momento que te marcou?

Tem vários ;)

Vamos começar com o processo de imersão, que além de muito acolhedor, foi extremamente disruptivo (é minha primeira experiência em uma startup). Nele foi possível enxergar o quanto as pessoas são apaixonadas pelo propósito da companhia.

Outro momento, e que é permanente, é a velocidade com que as coisas acontecem na empresa, um mês parece ter mais de trinta dias, as entregas são constantes e o ganho de conhecimento é absurdamente alto.

O último ponto que gostaria de destacar foi quando passei a coordenar o time de dados. Isso aconteceu no início da pandemia, com todo o time trabalhando de forma remota. Não foi fácil, tivemos que refazer nossas rotinas, adaptar a nossa comunicação e principalmente, aprender a separar o pessoal do profissional.

[2019] Evento Python Brasil

Quais conselhos você daria para alguém que quer ter uma Carreira parecida com a sua aqui na Conta Azul?

A Conta Azul é uma empresa jovem e com crescimento acelerado, por isso é importante ter muito protagonismo, isso propiciará um crescimento pessoal e profissional.

Não tenha medo de errar, eu só consegui evoluir como pessoa e profissional, quando me permiti aceitar desafios que estivessem fora da minha zona de conforto. Nesse processo, aprendi que os erros me ensinaram mais do que os acertos.

Somos um time, trabalhamos juntos para que o resultado estratégico da companhia seja entregue. Sempre que um problema acontece, não buscamos culpados, nós sentamos juntos para acharmos uma solução.

Tem mais alguma coisa que você gostaria de dizer? Pode ser tanto para quem está na Conta Azul também ou quem está lendo lá de fora e quer se juntar ao nosso time!

Gostaria de agradecer a todos os que participaram da minha jornada na Conta Azul (e foram muitas pessoas), aos que me motivaram a entregar melhores resultados, pelos feedbacks que me fizeram evoluir como pessoa e como profissional.

Se você gosta de desafios, é apaixonado por pessoas e tecnologia, se sente confortável em aprender e tem atitude para ser protagonista, a Conta Azul é sem dúvida, a empresa que vai te proporcionar um ambiente seguro para o seu crescimento.

Obrigada Berna por compartilhar com a gente esses seis anos de trajetória e esse depoimento tão rico!

E você, leitor(a)? Quer saber mais sobre o nosso negócio, nosso time e conhecer as oportunidades em aberto?

Continue nos acompanhando aqui no Blog de Cultura Conta Azul, siga-nos no LinkedIn (por lá também compartilhamos muita coisa bacana sobre o nosso dia a dia!) e não deixe de conferir as vagas em aberto em nossa Página de Carreiras.

Um abraço e até a próxima!

--

--